O XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC) acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro próximo em paralelo à Febrava, tradicional feira que dá visibilidade às empresas fornecedoras de equipamentos, componentes, serviços e sistemas de refrigeração, ar condicionado, ventilação, aquecimento, tratamento do ar e tratamento de água.

O tema escolhido para a presente edição do evento é “O Desafio de Utilizar Tecnologias não Convencionais – Do Projeto à Manutenção”. Fazem parte do programa tecnologias e soluções que, apesar de não serem propriamente inéditas, têm sido relegadas na formulação dos projetos de AVAC-R. Sistemas por absorção, cogeração de energia, geotermia, insuflação pelo piso, climatização radiante – piso, paredes e teto -, vigas frias, desacoplamento entre cargas sensível e latente, termoacumulação, recuperação de calor e energia solar, dentre outras, serão estarão presentes na temática das diversas palestras.

O ENPC é organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC), um dos vários departamentos que compõem a espinha dorsal da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Mário Sergio Almeida, atual presidente do DNPC, diz que o tema nasceu da necessidade de trazer algo diferente para o setor. “Não se trata de novas tecnologias e, sim, das pouco utilizadas. Hoje, as dificuldades financeiras e econômicas brasileiras impedem a utilização de tecnologias mais desafiadoras e os projetos vão caindo numa rotina, com soluções convencionais e sem preocupações energéticas, fruto da falta de capacidade financeira dos investidores.”

Com vários palestrantes confirmados, entre brasileiros e de outros países, o evento conta, até o momento, com o patrocínio das empresas Armacell, Aerem, Belimo Brasil, Ecoquest, Eletrofrio, Evapco, Fiocruz, IMI Hydronic, LG Eletronics, Lubrizol, Midea Carrier, Sictell, Trane, Trox e Weger.

Além da programação técnica, o ENPC terá vários lançamentos, como os softwares QualiAr (cálculo de vazão de ar externo e filtragem) e Extrakt (pressurização de escadas, extração de fumaça gerais e extração de fumaça de atrium) e um Memorial Descritivo Padrão. Será apresentada, ainda, a primeira edição do livro “Coletânea DNPC de Artigos Técnicos”, editado pela Nova Técnica Editorial, que reúne artigos publicados ao longo dos últimos dois anos na revista Abrava + Climatização e Refrigeração, além de materiais inéditos, produzidos por projetistas e consultores do setor. Os participantes poderão, ainda, participar do sorteio de um pacote de viagem para a AHR Expo 2020, em Orlando, EUA, contemplando passagem e hospedagem para os três dias do evento.

Empresas filiadas à Abrava e participantes do DNPC podem usufruir de condições especiais para a obtenção de passagens aéreas e hospedagem para os dois dias do Encontro. O programa completo do evento será divulgado em breve e as vagas são limitadas. Inscrições poderão ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/xix-encontro-nacional-de-projetistas-e-consultores-avac-r__574094

Tags:, , , ,

[fbcomments]