Cerca de 360 profissionais estiveram presentes ao XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, realizado entre os dias 10 e 11 de setembro de 2019, simultaneamente à 21ª Febrava. Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores – DNPC da Abrava, o XIX ENPC teve como objetivo destacar e estimular a aplicação de tecnologias pouco utilizadas ou relegadas a segundo pleno pela crise econômica contemporânea. A solenidade de abertura contou com as presenças de Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava; Mario Sérgio Almeida, então presidente do DNPC; Carlos Eduardo Trombini, presidente do Sindratar-SP; Eduardo Hugo Muller, presidente da Asbrav; e Luiz Emilson Leiria, presidente da Anprac.
Como é de praxe em seus encontros anuais, o DNPC homenageou uma personalidade ligada ao mundo dos projetos de AVAC-R. Nesta edição o homenageado foi Silvio Aires, engenheiro de operação, modalidade refrigeração e ar condicionado, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), que de Roberto Montemor e Miguel Ferreirós o prêmio Profissional Destaque na Área de Projetos e Consultoria em AVAC-R.
Há 53 anos no mercado, Aires fez uma retrospectiva de sua atuação como profissional e professor da FEI, ressaltando a necessidade do constante aprendizado frente à evolução dos equipamentos e sistemas. “Quando comecei, calculávamos com régua de cálculo e, hoje, acredito que muitos profissionais mais novos sequer ouviram falar deste método. Muito tempo depois é que utilizei uma calculadora, sempre atento às novas exigências do mercado. Estou muito emocionado, feliz e grato com essa homenagem, que partiu de pessoas que militam ativamente em prol das boas práticas de engenharia para o setor de AVAC-R. Me sinto acolhido, no meio de amigos de longa data e pessoas com quem convivi bastante tempo, seja como profissional ou professor. Tive o prazer de rever muita gente que gosto e admiro, e foi uma honra receber esse prêmio”, disse Aires.

DNPC sob nova gestão

Mário Sérgio de Almeida viveu os últimos dois anos em uma ponte aérea Salvador-São Paulo. Foram semanas inteiras em hotéis, incontáveis reuniões, de diretoria, do CB55 e do próprio Departamento Nacional das Empresas Projetistas e Consultores da Abrava. Sem contar a preparação meticulosa de eventos, a elaboração de palestras e a participação em inúmeros debates. Em meio a isto tudo, sobrou tempo para escrever vários artigos técnicos que ajudaram a compor e a dar ossatura ao livro Coletânea DNPC de Artigos Técnicos, lançado ao final do Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC).

Como é praxe no Departamento, o Encontro realizado durante a Febrava também faz a troca de comando. Tradicionalmente assume o vice, no caso Miguel Ferreirós que, por sua vez, tem por vice o engenheiro Francisco Pimenta, de Belo Horizonte.

“Entrei alegre e saio feliz”, declarou Almeida na cerimônia de transmissão do cargo. “Foram dois anos de aprendizado. Me dei conta que nada sei. Mas o principal foram as pessoas com quem estreitei contato. Foi realmente gratificante. Eu recomendo: sejam presidentes do DNPC, é uma maravilha.” Almeida aproveitou para homenagear aquela que é, para ele, “a verdadeira presidenta do DNPC”, a executiva do DN, Michelle Sugisawa.

O novo presidente, Miguel Ferreirós, não deixou por menos. Elogiou o espírito agregador e empreendedor de Almeida. “Você foi grande, trouxe consigo muitas pessoas. Não posso deixar de agradecer e pedir: por favor, continue sempre próximo.” E emendou: “Esta gente nova é muito boa e temos que ser com eles o que o Silvio (Aires) foi conosco. A qualificação de pessoas é um investimento seguro.”

Roberto Montemor foi outro que rasgou elogios ao desempenho de Mário Sérgio de Almeida. “Você fez este mandato majestoso devido à sua integridade e à alta carga de espiritualidade que carrega.”

Box:

Coletânea DNPC de Artigos Técnicos

No encerramento do ENPC foi feito o lançamento oficial do livro Coletânea DNPC de Artigos Técnicos. A publicação reúne artigos já publicados na revista Abrava + Climatização & Refrigeração, assim como alguns textos inéditos, nos últimos dois anos. A iniciativa partiu de Mário Sérgio de Almeida que entende ser uma necessidade os profissionais de projetos contribuírem com sua experiência e legado para as novas gerações, incentivando o estudo e o aprimoramento técnico. O livro pode ser adquirido gratuitamente no Cedoc da Abrava ou através do email cedoc@abrava.com.br.

Tags:, , , , , ,

[fbcomments]