Conbrava 2019

Entre os dias 23 e 25 de novembro será realizado o XVII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Conbrava) que tratará do tema “Tendências e Impactos do AVAC-R na qualidade de vida e segurança das pessoas”.  De acordo com a comissão organizadora, o Congresso pretende evidenciar a importância dos setores de climatização e refrigeração para a sociedade, tendo em vista que os sistemas dos setores representados são essenciais para a segurança alimentar, saúde, conforto, bem-estar e produtividade. Quatro mesas-redondas estão previstas para acontecer durante o evento: Qualidade do Ar Interno, Eficiência Energética, Fluidos Refrigerante e Tratamento de Águas em Sistemas AVAC-R. O evento acontecerá de forma híbrida (online e presencial), no São Paulo Expo – SP e as inscrições já estão abertas.

O Conbrava é o principal evento técnico-científico da América Latina e, tradicionalmente, acontece juntamente com a Febrava. Uma vez que a principal feira do setor AVAC-R da América Latina teve a sua edição cancelada este ano, o Congresso ganha a responsabilidade de ser o grande evento do ano na região. Seus objetivos são a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais moderno em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados. A programação dos três dias de congresso conta com palestras nacionais e internacionais, oferecendo aos participantes acesso ao que existe de mais atual no setor AVAC-R, além de estarem reunidos com os mais renomados profissionais que atuam nos setores representados.

Mesas redondas

A programação do Conbrava contará com a realização de quatro mesas-redondas, reunindo profissionais multidisciplinares em torno das temáticas: Fluido refrigerante, Eficiência Energética, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas.

O Prof. Roberto Peixoto do Instituto Mauá, coordenará a mesa de Fluidos Refrigerantes que abordará todo o cenário do setor de refrigeração e ar-condicionado com relação aos fluidos refrigerantes, no âmbito da Emenda de Kigali. A mesa contará com representantes convidados dos setores produtores, importadores e usuários.

A mesa-redonda de Eficiência Energética estará sob a coordenação do Eng° José Carlos Felamingo da Union Rhac, e abordará um dos temas de maior evidência atualmente devido à crise energética no país. Para direcionar o assunto, Felamingo e o Prof. Enio Bandarra, vice-presidente da mesa, optaram por destacar o tema “O impacto do aquecimento global no AVAC-R”.

O Prof. Antonio Luis de Campos Mariani, Prof da USP e coordenador do LEQAI, será o responsável pelo debate na mesa-redonda Qualidade do Ar Interno. Mariani ressalta que este é um assunto em evidência desde que foi publicada a portaria 3523 em 1989, que estabelece os cuidados para a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

Complementado, o Congresso abrigará, pela primeira vez,  a mesa-redonda sobre Tratamento de Águas para sistemas AVAC-R, a ser comandada por Charles Domingues, presidente do Departamento Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA. A temática tratamento de águas vem em um momento oportuno, dada a crise hídrica vivenciada pelo país. Para a ocasião, os coordenadores da mesa, Domingues e o Prof Alberto Hernandes da USP, optaram por levar para a discussão o conceito do Triple Bottom Line ou o Tripé da Sustentabilidade, que apresenta uma visão holística de três pontos distintos: Social, Ambiental e Econômico. Neste sentido, definiram como tema a ser discutido o “Programa de Tratamento de Águas e sua relação com a conservação, performance e sustentabilidade em sistemas de AVAC-R”. Para a ocasião, a discussão acerco do tema contará com representantes de um órgão ambiental, do Conselho Regional de Química, um representante da Academia, e um usuário final.

Consulte a programação no endereço www.conbrava.com.br, onde pode ser feita a inscrição para o evento.

DIA DE TREINAMENTO: 22 de novembro

SÃO PAULO EXPO

O Dia de Treinamento, compõe-se de vários cursos simultâneos para reciclagem, troca, informação e qualificação. A ação objetiva proporcionar aos profissionais participantes do setor AVAC-R, que vão ao Conbrava, o enriquecimento dos seus conhecimentos. Confira abaixo a programação de cada curso.

PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle

Docente: Arnaldo Parra

Horário: 08h30 às 17h00

Tratamento de águas para AVAC-R

DNTA – Departamento Nacional de Tratamento de Águas

Horário: 08h30 às 15h00

Fundamentos da Psicrometria

Docente: Valter Gerner

Horário: 08h30 às 13h00

Procedimentos práticos para monitorar e controlar a qualidade do ar de interiores

QUALINDOOR

Horário: 14h00 às 17h00

Tags:, ,

[fbcomments]