Na orla da Boca do Rio o Centro de Convenções de Salvador vem para repor o lugar de destaque que a capital da Bahia tem na indústria de eventos. Com uma arquitetura arrojada e instalações que trazem o estado da arte da engenharia, o espaço pode abrigar 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e feiras ou 20 mil em shows nas áreas internas e externas. Adicionalmente possui restaurante de mais de 300 metros quadrados e estacionamento com capacidade para cerca de 1.500 veículos.

Projetado pelo escritório AFA (André Sá e Francisco Mota), o empreendimento da Prefeitura Municipal de Salvador, foi executado pelas construtoras Axxo e Andrade Mendonça. Os sistemas de climatização, que compõem um cenário à parte, foi projetado pela MSA Projetos e Consultoria com execução da Artemp Engenharia Térmica.

O sistema de ar-condicionado escolhido foi o de água gelada, totalizando 2.000 ton. Para isso, foram instalados quatro resfriadores de líquido (chillers) operando em série de dois a dois. Os resfriadores são do tipo compressores parafuso com condensação à água. O anel primário é atendido por três conjuntos de eletrobombas centrífugas de água gelada. Já o secundário, concebido para fluxo variável, é atendido por quatro conjuntos de eletrobombas centrífugas de água gelada. Para a água de condensação foram instalados três conjuntos de eletrobombas centrífugas, trinta e um climatizadores de ar tipo do tipo fancoil modular, equipados com módulo serpentina de água gelada, módulo ventilador, 06 + 06 rows, vinte caixas de ventilação, com classe de filtragem G4+M5+F7+H13, e seis caixas de exaustão.

A climatização de todos os ambientes funciona permanentemente com aproveitamento do ar de retorno, uma vez que a instalação trabalha 24 horas e sete dias da semana para manter sempre e constante a pressão positiva dos ambientes com o objetivo de evitar entrada de ar salinizado protegendo toda a instalação. O sistema de dessalinização e renovação do ar é feito através de caixa de ventilação com captação em duto de inox e sequência de filtragem G4 + M5 + F7 + H13 para as tomadas de ar exterior de todas as unidades de tratamento de ar de climatização dos ambientes. Atenuadores acústicos foram instalados em todos os dutos de insuflamento e retorno que foram revestidos por material acústico composto por placas de 25 mm de espessura e 80 kg/m3.

Para garantir uma maior eficiência energética, foram utilizadas válvulas de controle tipo independente de pressão para controle de temperatura dos ambientes e inversores de frequência nas bombas secundárias em função da demanda, além do reaproveitamento do ar de retorno para conservação de energia e utilização. O sistema de insuflação é de vazão constante com difusores de alta indução.

Por estar numa área de altíssima salinidade, uma das maiores do mundo, o Centro de Convenções de Salvador, que possui área construída de 37.631,02 m2, requereu um sistema de climatização projetado e construído com o objetivo de conservar o empreendimento desta criticidade. Por se tratar de salões de eventos, foram especificados materiais de aplicação de combate a propagação de ruídos. Por isso o destaque ao sistema de dessalinização e renovação do ar através de caixa de ventilação com captação em duto de inox e a correspondente sequência de filtragem. A distribuição de água de condensação é em polipropileno (PPP), classe PN 6, com diâmetros de até 450 mm na área externa.

FORNECEDORES

  • Resfriadores de líquidos (chillers): 4 unidades com compressores parafuso, modelo 30XW400 com capacidade unitárias de 500 ton fornecidos pela Midea Carrier
  • Torres de resfriamento: 3 unidades, modelo: ASP – 3100, da Alfaterm
  • Bombas de recirculação de água gelada e água de condensação: 10 conjuntos de fabricação KSB
  • Climatizadores de ar tipo fancoil modular: 31 unidades da Midea Carrier
  • Caixas de ventilação e exaustão: 27 unidades fornecidas pela BerlinerLuft
  • Válvulas de controle independente de pressão: Danfoss
  • Dutos de inox: Powermatic
  • Difusores de ar: Disfutherm

 

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

– Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

– Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

 

Tags:, ,

[fbcomments]