O projeto do Unique é de 1999, tendo sido concluído em 2002. O arquiteto Ruy Otake, seu idealizador, marcava, mais uma vez, sua presença na cena urbana paulistana com uma edificação em forma de barco e revestimentos inusitados. São 95 apartamentos, dos quais 10 são suítes, com grandes janelas circulares que fornecem uma visão panorâmica da região dos Jardins. Em seu terraço encontra-se o Skye, restaurante comandado pelo francês Emmanuel Bassoleil.

Passados pouco mais de 15 anos, o sistema de climatização pedia uma atualização. Não era tarefa fácil. Um hotel, particularmente o icônico Unique, com diárias de acordo com o público estrelado que o frequenta, não pode interromper as atividades. Afinal, trata-se do ponto predileto para comemorações de datas festivas, principalmente casamentos.

À época do projeto original a única solução que resultava em economia de energia era o sistema de automação que, na revitalização foi aperfeiçoado e modernizado, acompanhando os avanços observados nas últimas décadas. Isso foi uma expressiva contribuição para melhorar o desempenho do sistema. Além disso, a instalação se beneficiou co a alteração do sistema de fluxo constante de água para o fluxo variável.

A definição dada pela EPT, autora do projeto do retrofit, sobre o sistema acompanhou a exigência central do cliente, que era a não interrupção da operação. Manteve-se, assim, o sistema de expansão indireta. A partir daí, a Star Center foi buscar no mercado a melhor alternativa em unidades de resfriamento que pudesse atender as características do projeto, centralmente a eficiência energética.

A solução encontrada foram unidades de resfriamento com condensação a ar da Daikin, com possibilidade de variação da capacidade. Levou-se em conta, também, a exigência quanto ao nível de ruído em função da legislação vigente na região.

Para o sistema de bombeamento, foram adotadas as bombas in line, de vazão variável da Armstrong, nos anéis primário e secundário, todo comandado pelo novo sistema de automação Santer, desenhado para atender as condições do hotel e objetivando reduzir o consumo energético da instalação. O resultado efetivo foi uma redução bem superior do consumo energético, frente àquela identificada durante a fase do projeto.

Para não haver interrupção alguma na operação do hotel, foram instaladas unidades provisórias de resfriamento de água. Para reforçar a medida e permitir a execução do retrofit, a Star Center instalou válvulas para atendimento das unidades de resfriamento provisórias nas tubulações existentes. A operação de retrofit do sistema demandou dois meses de trabalho.

 

Ficha Técnica da obra

Nome da obra: Hotel Unique
Instaladora: Star Center Soluções em Climatização
Projetista: EPT Engenharia
Projeto de arquitetura: Ruy Otake
Chillers: Daikin (2 unidades com condensação a ar e compressor parafuso acionados por variadores de frequência)
Válvulas: Danfoss
Componentes da automação: BR Sauter
Bombas para a água gelada: Armstrong
Isolamento térmico: Armacell

Veja também:

Eficiência energética reduz custo da operação
Sistemas VRF e renovação total do ar em salas de análises
Sistema avançado para um espaço nobre

 

Tags:, , ,

[fbcomments]