Dentro do AVAC podemos citar duas disciplinas de domínio para descrever o assunto de eficiência energética: disciplina de elétrica e disciplina de automação.

Na disciplina de elétrica estamos observando diariamente projetos utilizando a tecnologia dos motores EC (chaveamento eletrônico ou imã permanente) para aplicação em sistemas de ventilação e exaustão.  Os motores EC estão ganhando espaço no mercado de AVAC por embarcar soluções simples, descomplicadas e eficientes na ótica mecânica, elétrica e automação comparado às tradicionais soluções de motores AC com partidas com inversores de frequência.

Na disciplina de automação, acredito que a eletrônica embarcada nos equipamentos mecânicos de AVAC é uma tendência do mercado transformando cada unidade mecânica de climatização, ventilação, bombeamento, resfriamento, entre outras, em uma conexão com a internet (IoT – Internet das coisas), permitindo aos especialistas cada vez mais acessarem esses equipamentos para contribuir com a operação, manutenção e atualização de forma remota, garantido ao cliente confiabilidade e segurança no seu processo ou conforto térmico.

Da mesma maneira, podemos constatar que no mercado existem diversas soluções para o sistema de balanceamento hidrônico com tecnologias mecânicas e eletrônicas. Nas aplicações mais atuais e eficientes podemos citar as válvulas de controle e balanceamento com pressão independente que garantem um ganho energético ao empreendimento. Alguns desses conjuntos possuem embarcados instrumentos e eletrônica de alto nível que conseguem disponibilizar ganhos adicionais como medições de temperatura, vazão do fluido, cálculos de energia consumido pelo trocador de calor e seleção do modo de controle, buscando maior eficiência do sistema hidrônico.  Já existem no mercado equipamentos que reportam relatórios de eficiência e o usuário pode navegar em telas gráficas visualizando on-line suas variáveis e consumo, assim como ajustar suas configurações local ou remotamente.

Do ponto de vista de soluções de automação para AVAC, creio que a tendência do mercado é adotar controladores dedicados, responsáveis por um equipamento de AVAC (IoT), buscando maior especialização no controle e eficiência. Podemos citar algumas aplicações de condicionadores de ar com inteligência embarcada, sistema de bombeamento e válvulas de controle e balanceamento inteligentes. Tais equipamentos serão conectados a um grande banco de dados dos fabricantes, disponibilizando a comunicação com o BMS do empreendimento.

Em um futuro breve a inteligência artificial e o aprendizado das máquinas irão contribuir para a eficiência de nossos equipamentos conectados com mínima interferência do ser humano, buscando uma alta eficiência dos sistemas de AVAC com algoritmos matemáticos e aprendizados.

Para a excelência em eficiência energética no sistema hidrônico de água gelada, precisamos iniciar com um projeto de alta qualidade buscando a melhor solução para o empreendimento. O conjunto de equipamentos em uma central de água gelada requer perfeita sintonia com as unidades de resfriamento de líquidos, bombeamento e válvulas de controle e balanceamento dos trocadores de calor das unidades de tratamento de ar. Acredito que os sistemas mais eficientes são sistemas de água gelada que permitem a variação da vazão no evaporador das unidades de resfriamento, bombeamento de água gelada controlado por inversor de frequência e válvula de controle e balanceamento independente de pressão eletrônica, instaladas nos consumidores. Com diversos equipamentos em uma central de água gelada, não podemos esquecer de selecionar um sistema de automação para a excelente performance na distribuição de água gelada, garantido eficiência energética e atendendo aos requisitos dos usuários e do processo.

Sandro Rodrigues, é diretor técnico da Pennse

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Soluções economizadoras não podem estar restritas a equipamentos
Como alcançar edificações energeticamente eficientes
Válvulas de monitoramento e controle
Como driblar os efeitos da crise energética?
Soluções eficientes para os lados da água e do ar
É preciso investir em projeto, operação e manutenção eficientes
Aplicações típicas com sistemas free cooling
Termoacumulação é viável, independente da tarifação
Soluções promissoras para a redução do consumo energético
Sistemas dedicados de tratamento do ar e recuperadores de calor

 

Tags:, , ,

[fbcomments]