A Smacna Brasil, juntamente com a Abrava, elegeu dois hotéis paulistanos, um shopping de Olinda e um núcleo tecnológico de Recife como os vencedores do prêmio “Destaques do Ano”, que valoriza as obras de engenharia térmica mais relevantes do ano de 2018 e é considerado o mais importante do setor de ar condicionado no país. Desde a primeira edição do evento, em 1993, já foram homenageados 170 empreendimentos em todo o Brasil.

Priorizando aspectos como a eficiência energética, a inovação tecnológica, o respeito ao meio ambiente e a satisfação do cliente, a Smacna e a Abrava escolheram como vencedores os hotéis Unique e Four Seasons, ambos da cidade de São Paulo (SP), o shopping Patteo Olinda, da cidade homônima, e o Núcleo Tecnológico Operacional de Recife (PE). Na categoria “Fair Play”, que reconhece grandes personalidades do ramo, o homenageado foi o projetista e consultor Francisco Dantas.

“O objetivo do prêmio é valorizar a engenharia do setor de ar condicionado dentro do próprio setor, além de estimular a inovação tecnológica por parte de todos os atores ligados em cada projeto”, disse o diretor da Smacna Brasil, João Carlos Corrêa da Silva. “Precisamos divulgar a qualidade e a importância de nosso setor em outros mercados”.

As obras vencedoras se inscreveram no prêmio, forneceram as informações necessárias e foram julgadas por comissão da Smacna para verificação dos critérios exigidos, como aplicação de tecnologia de ponta, eficiência energética, preocupação com o meio ambiente e qualidade do ar.

“Neste ano, tivemos uma fase de pré-qualificação, que possibilitou a avaliação de uma diversidade maior de instaladores do que nos anos anteriores”, explicou Corrêa da Silva.

Para o presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile Jr, o evento é importante para a integração de todos os responsáveis pelas obras e para dar destaque aos empreendedores, além do estímulo ao desenvolvimento do HVAC.

“É um evento tradicional na agenda do setor, que valoriza os clientes e dá a oportunidade para que instaladores, projetistas e fabricantes interajam entre si”, declarou. “Queremos incentivar as boas práticas de engenharia, a inovação tecnológica, o empreendedorismo e o desenvolvimento de novas soluções, para que o HVAC cresça”.

A satisfação do cliente também foi um dos focos do “Destaques do Ano” 2018. Para Corrêa da Silva, o prêmio é uma maneira de mostrar para o cliente o nível de qualidade dos projetos, ao mesmo tempo em que sua presença no evento engrandece a festa.

“O cliente tem de estar satisfeito com a obra para vir junto com a equipe de engenharia. Se não fez diferença, não é importante para ele”, avaliou.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 4, no centro de convenções Milenium, em São Paulo (SP), e reuniu executivos ligados ao setor, projetistas, instaladores, gerenciadores e fornecedores do HVAC, além da imprensa especializada. Durante a premiação, o público apreciou uma palestra do professor Clóvis de Barros Filho e, ao fim das homenagens, pode aproveitar um coquetel de relacionamento.

Shopping Patteo Olinda (Olinda/PE)

Premiação ao Patteo Olinda

Avaliado pela comissão julgadora como “moderno”, “sustentável”, “eficiente” e “bonito”, o Shopping Patteo Olinda, centro comercial de 155 mil m² e cinco pisos, iniciativa do HBR Realty e do Grupo CM, foi o vencedor do ramo comercial. A instalação é da Meta Medeiros, o projetista é a MAS e o gerenciador a Geplan.

“O prêmio é um reconhecimento de que o trabalho certo e honesto sempre vale a pena”, disse o diretor da Meta, Fabiano Medeiros. “Muitas vezes somos tentados a não seguir regras de qualidade, trabalhistas ou tributárias, já que às vezes perdemos alguns negócios, mas ser reconhecido pela Smacna nos mostra que o que importa é a solução para o cliente”.

Segundo conta, o projeto do shopping foi tomado por toda a equipe como um desafio à parte.

“Decidimos fazer algo diferente. Sem mudar o preço para o cliente, nos desafiamos a incrementar melhorias na obra, como o uso de duas temperaturas de água gelada e os mancais magnéticos, além dos motores EC”, contou.

Entre as principais características que tornam seu produto inovador, Medeiros destacou a “economia de energia” e a “recuperação de água condensada”, avaliando o empreendimento como “eficiente e sustentável”.

Hotel Unique (São Paulo/SP)

A equipe responsável pelo Unique

Já reconhecido por uma arquitetura ousada em forma de barco, o Hotel Unique também pode se orgulhar de seu sistema de climatização. Vencedor do prêmio por seus trabalhos de implantação do retrofit, a obra se destacou por conseguir alcançar uma economia de energia além do esperado, chegando a ultrapassar 40%.

Entre as modificações executadas estiveram a substituição dos dois resfriadores de líquido, das sete bombas centrífugas e a adequação da rede hidráulica para a configuração escolhida. A meta de 25% de economia energética foi amplamente superada e atingiu 41%.

“Nossa meta é sempre manter ou ampliar o conforto térmico do usuário ao mesmo tempo em que diminuímos o consumo de energia. Em um hotel, onde o gasto de eletricidade com o ar condicionado varia entre 40% e 45%, a redução que alcançamos é muito relevante”, disse o diretor da Star Center, instaladora da obra, Edson Alves.

Tanto o projeto como o gerenciamento da obra no Hotel Unique ficaram a cargo da EPT Engenharia.

Four Seasons Hotel and Private Residences (São Paulo/SP)

Os envolvidos no Four Seasons

O grande destaque no quesito conforto térmico foi o mais novo hotel da rede Four Seasons, que está presente em 31 países e agora chega à capital paulista. O sistema de ar condicionado instalado é por expansão indireta e, para maior economia de energia, o hotel adotou recuperadores de calor. A instalação também é da Star Center, que contou com a parceria da Thermoplan como projetista e da HTB Engenharia como construtora.

“Quando falamos em conforto térmico, não estamos falando apenas da temperatura em si, mas também de outras características, como o ruído e a percepção de que o ar está sendo refrigerado”, ressaltou Edson Alves.

Sobre os dois prêmios, Alves disse que se sente honrado em recebê-los, já que as obras premiadas acompanham a vanguarda mundial do setor de HVAC.

“É o maior prêmio do mercado de ar condicionado do Brasil, que valoriza as inovações e cujas empresas não deixam nada a desejar ao que está sendo feito no mundo”, concluiu.

Núcleo Tecnológico Operacional Dasa (Recife/PE)

Os responsáveis pelo Núcleo Tecnológico Operacional

Líder brasileira em medicina diagnóstica, a Dasa conta agora com um Núcleo Tecnológico equipado com o que há de mais moderno para automatização de controle e calibração e abastecimento de reagentes, de maneira que os serviços sejam feitos de maneira rápida e segura.

A obra inclui equipamentos do tipo VRF, para garantir a estabilidade do processo de climatização. Uma das vantagens é que o controle de cada ambiente pode ser gerido pela unidade condensadora, independente das programações dos usuários. A renovação do ar é constante e o sistema responde instantaneamente às necessidades do prédio, mantendo umidade e temperatura nas condições ideais.

“A ideia é que a obra economize 40% de energia e opere de maneira precisa, regulada a cada 0,5º”, disse o diretor da Ourifrio, Rodrigo Sutto. “Ficamos felizes pelo prêmio, é importante, reconhecido pelo mercado”.

O projeto e gerenciamento da obra são de responsabilidade da Doctorice.

Fair Play – Francisco Dantas

O projetista e consultor Francisco Dantas foi o homenageado com o prêmio “Fair Play”, que reconhece personalidades importantes do ramo de HVAC, pelo seu incentivo à eficiência energética e mitigação dos impactos ambientais da climatização, além das gerações de engenheiros que formou e dos projetos que desenvolveu.

“Este é um prêmio que valoriza meu empenho quanto ao uso consciente de energia, que avalio como um dos principais fatores do aquecimento global. Fico satisfeito, pois é um reconhecimento de que o mercado entendeu a mensagem que sempre defendi”, disse Dantas.

O projetista ressaltou que a Smacna está entre as entidades em que confiou ao longo de sua carreira e que a selagem de dutos, defendida pela instituição, é uma técnica muito relevante. “Sem dutos eficientes, não há sistemas tecnológicos eficientes”, cravou.

Para Dantas, o desafio seguinte à questão da eficiência energética é o uso das fontes corretas de energia, com a preferência das renováveis em relação às fósseis. “O petróleo não vai acabar, ele vai cair em desuso”, concluiu.

Recado e incentivo contra a crise

A cerimônia de premiação “Destaques do Ano” da Smacna também serviu para que o setor refletisse sobre sua organização em meio à atual crise econômica brasileira.

Lembrando que esse ano apenas quatro obras foram premiadas, o que evidencia uma queda da movimentação do setor, o diretor da Smacna Brasil, João Carlos Corrêa da Silva, disse que o ramo de HVAC precisa de mais “musculatura”, pedindo apoio do mercado e dos associados.

Os premiados da noite: projetistas, instaladores e fornecedores

Já o presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile Jr, destacou a importância do AVAC em “todos os setores da economia brasileira” e fez um apelo à contratação de “especialistas” por parte dos empreendedores.

Por fim, Corrêa da Silva deixou uma mensagem de otimismo, alegando ter fé na melhora do mercado do qual a Smacna faz parte. “Nós acreditamos e esperamos que todos acreditem”, destacou.

João Victor Escovar

 

Tags:, , , ,

Comentários