Quando criança, Leylla Lisboa, diretora da Circuito Soluções, de Belo Horizonte, e vice-diretora da regional Minas da Abrava, precisava caminhar 10 quilômetros para assistir as aulas na escola primária. “Venho de uma família de produtores rurais, nasci em Belo Horizonte, e cresci na cidade de Serra Azul de Minas, em Minas Gerais, um pequeno povoado, e quando digo pequeno, estamos falando de uma cidade de 4 mil habitantes. Os meus pais sempre deram valor à educação formal, resolveram matricular-me em uma escola primária na cidade. Terminado o ensino primário de quatro anos, fui logo frequentar o ciclo preparatório e o ensino secundário e, posteriormente, me mudei para a cidade do Serro para continuar os estudos”, conta.

Em 2006, a hoje engenheira mecânica saiu da cidade do Serro para tentar a vida em Belo Horizonte. Segundo ela, as dificuldades não foram poucas, a começar pela oposição do pai, que cortou toda a ajuda financeira. O único caminho era trabalhar para se sustentar e continuar os estudos no curso superior de Administração de Empresas. “Nessa época, trabalhava com turismo e viagens e conheci algumas pessoas que me influenciaram de forma positiva a viajar e conhecer pessoas, lugares, juntar dinheiro e depois continuar estudando, em outras palavras, me incentivaram a emigrar, o que fiz por 3 anos.”

De volta ao país, em 2011, foi trabalhar em obras, motivando-a a abraçar a engenharia como profissão. Assim, em 2015 nascia a Circuito. “Enquanto me empenhava no desenvolvimento e organização da empresa, me envolvia em outros projetos de desenvolvimento profissional e busca de novas formas de aprofundar os meus conhecimentos nessa área. Foi nessa senda que fui participando de alguns treinamentos de formação na área de implantações de sistemas de climatização e renovação de ar. Começava ali o meu primeiro desafio da carreira de empresária.”

Lisboa conta que chegou a ficar dias em São Paulo recebendo treinamento dos diversos fabricantes de equipamentos de ar-condicionado. Também, com eles, passou horas ao computador em treinamentos remotos. “Consegui perceber, em 2016, que realizar treinamentos dos fabricantes e executar as instalações não era suficiente. Por desejar ser uma referência no setor AVAC-R, em 2017 decidi buscar melhores qualificações e escolhi a graduação em engenharia mecânica.”

“Acredito que a minha determinação e perseverança me auxiliaram nesse caminho. Percebi que o caminho na busca do sucesso profissional é árduo, já que nem sempre a nossa conquista acontecerá de forma rápida e sem sacrifícios, então, é importante termos perseverança nesse trajeto, ter atitude, ou seja, ser proativo de modo a conseguir se destacar no mercado. O sucesso profissional se dá através de conhecimentos adquiridos diariamente, execução em obras, treinamentos, cursos e especializações. Independentemente da função, é importante ser uma pessoa comprometida e dedicada ao trabalho, ter envolvimento, engajamento e responsabilidade com todas as tarefas”, diz ela.

Autoconfiante, a empresária e engenheira diz acreditar em suas habilidades e competências. “Sei reconhecer o meu valor e sei até onde posso ir, e vejo que isso são características essenciais no mercado de trabalho. Por isso, me considero uma pessoa com posturas otimistas e, em vez de duvidar de mim, procuro me desafiar cada vez mais e demonstrar a mim mesma que sou capaz de superar os obstáculos.”

Por identificar dificuldades para o treinamento e especialização no setor de AVAC-R, Lisboa tem buscado participar da vida das entidades do setor. “Sou vice-diretora da Abrava Regional MG, participo do grupo de mulheres AsBravas Mulheres do AVAC-R, e tenho a honra de participar do comitê de Mulheres da Abrava, ações voluntárias no sentido de contribuir para o desenvolvimento da presença feminina no Setor AVAC-R.”

Confira o vídeo da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=79FGHcFdfxo

 

Tags:, , ,

[fbcomments]