O técnico deve entender que splits não possuem sistema de renovação de ar e que, portanto, é necessário fazer uma análise da instalação e colocar ventiladores externos, além de considerar a inclusão de ar exterior no cálculo da carga térmica, o que aumenta a necessidade de refrigeração. A RE09 recomenda 27 m3/h por pessoa de ar exterior e isto é muito importante para que o nível de CO2 no ambiente fique abaixo de 1.000 PPM (máximo recomendado para manter uma boa qualidade do ar interior).

Além de levar em consideração no cálculo da necessidade de refrigeração, o técnico deve garantir, por meio da manutenção PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle do Sistema de Climatização), que exista a troca periódica dos filtros (no mínimo filtro G4) e que exista cuidado na captação do ar, de modo a evitar a entrada ar contaminado (como acontece em lugares com trânsito de veículos). No mercado temos alguns equipamentos, como ventiladores de ar exterior e kits de ventilação já projetados para renovação e filtragem.

Para evitar vazamentos, o principal é ter cuidado na fabricação dos flanges das tubulações. Caso a tubulação seja de alumínio, é necessário ter cuidado nas uniões, evitar dobras muito fechadas nas tubulações e amassamentos. Em caso de soldas, é recomendado realizar com fluxo de nitrogênio, de forma a evitar a formação de carepas internas.

O isolamento térmico deve ter boa qualidade, resistir à exposição ao sol e demandar cuidado nas junções do isolamento com a aplicação de fitas de vedação. Além disso é importante cuidar da espessura do isolamento e da classe de proteção. O instalador deve também ter cuidado com a temperatura máxima que o isolamento suporta, pois muitos splits utilizam fluído refrigerante que trabalham com alta pressão e, consequentemente, com temperaturas mais altas.

O técnico tem papel fundamental para a boa qualidade da instalação. Por isso, o cliente sempre deve providenciar a instalação com técnicos capacitados e treinados em sistemas de climatização. Infelizmente, existe hoje uma banalização do mercado nos serviços de instalação de splits e os próprios clientes muitas vezes acabam priorizando menores preços e não qualidade. É sempre importante lembrar que “a qualidade será lembrada por muito tempo, depois que o preço for esquecido”.

Gilsomar Silva, Gerente Nacional de Serviços e Treinamento da Johnson Controls-Hitachi

Veja também :

A necessária visita técnica

Oferecer o PMOC para garantir a qualidade do ar

Especificação correta de equipamentos

Projeto de renovação para cada tipo de produto

Tags:, , ,

[fbcomments]