Foi lançada em 2021 a nova versão da Norma Brasileira ABNT 7256, com revisão técnica e atualização de diretrizes, voltada para o tratamento de ar em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), elencando os requisitos de projeto e execução de instalações. A norma é referência obrigatória para o setor e tem implicações importantes relacionadas ao ar-condicionado nesses espaços.

Essa revisão levou em consideração outras normas e diretrizes, como as da ANVISA, ASHRAE, SMACNA, entre outras organizações, além da experiência prática e teórica de profissionais de referência para o setor.

Um dos principais pilares que orientou a revisão da norma é quanto aos cuidados com a qualidade do ar interno nos ambientes de saúde, incluindo consultórios particulares de médicos, dentistas, entre outras categorias, e espaços relacionados. Por exemplo, na versão atual indica-se o aumento do grau de filtragem e a quantidade de movimentação do ar que agora passa a ser em função do tipo de ambiente e do número de trocas por volume, e de acordo com a criticidade da atividade realizada em cada local.

Outra novidade de destaque é quanto ao grau do diferencial de pressão entre ambientes, uma vez que a pressão provocada pelo sistema de climatização nos ambientes determina o caminho do ar por entre eles. Na revisão da norma objetiva-se proteger os espaços de salas de espera/recepção/circulação, evitando que o ar contaminado com partículas resultantes dos procedimentos de saúde se misture ou “escape” para essas áreas, podendo eventualmente contaminar os outros ocupantes desses ambientes.

Além disso, em geral, orienta-se a exaustão dos particulados gerados nos procedimentos de saúde, como odontológicos, sendo captados o mais próximo possível dos pacientes em atendimento.

Assim, a Norma ABNT 7256:2021 tem bastante detalhes e continua sendo o principal material de referência nacional para projetos e instalações de ar-condicionado em ambientes e equipamentos de saúde. A Norma já está em vigor e conta com detalhes para cada categoria e atividade relacionada.

Esta norma significa um grande avanço na interação dos sistemas de climatização e dos ambientes de saúde, deixando-os mais seguros para pacientes, profissionais da saúde e demais ocupantes e alinhando a realidade nacional com outras normas internacionais.

O principal desafio agora é atualizar os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) para a nova realidade. Para isso, conte sempre com profissionais parceiros e especialistas em ar-condicionado.

Comitê de Artigos Técnicos SMACNA.

Veja também:

Como ficam os projetos em andamento e tendências para a adaptação dos novos projetos

Revisão e atualização dos parâmetros de projeto

Principais alterações: Ambientes classificados e descritos em função do seu risco ambiental

Seção 9 da nova ABNT NBR 7256 aborda a segurança nas EAS

 

Tags:, ,

[fbcomments]