Em setembro a Nova Técnica Editorial promoveu mais um ENTRAC VIRTUAL. Sob o tema geral “Instalações Eficientes e Eficazes”, foram realizadas 4 sessões, uma por semana.

Em 09 de setembro o assunto foi “Automação e controle em sistemas de AVAC”. Rafael Moura, da Mercato, discorreu sobre a monitoração e controle dos sistemas para o desempenho energético. Completando a programação do dia, o Professor Doutor Alberto Hernandez Neto, da POLI-USP, falou sobre o impacto de falhas em sensores e componentes no desempenho energético de sistemas de climatização.

“Inteligência e desempenho em sistemas de AVAC-R” foi o tema do dia 17. Leandro Medéa, da Belimo, apresentou o conceito de válvulas inteligentes de controle com IoT. Em seguida, Maria Carolina Dias, da IMI Hydronic Engineering, discorreu sobre as 5 condições hidráulicas fundamentais para sistemas de HVAC. Uso de machine learning e big data para edificações e sistemas de climatização/refrigeração, foi o assunto explorado por Alberto Hernandez Neto, na última palestra.

“Eficiência energética para a energia zero”, foi o assunto central do dia 23 de setembro. Na abertura, Marcos Santamaria Alves Corrêa, da Indústrias Tosi, falou sobre a produção simultânea de água gelada e água quente. Em seguinda, André Dickert, da Armacell, palestrou sobre isolamento térmico e eficiência energética. Enecerrando a programação do dia, Alberto Hernandez Neto situou os Edifícios Energia Zero no Brasil, e os conceitos e desafios.

No último dia do ENTRAC VIRTUAL, em 30 de setembro, a abordagem foi sobre o “Tratamento do ar e da água e o desempenho energético”. Na primeira palestra, André Zaghetto, da Sicflux, falou sobre o tratamento do ar de renovação com recuperação de energia. Tratamento de água: conceitos e impacto no desempenho energético de sistemas de climatização, foi o conteúdo explorado em palestra conjunto de Alberto Hernandez e do consultor Charles Domingues, diretor da CDomingues e presidente do DNTA da Abrava.

O ENTRAC VIRTUAL reuniu, de conjunto, mais de 300 assistentes e foi precedido em cada uma das sessões de debate entre o público virtual e os palestrantes.

Todas as palestras estão disponíveis no canal do Youtube da Nova Técnica Editorial (youtube.com/novatecnicaeditorial) podendo ser acessadas pelos links abaixo:

Monitoração e controle dos sistemas para o desempenho energético
Rafael de Moura
Mercato Automação

 

 

 

 

Válvulas inteligentes de controle com IoT
Leandro Medea
Belimo Brasil

 

 

 

 

5 Condições hidráulicas fundamentais para sistemas de HVAC
Maria Dias
IMI Hydronic

 

 

 

 

Produção simultânea de água gelada e água quente
Marcos SantaMaria
Indústrias Tosi

 

 

 

 

 

Isolamento térmico e eficiência energética
André Dickert
Armacell

 

 

 

 

 

 

Tratamento do ar de renovação com recuperação de energia
André Zaghetto
Sicflux

 

 

 

 

 

 

Impacto de falhas em sensores e em componentes no desempenho energético de sistemas de climatização 

 

 

 

 

 

Uso de machine learning e big data para edificações e sistemas de climatização/refrigeração 

 

 

 

 

Edifícios Energia Zero no Brasil, conceitos e desafios

 

 

 

 

 

Tratamento de água: conceitos e impacto no desempenho energético de sistemas de climatização 

 

 

 

 

 

 

Tags:, , , , , , , , ,

[fbcomments]