A  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar, anunciou que a energia solar fotovoltaica bateu a marca de 200 megawatts (MW) em microgeração e minigeração distribuída no Brasil, com 23.175 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, instalados em residências, comércios e serviços, indústrias, edifícios públicos e na zona rural, que representam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos acumulados. Estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, em 2012, é a primeira vez que os consumidores dos setores de comércio e serviços passaram a liderar o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,1% da potência instalada, seguidos por consumidores residenciais (39,0%), que passaram da primeira para a segunda posição. Na sequência, estão as indústrias (7,8%), consumidores rurais (5,4%), poder público (4,2%) e outros tipos, como serviços públicos (0,6%) e iluminação pública (0,04%).

Em números de sistemas instalados, os consumidores residenciais representam 78% do total. O alto valor é explicado pela potência reduzida dos sistemas, já que as residências consomem menos energia elétrica ao longo de um ano do que comércios, indústrias ou edifícios públicos. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços (15,6%), consumidores rurais (2,9%), indústrias (2,3%), e outros tipos, como iluminação pública (0,2%) e serviços públicos (0,03%).

“O crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica é impulsionado por três fatores principais: a forte redução de mais de 75% no preço da energia solar fotovoltaica ao longo da última década; o forte aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica dos consumidores brasileiros nos últimos anos; o aumento no protagonismo, na consciência e na responsabilidade socioambiental dos consumidores, cada vez mais dispostos a economizar dinheiro ajudando, simultaneamente, a preservação do meio ambiente. Celebramos com otimismo este passo histórico para a fonte solar fotovoltaica no Brasil, com a certeza de que teremos um forte crescimento do setor nos próximos anos e décadas”, comemora Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar.

Segundo mapeamento da Absolar, a fonte solar fotovoltaica lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99% das instalações do país. Para isso, desenvolveu um ranking nacional solar fotovoltaico acompanhando a evolução da microgeração e minigeração distribuída nos estados brasileiros, que compara as potências instaladas em cada Unidade da Federação. Atualmente, o Estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional, com 50,7 MW, representando 24,3% da potência instalada , seguido pelo Rio Grande do Sul com 30,2 MW (14,5%), São Paulo com 26,8 MW (12,8%), Ceará com 12,8 MW (6,2%) e Santa Catarina com 12,0 MW (5,8%)

Tags:, , ,

[fbcomments]