A Chemours Company, estreia uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global, tendo como protagonista o fluido refrigerante Opteon™ XP40 (R-449A). A iniciativa, de acordo com a assessoria da empresa, tem como objetivo apresentar ao mercado uma solução que gere menos impacto ao meio ambiente.

A partir de 2024, o Brasil, com base no Protocolo de Montreal, deverá limitar o consumo de substâncias a base de hidrofluorcarbonos, composto químico presente em fluidos refrigerantes, como R-404A e R-507, que são usados principalmente no setor de frio alimentar. Essas famílias de fluidos refrigerantes possuem alto potencial de aquecimento global e por isso entraram no cronograma de redução.

Os fluidos a base de hidrofluorolefinas, por possuírem menor potencial de agressão ao meio ambiente, são uma opção de transição sustentável para o setor. A Chemours apresenta o Opteon™ XP40 (R-449A) como uma possibilidade que traz um melhor equilíbrio de propriedades ambientais, termodinâmicas e de custo para substituir os fluidos R-404A, R-507 e R-22 em sistemas de refrigeração comercial e industrial de baixa e média temperatura.

O Opteon™ XP40, ainda de acordo com a empresa, permite a redução de 67% no potencial de aquecimento global e consumo de energia até 12% menor quando comparado com um modelo R-404A. Além disso, essa solução não degrada a camada de ozônio, não é toxica e nem inflamável, sendo compatível com componentes, vedações, válvulas de expansão e óleo lubrificante poliolester já existentes nos equipamentos que utilizam R-404A, facilitando as atividades de retrofit.

 

Tags:, , ,

[fbcomments]