Nos últimos três anos a crise sanitária mundial afetou consideravelmente diversos setores da cadeia produtiva, incluindo a indústria do AVAC. Tais circunstâncias trouxeram grandes desafios ao segmento, grandes players do mercado desenvolveram produtos de altíssima tecnologia voltados ao combate do Sars-CoV-2 e outros vírus contidos no ar, alguns inclusive desenvolvidos em tempo recorde devido a extrema urgência de encontrar soluções que auxiliassem no tratamento do ar ambiente. No entanto, mesmo com essas novas opções de produtos que auxiliam no tratamento do ar ambiente, é extremamente importante que os protocolos básicos tais como realizar as manutenções periódicas, conservar os equipamentos higienizados e dar atenção especial aos sistemas básicos de filtragem sejam mantidos.

Além disso, acreditamos que novos protocolos, como higienização das mãos e dos calçados da(s) equipe(s) técnica(s) de instaladores antes de adentrarem ao ambiente de instalação do equipamento, higienizar com álcool em gel o controle remoto logo após a conclusão da instalação e a correta instrução de cumprimento dos protocolos básicos ao proprietário devem ser incorporados definitivamente ao cotidiano das instalações de condicionadores de ar.

Renovação do ar

Inicialmente precisamos definir de forma breve o que seria a renovação do ar ambiente. E podemos defini-la como um sistema primário de troca do volume de ar de um ambiente interno por um volume de ar de um ambiente externo. Normativamente esses ambientes possuem regulamentos específicos para a aplicação de sistemas de renovação de ar, todavia, acreditamos que novos projetos de sistemas automatizados com controladores de consumo de energia e monitoramento de níveis da taxa de vazão de ar através de aplicativos, possam ser incorporados em conjunto com os métodos convencionais, dessa forma gerando maior controle da quantidade de vezes que o ar “velho” é substituído pelo ar “novo”. Vale ressaltar que tais projetos e suas viabilidades precisam ser submetidas a equipes de engenheiros, preferencialmente especializados na área, pois não adianta colocar o exaustor insuflador a ermo, é necessário realizar um dimensionamento robusto e muito bem calculado antes da aplicação.

Para ambientes como escolas, call centers, cinemas e teatros, recomendamos que sempre sejam seguidos os requisitos das normas vigentes a essa categoria de ambiente e recomendamos um de nossos produtos para auxiliar na purificação do ar, o purificador de ar Hunter, desenvolvido inteiramente pela Gree, e que conta com um sistema especial de purificação e esterilização do ar em 3 etapas, sendo capaz de filtrar e eliminar até 99% do vírus contido no ar ambiente.

Em ambientes como shopping centers e aeroportos recomendamos sempre buscar a instalação de dutos e aberturas estratégicas para possibilitar o fluxo de ar natural, eliminando a necessidade de grandes equipamentos que consomem energia elétrica em excesso.

Em ambientes de trabalho e atendimento ao público, caso não exista dispositivos de renovação de ar interno instalado, é ideal que seja providenciado, para a correta adequação do ambiente às normas vigentes, e se ainda assim não for possível instalar o sistema de renovação de ar, é possível utilizar o ar-condicionado em modo de ventilação ou ainda abrir portas e janelas do ambiente para garantir uma possível ventilação natural com constante renovação.

Buscando equacionar qualidade do ar interno com eficiência energética, em relação a motores elétricos e atuadores o ideal é que em primeiro lugar sejam verificadas as demandas de quantidade de volume de ar a ser renovada do ambiente no projeto no início da sua elaboração para validar o correto dimensionamento desses equipamentos elétricos, tais como turbinas, ventiladores de aspiração, insuflamento e seus devidos dispositivos de filtragem para que não venham a ser utilizados em um regime sobrecarregado de trabalho com baixa efetividade devido ao mau dimensionamento ou, o contrário, gerando excesso de vazão (velocidade máxima) sem demanda real para tal velocidade, ocasionando o consumo de energia em excesso.

Para garantir uma economia efetiva no consumo de energia elétrica, alguns equipamentos permitem que o ar externo entre direto no ambiente interno sem trocar calor, como em casos em que as temperaturas externas estejam abaixo, como no inverno. Esses sistemas de recuperadores de energia atrelados a um sistema principal de climatização ou refrigeração podem ser a solução ideal para o reaproveitamento de energia elétrica em algumas regiões do país.

Como possíveis soluções de automação podemos citar exemplos anteriores como o desenvolvimento de novos projetos de sistemas automatizados com controladores e medidores de consumo de energia, monitoramento inteligente de níveis da taxa de vazão de ar, indicadores de níveis de CO2 no ambiente, com tudo isso podendo ser facilmente acessado através de aplicativos que possam ser incorporados em conjunto aos métodos convencionais já utilizados atualmente.

Dentre as soluções tecnológicas à disposição estão as caixas de ventilação com sistemas de multi-filtros, AHUs (air handling units) com filtragem especial, controle de umidade e filtros com tecnologia de eliminação de vírus ou até mesmo recuperadores de energia. Sistemas de ar-condicionado em conjunto com recuperadores de energia são a solução para aproveitamento da energia gasta para resfriar o ar interno já saturado, para que resfrie o ar externo renovado e filtrado. Esse tipo de equipamento proporciona uma redução de consumo significativa, pois não afeta a carga térmica do ambiente, não necessitando instalar um ar-condicionado de maior capacidade para suprir a retirada de temperatura do ar externo a ser injetado no ambiente. Ou seja, a aplicação dos recuperadores de energia é uma solução para evitar a necessidade de um sistema de capacidade superior por conta do ar externo. Atualmente, também existem no mercado alguns recuperadores de energia com baixíssimo consumo de energia, pois utilizam motores de corrente contínua de alta performance e eficiência.

Tanto para qualidade do ar interno, quanto para o consumo energético, é extremamente importante que os sistemas permaneçam com suas rotinas de manutenção periódicas em dia, pois equipamentos de ar-condicionado e sistemas de ventilação que não recebem manutenção, consumirão mais energia e trarão uma série de riscos para a saúde dos usuários. Filtros saturados impedem a passagem de ar no equipamento, aumentando o consumo. Outro exemplo é a não realização periódica da limpeza dos trocadores de calor, reduzindo a área de troca térmica, aumentando o consumo de energia e podendo dispersar os particulados impregnados, afetando a qualidade do ar. Por este motivo, é muito importante que a manutenção indicada pelos fabricantes seja realizada, para que os equipamentos entreguem a performance projetada.

Alex Chen, Diretor Comercial da Gree

 

Tags:, , ,

[fbcomments]