Construído na base aérea COMAR, em Brasília, o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) contém um data center e faz parte de um conjunto terrestre para monitorar e operar o satélite SGDC. É utilizado para comunicação estratégica militar e para distribuição de internet banda larga através dos programas de inclusão digital e acessibilidade do Governo Federal. Assim, o seu sistema de ar-condicionado foi concebido e instalado para climatização de áreas de missão críticas e administrativas.
O sistema de climatização do data center tem certificação TIER IV, fornecida pelo Uptime Institute.

São duas CAGs operacionais de igual capacidade, instaladas de forma semelhantes (espelhadas) obedecendo a redundância de resfriadores de líquidos, bombas de água primárias e secundárias, tanques de termoacumulação, válvulas e registros, e sistema de automação.

Os blocos Operacional (data center) e KF/KM (onde estão instalados os equipamentos de geração, armazenamento e distribuição de energia) são climatizados pelas duas CAGs operacionais. Todos os ambientes de missão crítica, salas de racks, sala de quadros (distribuição, PDUs, e no breaks) são climatizadas por fan coils de precisão, sempre em redundância. As linhas de distribuição de água gelada seguem por pipe racks em caminhos separados, garantindo maior segurança de disponibilidade operacional do sistema.

Os blocos Administrativo e Central são climatizados pela CAG Administrativa, que contém unidades resfriadores de líquidos e sistema de bombeamento redundantes.Os demais blocos são climatizados por sistema VRF e de climatização individual.

Um dos sistemas é composto por duas centrais de água gelada com capacidade de 400 ton cada uma, contendo dois chillers Trane Stealth de 200 ton de capacidade e alta eficiência, um tanque de termoacumulação de 130 mil litros de capacidade, três bombas primárias com partidas por inversores de frequência e três bombas secundárias com vazão variável controladas por inversores de frequência Yaskawa. Todas as bombas são da KSB do tipo back pull out. O sistema secundário tem vazão total de 342 m³/h e distribui água gelada para os blocos Operacional e KF/KM através de tubulações em aço carbono montadas com conexões ranhuradas e instaladas em pipe racks de estrutura metálica.

As CAGs Operacionais -1 e 2 – são montadas lado a lado, espelhadas, com tubulações internas e de distribuição completamente independentes. As linhas seguem por pipe racks, distintos e compartimentados, atendendo as todas as características TIER IV. As linhas de distribuição contêm válvulas de balanceamento e reguladoras de pressão para equalização das vazões em cada bloco. O Bloco KF/KM, com três salas de quadros e no breaks, é climatizado por 10 fan coils de precisão Vertiv, através de rede de dutos isolada termicamente com manta de borracha elastomérica.

No Bloco Operacional há uma casa de máquinas no 1º pavimento onde estão instalados os fan coils de precisão que fazem a climatização das salas dos data center. São quatro salas de data center independentes e compartimentadas. Os fan coils de precisão fazem a climatização através de dutos até o piso elevado de cada data center onde ar é insuflado para o corredor frio através de grelhas de piso. O retorno de ar ocorre por grelhas situadas na parte superior do data center que o interliga à casa de máquinas. O segundo pavimento do Bloco Operacional contém salas de centro de operação que são climatizadas por fan coils de conforto situados no 3º pavimento, exclusivo para a casa de máquinas.

Todo o sistema de ar-condicionado é controlado por três sistemas de automação: um faz o controle de operação das CAGs Operacionais 01 e 02; outro o controle de seleção das linhas de água gelada para cada fan coil de precisão, assim como o controle de temperatura dos fan coils de conforto; o terceiro controla a temperatura dos fan coils de precisão e a alternância entre equipamentos redundantes.

As linhas de água gelada possuem válvulas que selecionam qual das linhas irá alimentar o equipamento. O sistema de automação das CAGs faz o controle de temperatura do fornecimento de água para o consumo dos blocos, assim como o controle de temperatura do tanque de termoacumulação. Em caso de falhas de energia por parte da concessionária, o sistema continua em operação através da alimentação de energia fornecida por no breaks para o bombeamento de água e controle das válvulas motorizadas da CAG. Dessa forma é possível utilizar o tanque de termoacumulação, com autonomia de 20 minutos, até que os grupos geradores entrem em operação e forneçam energia para os chillers.

O outro sistema de climatização atende aos Blocos Centrais e Administrativos. Ele é composto por uma central de água gelada composta por dois chillers de 100 ton de capacidade e conjunto de bombas primárias e secundárias controladas por inversores de frequência.

O destaque do sistema é o sistema que atende a toda a infraestrutura de missão crítica. O sistema tem certificação TIER IV fornecida pelo Uptime Institute e é considerado tolerante a falhas. O sistema tem redundância de equipamentos e linhas de distribuição, compartimentação entre áreas e equipamentos críticos e contém sistema de automação com resposta autônoma a falhas.

Ficha Técnica

  • Instalação: Consórcio SAT 3D (Almeida França Engenharia, Paulo Octávio Empreendimentos Imobiliários, Projeman Engenharia) e Constarco Engenharia
  • Projetista: Fox Engenharia e Consultoria

Fornecedores:

  • Resfriadores de líquidos: Trane
  • Bombas de água: ksb
  • Fancoils de precisão: Vertiv
  • Fancoils de conforto> Trane
  • VRF: Midea Carrier
  • Válvulas de controle reguladoras de pressão> IMI Hydronic Engineering
  • Ventiladores e exaustores axiais: S&P OTAM
  • Gabinetes de ventilação: Berliner Luft
  • Dutos de chapa: Mec Dutos
  • Grelhas, difusores dampers e dampers corta-fogo: Tropical Tosi
  • Unidades de insuflação pelo piso: Hunter Douglas
  • Sistema de automação: Trane
  • Sistema de automação BMS: Distech Controls

 

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

Tags:, ,

[fbcomments]