Em meados do ano a Belimo inaugurou, em sua sede na capital paulista, o Centro de Experiência AVAC-R. Trata-se de uma instalação de climatização que funciona com o que se pode chamar de estado da arte da engenharia térmica. “O Centro tem por objetivo apresentar e comparar as diversas tecnologias em válvulas de controle para água gelada, atuadores para dampers e, também, a parte de sensores que a Belimo oferece ao mercado”, explica Leandro Medéa, engenheiro de aplicação da empresa.

Pela instalação é possível comparar entre si sistemas convencionais, balanceamento dinâmico, balanceamento dinâmico eletrônico e balanceamento dinâmico eletrônico com válvula de gerenciamento de DT. “Temos tudo instalado aqui e todos os equipamentos controlados pelas válvulas têm sensoriamento, permitindo controlar medições e calcular rendimento dos equipamentos; em todas as máquinas e em todas as válvulas é possível fazer medições dataloger, com todo o sistema controlado pelo sistema supervisório implantado”, continua Medéa.

“A ideia é mostrar tudo o que existe de novo na indústria de AVAC-R, voltados a dispositivos que a Belimo fabrica e também trabalhar mais forte na tecnologia IoT que vem ganhando força. A gente pretende compartilhar isso e contribuir com os parceiros. A Belimo já tem a Energy Valve, que é uma válvula com comunicação IoT, e todas as cinco que estão instaladas no Centro já estão se comunicando em nuvem, sendo possível produzir e extrair relatórios; o cliente pode ter acesso remoto e o próximo passo é o controle na nuvem, também para fazer tanto a parte de comando quanto de gerenciamento de sistemas através da rede IoT. Na Belimo isto já uma realidade, não só nas válvulas, mas em atuadores para dampers, válvulas de controles e sensores. A ideia é integrar todos esses dispositivos em nossa rede para demonstrar aos clientes”, completa Ederson Major, gerente nacional de vendas da empresa.

A instalação, que abriga os escritórios da companhia, além de espaço de treinamento e depósito, possui válvulas de controle convencionais e independente de pressão, válvulas mecânicas, válvulas independentes limitadoras de pressão, válvulas de balanceamento eletrônico e de balanceamento eletrônico com gerenciamento de DT. Além disso, conta com sensor de água gelada, de temperatura e umidade, de CO2 e VOC, para qualidade do ar, sensores diferenciais de pressão para a linha de ar e sensor de pressão de água. “Contamos com vários equipamentos, divididos em dois setores: convencional, por fancoil e caixa VAV, e o com fancoil e sistema de viga fria ativa”, conta Major.

A CAG de pequeno porte que alimenta a instalação é equipada com um chiller modular de 15 TR com inversor de frequência, e possui bombeamento de água através de uma bomba de fluxo variável e outra convencional, o que permitirá uma comparação, permitindo aferir o quanto o produto da Belimo pode agregar, em conjunto com bombas inteligentes. “Queremos mostrar a diferença entre ter vazão real nos equipamentos, através da Energy Valve e da válvula eletrônica ePIV, em comparação com equipamentos mecânicos e equipamentos que fornecem vazões virtuais. Pretendemos mostrar as diferenças desses modos de operações e os benefícios que o cliente pode ter na sua instalação, principalmente na parte de eficiência energética, sempre buscando o melhor conforto com a maior economia”, diz Medéa.

Major aproveita para fazer um anúncio: “Em breve teremos o novo produto da Belimo, que é o Clear Edge, um dispositivo de análise que utiliza os dados de todas as Enegy Valves instaladas em um sistema de automação predial BACnet. O dispositivo permite monitorar as válvulas em pacotes de 5, 20 e 50. O Belimo Clear Edge visualiza automaticamente os dados da Energy Valve otimizando, gerenciando e monitorando os principais indicadores de desempenho dos trocadores de calor e do consumo de energia do sistema de água gelada. Tudo isso sem a necessidade de conexão com a internet.”

Todos os ambientes têm monitoração de CO2 e VOC para controle da qualidade do ar interno, assim como atuadores fire smoke. A lógica de comando percebe qualquer oscilação do nível de compostos, aumentando ou cortando o ar de renovação, e permitindo manter a qualidade do ar rapidamente dentro dos parâmetros exigidos, com eficiência energética.

Monitoramento em tempo real

Além do monitoramento de água gelada, o sistema monitora o que cada viga fria produz, inclusive o consumo de água. e toda a parte de conforto, tanto em relação a temperatura, quanto a umidade. “Este é um centro de experiência modular. Qualquer tecnologia nova que a Belimo produzir será imediatamente incorporada a ele em tempo real”, conclui Major.

Tags:, , , ,

[fbcomments]