O condensador evaporativo é vantajoso por não necessitar de um trocador intermediário, fazendo a condensação da amônia diretamente, e por conseguir trabalhar com temperaturas de condensação mais baixas mantendo um ótimo custo x benefício. Ao trabalhar com temperaturas de condensação mais baixas, conseguimos um menor consumo elétrico nos compressores de amônia, sendo o compressor um dos maiores consumidores da planta. Inclusive, em muitos casos, é válido trabalhar com temperaturas de condensação de projeto mais baixas, por exemplo com 33°C ou 32°C, mesmo que isso impacte em condensadores evaporativos maiores e, por consequência, com maior potência elétrica instalada, pois a economia no consumo elétrico dos compressores é muito superior ao adicional de potência elétrica dos condensadores evaporativos.

Tanto em sistemas de refrigeração por amônia, como em qualquer outro tipo de sistema, seja HVAC ou processos industriais, dois pontos devem ser levados em consideração: performance e segurança. A performance das torres deve ser certificada pelo CTI (Cooling Technology Institute) pela norma STD-201 ou, caso não possuam a certificação, que sejam feitos testes de performance em campo por conta do cliente final por empresa especializada conforme norma CTI ATC-105, garantindo a performance das torres (abertas ou de circuito fechado) e, consequentemente, a performance de todo o sistema, pois, basta um dos equipamentos do sistema não funcionar a contento, que a performance do sistema todo reduz.

Para a segurança dos materiais construtivos dos equipamentos, deve-se prever equipamentos fabricados em materiais incombustíveis, como aço galvanizado ou aço inoxidável, considerando que, caso exista alguma parte plástica, a mesma deve ser autoextinguível com grau de propagação de chama inferior a 25, conforme ASTM E84, mitigando os riscos de acidentes, infelizmente cada dia mais comuns, colocando em risco não somente a integridade das instalações, como a vida das pessoas que ali trabalham e que residem ao redor das plantas.

Em sistemas onde não serão utilizados trocadores de calor intermediários, deve-se utilizar condensadores evaporativos, já optando por sistemas com trocadores intermediários. Pode-se utilizar as torres abertas ou torres circuito fechado, sendo que as torres de circuito fechado possuem vantagens ao longo da vida útil da instalação pois mantêm a água 100% limpa, sem contato com o ar exterior, eliminando incrustações internas à tubulação, bombas e nos trocadores de calor, garantindo a eficiência do sistema conforme projeto e minimizando intervenções longas no decorrer da operação.

Bruno Gomes Bonaldi, Gerente Comercial da Evapco

Veja também:

A importância de delimitar o espaço de cada um dos sistemas

Algumas considerações sobre o crescimento do VRF no mercado

Operação e manutenção têm semelhanças

Projetos devem seguir as normativas NBR e IIAR

Sistema VRF: aplicações, vantagens e desvantagens

Tags:, ,

[fbcomments]