Daikin Training Center  (Divulgação)

A Daikin está comemorando dez anos de Brasil. Desde 2011, quando iniciou suas atividades como subsidiária da Daikin Industries Limited, a empresa tem se pautado por oferecer produtos de alta qualidade com baixo consumo de energia. Com parque fabril localizado em Manaus – AM, possui showrooms em São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Recife – PE, Porto Alegre – RS, e Brasília, além de colaboradores e equipes técnicas espalhadas por todo o país.

“Nossa entrada em grande escala no Brasil, após outros fabricantes, resultou numa certa desvantagem pela falta de conhecimento sobre a marca no país. Isto representou um desafio, já que nossos produtos são de alta qualidade, com características de baixo consumo de energia e que, na época, somente um número limitado de clientes compreendia. Era difícil comunicar ao usuário final essas características de baixo consumo de energia, devido às normas e ao sistema de etiquetagem usado no Brasil até 2019. Os testes não mostravam a real diferença entre aparelhos inverter e de velocidade fixa, tornando a diferença de custo x benefício pouco clara para o usuário final. Recentemente, mediante uma colaboração entre o setor privado e organizações não governamentais, meio acadêmico e governo, as normas e etiquetagem foram atualizadas, mostrando claramente a diferença entre aparelhos inverter e de velocidade fixa e seus reais benefícios”, explica Tomoji Miki, presidente da Daikin Brasil.

Miki afirma que a nova metodologia de etiquetagem dos sistemas residenciais constituem uma mudança exigida pelo mercado. Essa mudança será uma virada de jogo durante os próximos anos, já que ainda não é obrigatória. No entanto, apenas um dos problemas foi resolvido. “Infelizmente, o setor brasileiro de ar condicionado enfrenta muitos desafios, como lidar com questões ambientais e criar regulamentações na área de equipamentos comerciais e centrais, e podemos dizer que somente a Daikin terá condições de mudar essa visão do mercado de AVAC no Brasil. Devido à história da empresa em todo o mundo, acreditamos que sem uma regra clara para sistemas AVAC comerciais, será impossível haver uma concorrência justa entre os fabricantes de ar condicionado.”

Inovação, pioneirismo e aprendizado

A Daikin foi a primeira empresa do setor a introduzir o fluido refrigerante R-32 no Brasil, na busca pela transição mundial para novos fluidos refrigerantes. Também procurou apresentar soluções em automação para equipamentos de ar-condicionado de uso comercial, combinando produtos de alta eficiência, IoT e monitoração remota, proporcionando ao usuário final a redução no consumo de energia elétrica e elevação do nível de precisão no gerenciamento e controle dos equipamentos, dentre outros benefícios.

Em 2012, a empresa iniciou um programa de treinamento em parceria com a escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada em climatização e refrigeração. Entre 2012 e 2018, nove mil técnicos participaram de cursos e treinamentos dedicados a instalação, operação e manutenção de sua linha completa. Em 2019 inaugurou seu Centro de Treinamento – Daikin Training Center.

“Queremos garantir que os sistemas de ar condicionado tenham máxima eficiência e qualidade, proporcionando às equipes de engenharia os mais modernos equipamentos, compartilhando conhecimentos sobre nossas tecnologias avançadas e ensinando como utilizar e extrair o máximo conforto de toda a nossa linha de produtos. Como nº 1 no mundo, a Daikin, juntamente com especialistas em ar-condicionado, pode promover tal mudança, não só em termos de comportamento, mas também quebrando paradigmas. Nesse contexto, os instaladores têm um importante papel a desempenhar na promoção dessas mudanças, utilizando ferramentas que irão permitir instalações de alta qualidade. Julgo que esta é a melhor ocasião para transmitir essa cultura. Como outro diferencial, vamos possibilitar que os profissionais operem equipamentos utilizando o refrigerante R-32, ressaltando a diferença na aplicação desse fluido, não só na parte teórica, mas, principalmente, na prática. Lançamos ainda o processo sem solda de conexão à frio para tubulação, o PPM (Precision Pipping Method), e confiamos que esse processo nos permitirá manter elevados padrões de instalação de qualidade para nossos produtos, com a vantagem adicional de abreviar o período de instalação, já que os kits sairão da oficina do instalador pré-montados, promovendo maior capacitação técnica. Em todo o Brasil, percebe-se a grande demanda por mão de obra qualificada. Acreditamos que o PPM ajudará a manter a qualidade das instalações que utilizam nossos produtos. Devemos compreender o verdadeiro significado do ar-condicionado, a qualidade de seu uso e suas muitas vantagens. Aos olhos do mundo, este país tem um mercado verdadeiramente único. Devemos investir, mostrar tenacidade e fazer a diferença. Temos grande orgulho em criar um centro de treinamento para proporcionar mais cursos aos técnicos e engenheiros. Este é o 30º Centro de Treinamento Daikin estabelecido no mundo, localizado na Barra Funda, em São Paulo, com 2.100 m² de área construída, dedicado ao treinamento técnico e comercial. O espaço foi planejado para receber cerca de 160 profissionais por dia, de segunda a sexta-feira”, conclui o presidente da Daikin Brasil.

Tags:, ,

[fbcomments]