Em ambientes industriais, voltados ao congelamento ou resfriamento de produtos, ou nos quais o controle de temperatura de ambientes ou processos industriais, e mesmo em determinadas situações no setor comercial e de armazenagem, que utilizam equipamentos frigoríficos, a manutenção é fundamental. “Os produtos relacionados à Cadeia do Frio são conhecidos pela sua grande sensibilidade durante os processos produtivos. Pequenas variações não programadas na temperatura podem ser suficientes para torná-los impróprios para consumo. Logo, quando falhas ocorrem no sistema de refrigeração, é comum que as empresas amarguem grandes prejuízos e tempo ocioso para o conserto das máquinas”, informa o diretor comercial da Mayekawa do Brasil, Silvio Guglielmoni.

A manutenção é, ainda, fundamental para a preservação da vida útil dos equipamentos. Indo além, particularmente em tempos de escassez energética, os procedimentos de manutenção impactam diretamente na economia de energia elétrica.

Entretanto, para o seu sucesso, é necessário planejamento. “Não dá para realizar a manutenção sem um procedimento definido para cada instalação e o conhecimento completo de seu sistema e de suas atualizações”, explica Jair Pavan, especialista em manutenção preditiva.

Contando com um departamento específico para os serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, com técnicos e engenheiros treinados para lidar em cada uma das fases, a Mayekawa do Brasil  possui experiência de mais de 50 anos em refrigeração, o que garante a diferença de performance do sistema em empresas que adotam a manutenção como parte do processo para garantir a qualidade final de seus produtos. 

 Pavan explica que cada demanda é única e que depois de diagnosticar a instalação, a Mayekawa do Brasil desenvolve um planejamento personalizado para aquele sistema, o que pode envolver até a gestão remota de manutenção preventiva. “O primeiro passo é realizar a checagem das variáveis, como temperatura, umidade entre outros, e de seus respectivos equipamentos. Depois disso, é importante analisar todo o sistema de refrigeração. A manutenção deve ser aplicada também em válvulas, controladores, compressores e todos os demais componentes do circuito de refrigeração”, informa. E acrescenta: “a grande vantagem do planejamento de manutenção na refrigeração industrial é a análise periódica, que deve ocorrer em períodos preestabelecidos, evitando que qualquer falha possa ocorrer, prejudicando a operação no circuito de refrigeração”.

Tags:, ,

[fbcomments]