Com a maior preocupação com a qualidade do ar interno, os instaladores de sistemas de ar-condicionado devem cumprir o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle. Como muito dos nossos clientes não possuem conhecimento específico sobre a lei Federal que exige o PMOC, deve ser papel do instalador propor contratos de manutenção para ambientes com capacidade térmica igual ou maior que 60.000 Btu/h. Para sistemas menores, não enquadrados pelo PMOC, deve-se estabelecer uma rotina para verificação dos filtros e limpeza do equipamento visando proporcionar um melhor funcionamento dos sistemas de ar-condicionado.

A fim de garantir a qualidade do ar interior, o instalador, além de seguir os parâmetros recomendados na ABNT 16401, deve verificar o perfeito funcionamento dos dispositivos que realizam a renovação no local e aferir o funcionamento com equipamentos que possam diagnosticar se as vazões recomendadas em norma estão sendo atendidas, por exemplo.

Em geral, os equipamentos mini-splits do tipo hi-wall não possuem dispositivos próprios para renovação e, neste caso, a renovação de ar deve ser realizada através de um sistema em separado. Por outro lado, para os equipamentos da linha comercial leve – Piso teto Inverter, Cassete Inverter e tipo Duto Inverter -, a Trane disponibiliza em toda a sua linha de produtos uma entrada para renovação de ar em seus equipamentos, o que é um grande diferencial de mercado.

Ferramentas – Se considerarmos uma instalação simples com unidade condensadora no solo, sem necessidade de suporte externo e tubulação, devemos considerar os seguintes itens básicos: furadeira de impacto, parafusadeira, serra copo diamantada, buchas (que suportem a unidade evaporadora), régua de nível, trena, curvador e cortador de tubos, escariador, kit flangeador, maçarico oxigênio/acetileno, cilindro de nitrogênio, bomba de vácuo, vacuômetro, manifold, termômetro, além das ferramentas comuns, como jogos de chaves fenda, chaves philips, allen e chaves inglesas.

Para união de tubulação de cobre recomenda-se a brasagem com adição de phoscoper, se possível utilizar a vareta de phoscoper + prata. Na preparação pré-solda, deve-se certificar que as superfícies estão limpas, antes de realizar a brasagem, lixar a superfície para que o material de adição possa penetrar na bolsa. Obviamente, deve-se sempre realizar as brasagens sob atmosfera de nitrogênio.

Papel do técnico – Os profissionais de instalação de ar-condicionado são os principais “influenciadores” no processo de tomada de decisão do cliente final. Logo, os técnicos devem se posicionar como especialistas para auxiliarem no processo de conhecimento do produto e tomada de decisão dos clientes. O profissionalismo deve ser mostrado no rigor dos procedimentos e critérios técnicos, o que garantirá o perfeito funcionamento dos equipamentos e, sobretudo a melhor experiência, conforto e a felicidade de nossos clientes.

André Peixoto, Diretor de Produto da Trane para a América Latina

 

 

 

 

 

 

 

 

Bruno Noda, Engenheiro de Produto da Trane

 

Veja também :

A necessária visita técnica

Ventiladores externos: uma necessidade

Especificação correta de equipamentos

Projeto de renovação para cada tipo de produto

Tags:, , ,

[fbcomments]