Realizado há mais de duas décadas, o ENTRAC – Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado, evento itinerante promovido pela Nova Técnica Editorial, também foi abatido pela Covid-19. Ou, melhor dizendo, forçado à reinvenção. Programado incialmente para acontecer, na sua edição de 2020, em São Paulo, Goiânia – com uma extensão para Anápolis, Cuiabá, Belém e Curitiba, ganhou sua virtual através do aplicativo Zoom.

Como eventos virtuais geram muito mais dispersão do que os presenciais, o Entrac Virtual aconteceu em quatro seções, agrupando temas distintos, sob o tema geral Instalações eficientes e eficazes”.

Dia 22 de Julho, entre 16h30 e 19h30, foi realizada a primeira seção, “Como fazer instalações energeticamente eficientes”. Os temas do dia foram: 1) Versatilidade dos chillers modulares com recuperação de calor, por Marcos Santamaria da Indústrias Tosi; Balanceamento hidráulico eficiente, por Ricardo Suppion da Oventrop; Isolamento térmico para a economia de energia, por André Dickert, da Armacell. Mantendo a tradição dos Entracs presenciais, o engenheiro Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado encerrou a seção com a palestra “Preparando um edifício para ser um zero net building”.

O Entrac Virtual continuou no dia 23 de julho das 16h30 às 19h30, sob o tema “Elevando a eficiência energética das instalações”. Os temas desenvolvidos e respectivos palestrantes foram: Novas tecnologias em HVAC, IoT e indústria 4.0 aplicadas ao mercado, Thiago Boroski – Trox; Válvulas eletrônicas e controladores com IoT, Leandro Medéa – Belimo; Automação e controle em sistemas AVAC-R, Rafael de Moura – Mercato Automação; e, mais uma vez, Francisco Dantas com a palestra “Soluções de energia para um zero net building”.

O evento virtual retomou na semana seguinte, nos dias 29 e 30 de Julho. “Soluções com eficiência energética para a qualidade do ar de interiores”, foi o tema central que contou com palestras: Filtragem do ar e normas pertinentes, César Leão Santana, da Trox; Soluções inovadoras para a renovação do ar, por Robert van Hoorn e Adriano Leone dos Santos da Multivac Ventilação; Controle da qualidade do ar, por André Zaghetto da Sicflux.

No dia 30 de julho, sob o tema “Soluções simplificadas para instalações eficientes”, foram apresentados os temas: Dutos em painéis pré-isolados: garantia de bons resultados técnicos e econômicos, por Robert van Hoorn e Adriano Leone dos Santos, da Multivac/MPU; Eficiência no controle do condensado, por Carlos Navarro da Aspen; Isolamento térmico em espuma elastomérica, por André Dickert, da Armacell; e Válvulas de expansão eletrônicas: qualidado do frio e dos alimentos, por Fábio Sousa e Anderson José de Oliveira, da Sanhua.

O Entrac Virtual teve o patrocínio de Armacell, Aspen Pumps, Belimo, Indústrias Tosi, Mercato Automação, Multivac/MPU, Oventrop, Sanhua, Sicflux e Trox.

Tags:, , , , , , , , , , ,

[fbcomments]