O técnico de instalação precisa entender com seu cliente alguns tópicos importantes durante o processo de seleção do aparelho para obter a melhor experiência e escolher o produto ideal. Primeiro, é importante compreender se o ambiente terá ventilação externa. Se não houver possibilidade de renovação no ar por meio da abertura de portas e janelas, a instalação precisa ser adaptada. Depois, é indicado checar se a concentração de pessoas pode ser maior que o normal, como em um salão de festas, por exemplo. Por fim, vale verificar se o cômodo está distante das janelas e possíveis fontes de ar fresco, como ambientes muito amplos, construídos em um porão ou sótão.

Diante desses fatores, o ideal é preferir  aparelhos com recursos que proporcionam maior qualidade do ar. Isso passa pela presença de sistemas de secagem automática da serpentina – preferencialmente com sensor de umidade para garantir que a serpentina está realmente seca -, como acontece com a linha WindFree da Samsung. É aconselhado ainda selecionar aparelhos que tenham filtros altamente tecnológicos, garantindo maior eficiência e cuidado com a saúde das pessoas.

Na etapa de instalação, há dois pontos principais, ambos sobre a qualidade do filtro: seleção do local, checando se há espaço para manutenção e limpeza adequadas, e proteção do aparelho contra a poeira. Para a manutenção, o ideal é fazer uma limpeza periódica do filtro da própria serpentina para combater poeiras diversas e microrganismos, incluindo esporos de fungos.

Para garantir a renovação do ar, o usuário deve decidir se esse processo será separado ou integrado ao aparelho. Em ambos os casos, um ventilador, similar a um exaustor de banheiro, será necessário para forçar mais ar na renovação. No caso da integração, é comum adaptar as aberturas laterais para receber um duto, mas para isso é preciso de um acabamento adequado para que não haja problemas no fluxo de ar, como vazamentos ou fluxos na direção errada, ou condensação de umidade. Também pode ser necessário algum comando elétrico para que a evaporadora não seja ativada sem que o ventilador esteja ligado para auxiliar a renovação de ar.

Para instalação de split, é preferível evitar ao máximo a união de tubos, que são flexíveis. No caso de sistemas maiores, como VRF, a união deve levar em conta o seguinte passo a passo: primeiro, utilize um alargador de tubo adequado, essa ferramenta irá abrir apenas o espaço adequado para que o outro tubo entre; em segundo lugar, escolha uma tocha solda de boa qualidade e evite utilizar chamas em temperaturas inadequadas, como tubos portáteis de solda, pois o cobre precisa ficar mais tempo em contato com a chama, aumentando carbonização e oxidação; em terceiro lugar, deposite seu material de solda de boa qualidade uniformemente para que o espaço entre o tubo alargado e o inserido esteja 100% selado; por último, use nitrogênio seco por dentro do tubo enquanto o processo de solda ocorre, pois isso aumenta consideravelmente a qualidade interna do tubo.

O técnico tem papel fundamental no processo de instalação, pois, ele é o elo principal entre o consumidor e os aspectos técnicos.  Desta forma, é essencial que o técnico oriente o consumidor quanto à correta seleção e operação dos aparelhos, reforçando a importância da manutenção e cuidados.

Daniel Fraianelli, Gerente de Produtos e Sistemas de Ar-condicionado da Samsung Brasil

 

Veja também :

A necessária visita técnica

Oferecer o PMOC para garantir a qualidade do ar

Ventiladores externos: uma necessidade

Projeto de renovação para cada tipo de produto

Tags:, , ,

[fbcomments]