Arquitetura
Encontros tecnológicos de refrigeração e ar condicionado
Porto Alegre sedia o primeiro Encontro do ano
postado em: 20/07/2015 12:24 h atualizado em: 22/07/2015 11:29 h
ENTRAC Porto Alegre (RS)
(crédito: Nova Técnica Editorial)

Cerca de 150 profissionais da refrigeração e ar condicionado prestigiaram o ENTRAC Porto Alegre em sua mais recente edição, nos dias 6 e 7 de maio último. O evento, realizado nas dependências do Ritter Hotéis, foi apoiado pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação e pela ANPRAC – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Organizado pela Nova Técnica Editorial, o ENTRAC é um evento itinerante que percorre as principais cidades do país com o objetivo de divulgar tecnologias e procedimentos técnicos para os diversos níveis de profissionais. Em 2015 o evento marcará presença, além da capital gaúcha, em Joinville, Belém, Vitória e Brasília.

Em Porto Alegre o ENTRAC teve o patrocínio das empresas: Ageon, Apema, Belimo, Danfoss, ebmpapst, Epex, Indústrias Tosi, Multivac, Refrin, Serraf, Trox e Vulkan. Distribuidores de produtos e componentes para refrigeração, além de instituições de ensino, contribuíram para a divulgação, como: Frigelar, Porto Frio, Refrigeração Capital, Refrigeração Eldorado, Totaline, Tudo Frio, PUC-RS, Senai, UFRG, Unisinos e Ulbra.

A palestra inicial do evento foi proferida por Francisco Souza, da Vulkan, que apresentou as vantagens do sistema Lokring para a conexão de tubulações em sistemas VRF. Em seguida, a movimentação inteligente e silenciosa do ar foi exporada pelo profissional da ebmpapst, Leandro Taglieri dos Santos. A Danfoss apresentou um leque de tecnologias e soluções, através de Eládio Pereira, Rodrigo Marques e Fabrício Krasovski.

A segurança das instalações de ar condicionado teve seu momento na palestra de Cláudio Kun, da Trox, que mostrou o funcionamento, os requisitos de instalação e as normas adequadas para os dampers corta-fogo. Com relação à qualidade do ar, Maurilio de Oliveira, da Multivac, apresentou as últimas inovações da Multivac. Ganhou importância, em seguida, o isolamento de tubulações e dutos na palestra de Rogério Pires, da Epex.

As atividades do dia foram encerradas com a palestra de Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado. Didaticamente Dantas apresentou o conceito de baixa exergia aplicado ao resfriamento e aquecimento em edificações. Explicando que as leis da termodinâmica não se aplicam apenas à quantidade, mas sobretudo à qualidade  da energia, o engenheiro mostrou a integração de sistemas e os benefícios que esta traz para a eficiência energética. Dantas aproveitou o momento para uma homenagem a Fúlvio Petracco, símbolo da engenharia gaúcha e brasileira, falecido em 2012.

Nos intervalos, a busca por mais informações

O segundo dia do evento iniciou com a esclarecedora e não menos didática palestra de Rogério Silvestre, da Apema, sobre os trocadores de placas e suas aplicações em refrigeração e ar condicionado. Eficiência energética, aliada à aplicação de válvulas de pressão independente, foi o tema central de Wellington Silva, da Belimo.

Pela gaúcha Serraff, falou Benno Schmidt em sua palestra sobre conceitos, modelos e aplicações de trocadores de calor. A eficiência energética, agora pela ótica dos equipamentos, também foi explicada pela Indústrias Tosi, através de Marcos Santamaria.

O evento, que procura ser amplo quanto aos diversos aspectos das instalações de refrigeração e ar condicionado, teve na palestra de Wagner Kohn, da Refrin, uma explicação detalhada sobre a construção, selagem e limites de vazamentos de redes de dutos de ar. Encerrando as atividades, Kayo Conrado de Souza, da Ageon, apresentou soluções de monitoramento de sistemas de refrigeração via internet.

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários