Tradicionais na formatação da Febrava, as Ilhas Temáticas voltam rejuvenescidas por novas abordagens e, também, por novos espaços. Vale a pena o visitante reservar parte de seu tempo para conhecer cada uma delas e aproveitar tudo o que oferecem.

Ilha da Cadeia do Frio

A mais antiga Ilha de Conhecimento da Febrava volta renovada nesta edição da Feira. O tema central é o desperdício de alimentos por falta de refrigeração estimado em 41 mil toneladas, de acordo com o setor de mudanças climáticas do Word Resources Institute (WIR) Brasil. Isso nos coloca em 10º lugar dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo!

Durante os 4 dias de evento, a Ilha da Cadeia do Frio apresentará o tema Proteína Animal, voltado para a demonstração de produtos e soluções dentro de todas as etapas da cadeia do frio, desde a sua criação, uso com sua aplicação, frigorífico, estocagem, transporte e distribuição. Todos os equipamentos estarão integrados para que o visitante tenha uma visão completa de todo o processo.

O objetivo principal das 30 empresas que irão compor a Ilha está em mostrar a importância de ter e manter uma cadeia do frio eficiente em cada etapa, para conscientizar e reverter a posição que o país ocupa atualmente.

Ilha do Meio Ambiente

Outro espaço veterano no evento, a Ilha do Meio Ambiente apresentará novas tecnologias de recolhimento, reciclagem e regeneração dos fluidos refrigerantes e destinação correta de cilindros e outros insumos ligados ao setor. Terão destaque, ainda, as ferramentas necessárias para as boas práticas de manutenção e instalação. A Ilha do Meio Ambiente conta com o patrocínio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).

Ilha do Ar-Condicionado Automotivo

Pela primeira vez na Febrava, o ar-condicionado automotivo se fará representar através de uma Ilha temática. O público poderá conferir as últimas inovações para a climatização de veículos leves e pesado, desde máquinas agrícolas a veículos de transportes. Em se tratando de veículos de transporte coletivo, o tema qualidade do ar de interiores entra firme nesta primeira aparição do setor.

Ilha Senai reforçará a importância do ensino técnico

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Febrava, levará uma carreta de cursos itinerantes, que dispõe de 14 lugares internos para cursos e palestras.

O espaço é aberto para todos os visitantes que desejam enriquecer seu conhecimento técnico. Em breve a grade com a programação estará disponível.

Ilha de Formação Profissional Fatec

A Fatec também contribui para a disseminação do ensino profissional nesta Febarava. Em seu espaço o público poderá acompanhar projetos de carros autônomos e um projeto de resfriamento rápido de cervejas desenvolvidos por alunos da instituição.

O espaço de formação profissional abordará, de maneira interativa, questões como: Indústria 4.0, novas tecnologias de automação, melhorias das práticas de refrigeração, eficiência energética, panorama e penetração da geração fotovoltaica na matriz energética do Brasil, e relação entre aquecimento global e eficiência energética no setor de AVAC-R.

O espaço, que pe coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece capacitação profissional gratuita aos visitantes que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir negócio próprio. Uma carreta didática cumprirá o papel de familiarizar os futuros profissionais ou empreendedores.

 

Veja também:
Confira os eventos simultâneos

Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores: programa inicial

Tags:, , , ,

[fbcomments]