O Hotel MM, localizado em São Gabriel do Oeste (MS), instalou em sua sede o sistema de energia solar fotovoltaica, composto por 34 painéis solares de 260 Wp, que totalizam 8,84 kWp de capacidade, gerando aproximadamente 1.000 kWh/mês, economizando com eletricidade cerca de R$ 3 mil mensal. As placas captam a radiação e, a partir dela, a energia elétrica é produzida para o consumo, seja residencial, industrial, hoteleiro, entre outros, empregando recursos naturais, sem provocar danos ao meio ambiente. A partir de 20 mil reais, é possível instalar um sistema em estabelecimentos comerciais, como hotéis e pousadas, cujo retorno se paga entre 5 a 10 anos. O tempo de vida útil dos equipamentos é de 25 a 40 anos, garantindo economia por mais de 15 anos.

Segundo Neuza Maccari, proprietária do Hotel MM, há linhas de financiamento que incentivam essa prática, tornando a geração de energia solar fotovoltaica extremamente viável e de rápido retorno, como o FCO (Fundo de Financiamento do Centro Oeste) em parceria com o Banco do Brasil, que disponibiliza crédito para os interessados em adotar sistemas que preveem o uso de fontes limpas para a geração de energia.

Captação de água da chuva e aquecimento solar da água para uso nos chuveiros são outras ações em prática para reduzir os impactos no meio ambiente pelo hotel em MS.  “Muitos hóspedes se sentem um pouquinho em seus lares quando estão aqui. Além disso, muitos deles valorizam atitudes conscientes em relação ao meio ambiente. Adotar o sistema de geração de energia de fonte limpa e renovável transformou-se em um diferencial competitivo, além de acrescentar credibilidade”, finaliza a proprietária.

 

Tags:, ,

[fbcomments]