Na edição anterior abordamos as diversas visões sobre o uso de novos fluidos refrigerantes à luz da Emenda de Kigali. Nunca é demais insistir que a Emenda continua estacionada no Congresso e, a depender da política ambiental do governo brasileiro, nada indica que ela possa ser aprovada tão cedo, debalde os esforços de uma bancada minoritária que luta bravamente, em conjunto com entidades interessadas, como a Abrava, pela sua apreciação. Este desprezo pelo futuro da vida do Planeta coloca-nos na honrosa posição, ao lado do Iêmen, de sermos os únicos, num conjunto de 144 países em desenvolvimento, que ainda não aprovaram a Emenda.

Sem dúvida, os chamados fluidos naturais, dentre os quais figuram a Amônia (NH3), o CO2 (R-744) e os hidrocarbonetos, como o propano (R290), butano (R600), isobutano (R600a) e propileno (R1270) são, comprovadamente, bem mais amigáveis ao meio ambiente. Possuem ODP (Ozone Depletion Potential /Potencial de Destruição da Camada de Ozônio) zero e GWP (Global Warming Potential /Potencial de Aquecimento Global) baixíssimo, quando não desprezível.

Contra essas alternativas, colocam-se, por vezes, argumentos que apontam um desempenho energético menor do sistema, o que forçaria a maior utilização de energia elétrica, anulando os efeitos benéficos. Mas, o argumento principal é comumente o da segurança na operação. Importante deixar claro que nenhuma substância química é absolutamente segura. Por isso existem normas para o seu manuseio.

Olhando nessa direção, convidamos alguns especialistas para comentarem o riscos reais, o quanto podem ser compensadores e quais os procedimentos necessários para resguardar a segurança das instalações e dos operadores. Responderam, pelos hidrocarbonetos e pelo CO2, Jairo Araújo, da engenharia da Mayekawa, e Rogério Marson Rodrigues, gerente de engenharia da Eletrofrio e membro do Conselho Editorial da revista Abrava + Climatização & Refrigeração. Sobre a amônia, argumentou Ricardo César dos Santos, gerente comercial da Mayekawa e, também, membro do Conselho Editorial da revista Abrava + Climatização & Refrigeração.

Gostaria de receber conteúdos como este? Acesse.

Veja Também:

Hidrocarbonetos pertencem à classificação A3 e demandam atenção no manuseio

Amônia é eficiente e disponível mas requer medidas de segurança

Entre os riscos potenciais estão toxicidade, inflamabilidade e asfixia

Tags:, , ,

[fbcomments]