No último 28 de janeiro a RAC recebeu parceiros e clientes para a inauguração da Fase III do Centro de Treinamento RAC Bitzer. Foi acrescentado ao espaço recursos técnicos que permitirão às duas empresas, RAC e Bitzer ministrarem treinamentos práticos, intensivos e avançados em seus cursos de refrigeração comercial.

Segundo Luiz Villaca, coordenador do espaço, o objetivo é “dar condições para o aluno ter experiência hands-on em equipamentos como a central de frio CO2 subcrítico, câmara fria com válvula de expansão eletrônica, monitoramento remoto de centrais de frio, condensação flutuante, montagem de unidades condensadoras utilizando compressores semi-herméticos, unidades condensadoras com condensador a água, centrais de frio multi regime com compressores paralelos, válvulas de motor de passo controladas eletronicamente, entre outras.”

As principais atividades previstas para acontecerem no CT serão a operação e manutenção na prática de central de frio de CO2 subcrítico, montagem parcial de unidades condensadoras, exemplos de monitoração remota de centrais de frio, uso do laboratório de condensação flutuante e do laboratório de compressores duplo estágio e de válvulas de pistão motorizado, entre outras. Os treinamentos oferecidos pelo espaço são teóricos e práticos, sempre focados em temas como economia energética, centrais de frio usando CO2, compressores duplo estágio, túneis de congelamento, condensação flutuante, monitoramento remoto e outros.

O centro de treinamento já dispunha de central de frio R507 atendendo a câmara resfriada e expositores, bancada de testes demonstração e calibração de pressostatos, bancadas de testes demonstração e calibração de válvulas de expansão, bancada de benchmark de válvulas de expansão eletrônicas e termostáticas, simulador de cárter de compressor, rack didático e sala de testes hidrostáticos. “Nesta fase III a área de laboratórios foi triplicada, sendo acrescentados uma central de frio operacional de CO2 subcrítico (em cascata com R134a), uma câmara adicional de congelados usando válvula de expansão eletrônica, laboratório de compressor duplo estágio, válvulas de pistão motorizado e condensação flutuante, unidade condensadora a água, unidade condensadora montável no local e rack montável com 3 compressores semi-herméticos”, explica Villaca.

Para desenvolver o espaço a RAC contou com o apoio de seus parceiros Bitzer, Refrio e São Rafael. “A Bitzer contribuiu com muito conteúdo técnico, know-how e equipamentos, incluindo parte da central de CO2 subcrítico, diversos compressores e componentes variados. A Refrio nos cedeu evaporadores e a São Rafael nos proporcionou uma magnífica câmara fria específica para fins educacionais”, informa Villaca.

Os treinamentos e cursos oferecidos pelo CT são intensivos e para públicos variados, de diferentes perfis. “Recebemos de iniciantes a profissionais experientes, de mecânicos praticantes a engenheiros de projeto, de gerentes de manutenção a donos de empresas usuárias finais da refrigeração comercial. Especificamente os treinamentos RAC programados para 2022, um total de 28 turmas aproximadamente, incluem um curso geral em Refrigeração Comercial e outros 3 cursos direcionados a tópicos específicos: válvulas de expansão e unidades condensadoras, centrais de frio CO2 subcrítico e compressores duplo estágio & válvulas de pistão motorizado”, informa o coordenador.

A inauguração dessa nova fase do CT RAC Bitzer foi prestigiada por Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava, Fernando Bueno, CEO da Bitzer Compressores, Marcos Burin, Diretor e sócio da Refrio Coils & Coolers, Osvaldo Bueno, Presidente do Instituto Brasileiro do Frio e Presidente do Comitê ABNT/CB-055, além das participações online de: Augusto Dalma Boccia, Diretor da São Rafael Câmaras Frigoríficas, Eduardo Macedo, Diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, dentre outros participantes. Ao final do evento de descerramento da placa comemorativa houve um churrasco de confraternização para os presentes, com muita conversa e aprendizado em refrigeração.

Tags:, , , ,

[fbcomments]