O Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava (ENPC), que se encontra em sua XXI edição, aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, também no São Paulo Expo. Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Abrava, a exemplo do Conbrava, aconteceu de forma híbrida, cumprindo todos os protocolos sanitários estabelecidos.

Como já faz parte da tradição, o evento foi marcado pela troca de experiências, atualização de conhecimentos, divulgação de novas tecnologias e networking entre profissionais do setor e consumidores de projetos e instalações de AVAC-R. Pode-se afirmar, sem sombras de dúvidas, que o objetivo foi alcançado, ao evidenciar a importância do projeto como elemento crucial para a obtenção de segurança e saúde dos ocupantes, provendo maior qualidade do ar em ambientes internos com a necessária eficiência energética dos sistemas.

Para a comissão organizadora do Encontro, estava colocado, desde o princípio, o objetivo de conscientizar e estimular o cliente, para além dos custos de curto prazo, buscar o atendimento às normas e recomendações vigentes, minimizando os riscos à saúde e bem-estar dos ocupantes e ao meio ambiente, desafios estabelecidos para todos os projetistas já na concepção do projeto.

Sem um projeto bem elaborado e concebido em conformidade com as normativas, todo o restante da cadeia, composta pela instalação, operação e manutenção, será prejudicada. Para que se tenha êxito na concepção em ambientes internos seguros, é preciso que o cliente busque pela qualidade de vida em seu empreendimento desde o momento inicial do projeto até na execução das instalações, devendo o instalador confiar no trabalho do projetista para executá-las conforme planejado.

Por outro lado, os organizadores viram coroada a decisão de fazer o evento presencial com o número de pessoas compatível com a renovação de ar adequada e comprovada por meio de análises de vazão de ar externo e balanceamento dos sistemas com procedimentos em conformidade com a Ashrae e Smacna. As ações tomadas a partir daí foram as necessárias para a garantia da qualidade do ar interno, segurança e saúde das pessoas, comprovada pela aferição dos parâmetros durante todo o evento, colocando em prática os conceitos defendidos pelas empresas projetistas.

Os dois dias do evento contaram com mais de 15 palestras de projetistas, fabricantes, instaladores, acadêmicos, representantes da área médica, como Gonzalo Vecina, Paulo Saldiva e Adelia Marçal dos Santos, e governamental, como Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Luciano Leiva, dentre outros. A multidisciplinariedade das áreas de atuação dos palestrantes permitiu trazer para o evento qualidade técnica, sinergia e integração das informações disponíveis para melhorias no setor do AVAC-R e sociedade como um todo, além de chamar atenção para a importância de um projeto de ar-condicionado.

A mesa de abertura do evento contou com  Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava, representando o Presidente do Conselho de Administração da Associação, Pedro Evangelinos; Miguel Ferreirós, Presidente DNPC- Abrava; Edson Alves, Presidente da Smacna; Carlos Eduardo Trombini, do Sindratar/SP; e Mário Alexandre M. Ferreira, Vice-presidente da Asbrav.  A palestra magna ficou a cargo da Smacna Inc., dos EUA, representada por Eli P. Howard, III, Diretor Executivo de Serviços Técnicos e Pesquisa, que abordou o tema Smacna System Air Leakage Test Standard.

Homenagem

Como de costume, a organização do evento homenageou uma personalidade do setor AVAC-R. Este ano a homenageada foi Rosa Maria Silva Felip, bibliotecária do Centro de Documentação (Cedoc) da Abrava desde 1987, em reconhecimento à sua dedicação a todos os profissionais e alunos dos setores representados.

 

Nova presidência DNPC

A cada dois anos a gestão do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores elege uma nova diretoria. Miguel Ferreirós, da Garneira Engenharia, passou o cargo de presidente para Francisco Pimenta, da Climatizar Engenharia, que vinha exercendo o cargo de vice-presidente. Foi eleito Fernando Tessaro, da Termacon Engenharia, como o novo vice-presidente do DNPC.

“O maior desafio será manter a qualidade das gestões passadas, nas quais as empresas projetistas e consultores foram muito bem representados. Estamos motivados e pensando em novidades e muita ação, tudo isso para reproduzir a Abrava da melhor maneira possível para a sociedade como um todo e não somente para a comunidade AVAC-R”, declarou Francisco Pimenta.

O encerramento

 A programação do ENPC 2021 foi encerrada com o tradicional sorteio realizado entre as empresas associadas ao DNPC de uma viagem à AHR Expo. O agraciado foi Carlos Prudente, da Prudente Engenharia – MG.

Além disso, a empresa patrocinadora Sicflux concedeu cinco viagens para uma visita técnica à sua fábrica em Joinville – SC. Os sorteados foram: Fernando Tessaro, Ana Luiza Guimarães, da Datum, Ricardo Gibrail da Air Systems, Paulo Presotto, da SPM de Poto Alegre, e Fábio Takacs, da Pensar.

O XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores contou com o patrocínio das empresas: Belimo, Daikin, Ecoquest, Evapco, Midea Carrier, Sicflux, Trane, Trox e Veltha. Teve, ainda, como copatrocinadores, Armacell e Johnson Controls.

(Com informações da Momento Comunicação)

Veja também:

Importância de um bom projeto de ar-condicionado para a qualidade de vida das pessoas foi o centro do XXI ENPC

Smacna organiza jantar com apoio do DNPC durante o evento

Tags:, ,

[fbcomments]