Uma herança “positiva” da Covid-19 é a maior consciência coletiva quanto a necessidade de cuidados com a qualidade do ar em ambientes fechados. Segundo o médico e professor da Universidade de Washington e CHO (Chefe da Área de Saúde) da Amazon, Dr. Vin Gupta, “qualidade do ar interno é o maior desafio do século para edificações”. Não apenas grandes empresas devem se atentar para essa questão, mas também espaços residenciais, comerciais, de trabalho e lazer.

Assim, os investimentos em qualidade do ar interno devem ser mantidos e ampliados, uma vez que a qualidade de vida e saúde dos ocupantes está diretamente relacionada. Tanto é verdade, que estudos da Universidade de Harvard indicam a relação entre a boa qualidade do ar interno e melhor funcionamento do sistema cognitivo, podendo aumentar a produtividade dos ocupantes em até 100%.

O Setor de HVAC é fundamental nas tomadas de decisões para melhoria da qualidade do ar interno, identificando oportunidades e soluções adequadas, a depender das condições, necessidades e características construtivas de cada espaço. Algumas das possibilidades são:

  • Uso de filtros com maior grau de filtragem;
  • Instalação de caixas de ventilação;
  • Oportunidades de ventilação natural;
  • Manutenção adequada dos sistemas de AVAC existentes;
  • Automação adequada;
  • Instalação de sensores para monitorar a qualidade do ar interno.

Apesar do necessário investimento em qualidade do ar interno, a eficiência energética continua sendo uma meta importante do sistema. Com isso, sistemas de automação devidamente projetados e instalados são importantes recursos para alcançar melhores resultados em ambos os aspectos.  A possibilidade de monitoramento, operação e coleta de dados em tempo real permite às equipes técnicas de manutenção e gestão conduzirem um diagnóstico mais assertivo e uma operação mais coordenada e eficiente, evitando o desperdício de recursos.

Lembramos que ainda não existem sensores ambientes para micro-organismos (SARS-CoV-2, H1N1, H3N2, entre outros ), por isso utilizamos sensores de outros parâmetros (CO2 ) para viabilizar o monitoramento em tempo real da qualidade do ar nas edificações. É possível monitorar as alterações inclusive com tendências que coloquem em risco a qualidade do ar interior. Isso possibilita uma rápida identificação do problema e, a depender, a correção pode inclusive ser conduzida de forma automática ou remota.

Empresas e profissionais de referência no setor de Ar-Condicionado são parceiros na melhoria da qualidade do ar interno e trazem soluções assertivas, com segurança e maior eficiência dos sistemas.

Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil

Tags:, ,

[fbcomments]