Fundada pelo engenheiro Diego Nista, a Transcalor completa dez anos de atividade. Ao longo desse tempo, a empresa consolidou-se como um importante fabricante nacional de equipamentos periféricos, voltados para diversos mercados, de processamento do plástico ao hospitalar, mas, principalmente, o de AVAC.

Em 2011, recém-formado em engenharia mecânica, Diego Nista resolveu empreender nesse segmento. “Peguei capital emprestado com meu pai e fabricamos três chillers, um termorregulador e um trocador de calor. A ideia era participar de duas feiras de negócios”, conta o executivo.

Em 2013, a Transcalor firmou a primeira parceria, com a empresa dinamarquesa Sondex, especializada em trocadores de calor a placas de alta eficiência. A grande virada nos negócios aconteceu com representação da empresa canadense Smardt Chiller Group Inc., fabricante de chillers com tecnologia centrífuga de mancal magnético oil free (Turbocor).

Com a Smardt, a Transcalor entrou no segmento de AVAC-R e passou a vender para shopping centers, datacenters, hospitais, hotéis, supermercados e edifícios comerciais.  A maior conquista da Transcalor ocorreu com a venda de várias máquinas para o projeto Sirius, localizado na cidade de Campinas (SP). “Fomos a única empresa nacional a participar da concorrência para a venda de equipamentos de refrigeração e climatização, com tecnologia Turbocor”, conta o executivo.

A expansão em meio à pandemia do Covid-19 exigiu uma parceria mais forte ainda, levando Nista a ceder o controle da Transcalor para a holding controladora da Mecalor.

Tags:, , ,

[fbcomments]