A saga industrial da família Tosi começou em 1954, com a fundação da Coldex, fabricante de componentes para refrigeração. Mais tarde a empresa avançou, inaugurando a produção de chillers, self contained, fancoils e outros equipamentos para climatização. Em 1974, quando já dominava todo o mercado brasileiro, a empresa foi vendida para a Trane.

Empreendedor, José Daniel Tosi, fundador e presidente da Coldex, utilizou parte do dinheiro recebido pela antiga empresa para investir na Tropical, fabricante de componentes para difusão do ar. Mais tarde a empresa iria dar início à produção de equipamentos, também. Mas foi a primeira fabricante de grelhas e difusores do Brasil.

Num momento em que as instalações de ar-condicionado central começam a ser postas em movimento, nada melhor do que lembrar que grelhas e difusores não são apenas para tapar os buracos dos dutos. Nada mais inapropriado quanto o termo boca de ar ainda tão usual.

Na verdade, cada modelo de difusor tem sua utilidade. Nada é casual no projeto de suas aletas ou no direcionamento do fluxo de ar. Eles servem ao conforto, mas também à segurança dos usuários. Para falar sobre a importância da especificação de difusores e a que serve cada modelo, o Portal EA convidou Patrice Tosi que, ao lado dos irmãos Márcio e Marcelo, dirige a empresa.

Para acessar o conteúdo do vídeo, clique aqui.

Tags:, ,

[fbcomments]