Fábrica da São Rafael em Arujá, São Paulo

No último 02 de setembro a São Rafael foi homenageada pelo Ministério do Meio Ambiente e PNUD com o título “Indústria Sustentável: Esta Empresa Ajuda a Proteger a Camada de Ozônio”, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HFCs. Assim, a empresa passa a ter uma certificação de cumprimento das metas brasileiras junto ao Protocolo de Montreal para a eliminação do consumo de hidrofluorocarboneto em seu processo produtivo. No caso, a produção de espuma de poliuretano.

Em sentido horário: Arnaldo Basile, Presidente da Abrava, Augusto Boccia, Marcelo Freire, do MMA, e Amadeo Boccia

O composto anteriormente utilizado enquanto agente expansor era o 141b. “Tivemos a oportunidade de participar do projeto para a substituição com financiamento direto do PNUD, e nos últimos 12 meses realizamos testes com diversas formulações em parceria com os nossos principais fornecedores”, diz Nicole Medeiros, coordenadora de marketing da empresa.

Entretanto, a opção pode utilizar compostos menos agressivos ao Meio Ambiente vem de longe, segundo Augusto Boccia, Diretor Administrativo da São Rafael. “Para os sistemas de refrigeração eliminamos os CFCs R-12 e os HCFCs R-22, este último substituído há mais de 14 anos pelos HFCs R-404ª, para baixas e médias temperaturas, e R-134ª, para altas temperaturas, que são refrigerantes com zero ataque a camada de ozônio. Agora estamos por introduzir os refrigerantes ainda mais sustentáveis como os da família dos HFOs”.

Além das substituições quase compulsórias, a empresa tem desenvolvido outros projetos visando a sustentabilidade ambiental, como a implementação de um sistema de gestão para economia de energia, informa Amadeo Boccia, Diretor Industrial. “Nessa linha, ainda, temos explorado aplicações de refrigerantes naturais como R-290 (Propano) e R-600 (Isobutano), sistemas de refrigeração com baixo consumo de energia, sistemas eletrônicos de monitoramento e gestão, compressores e ventiladores de velocidade variável, além de outras inovações .”

História

A São Rafael é uma empresa familiar. “São quatro gerações de aprendizados, experiências e tecnologias que foram passadas de mão em mão desde que o fundador chegou da Itália, totalizando em 115 anos de história. Nossa trajetória fundamentada no respeito, responsabilidade e relacionamento com nossos clientes, fornecedores e parceiros concretizam o propósito da empresa, que vai muito além do simples fornecimento de um produto: representa a entrega de uma solução completa ao cliente”, afirma Augusto.

Fundada em 1910, a empresa começou produzindo, artesanalmente, carroças movidas a tração animal. Em 1940 começou a fabricar carrocerias de madeira; uma década depois, já servia o mercado com carrocerias isotérmicas, com isolação em poliestireno. Já na década de 1970 seus furgões isotérmicos e câmaras frigoríficas, dotados do mesmo sistema de isolação, atendiam as necessidades de logística do mercado brasileiro. No século corrente, desenvolveu melhorias no conceito das câmaras frigoríficas e no processo produtivo, em 2014. Quatro anos depois, lançou a minicâmara. Este ano começou a desenvolver o caminho para a Indústria 4.0.

O Diretor Administrativo da empresa explica a fórmula do sucesso da empresa em mais de um século: “Além da fabricação, qualidade e fornecimento comercial, temos uma equipe vasta de profissionais qualificados que participam diretamente de cada detalhe do nosso processo produtivo e comercial. Temos uma Assistência Técnica que trabalha ininterruptamente, todos os dias do ano, em horário comercial, para dar todo suporte necessário ao cliente, seja no pós-venda, manutenção preventiva e até mesmo reposição de Partes e Peças.”

A empresa tem, ainda, uma preocupação com sua imagem na comunidade. “O suporte às entidades filantrópicas e entidades de ensino, tanto financeiro quanto através da doação de câmaras frigoríficas, sempre foi um impulso de todos os corações da nossa empresa. Mesmo diante de todas as adversidades que enfrentamos nos últimos 2 anos, não deixamos de contribuir tanto na doação quanto na manutenção dos equipamentos fornecidos”, diz Alexandre Boccia, Diretor Executivo.

Augusto, complementa: “A São Rafael sempre atuou, através da representação de seus diretores, em diversas entidades representativas da indústria como Abrava, Sindratar, IBF, CIESP, FIESP, inclusive com participação nos Conselhos de escolas do SENAI e de outras instituições.”

Linha de montagem dos painéis frigoríficos

Tags:, , , , ,

[fbcomments]