Construção
Abrasip-MG promove XII Seminário de Atualização Tecnológica
Evento discutirá tecnologias para racionalização dos recursos naturais
postado em: 15/09/2015 17:00 h atualizado em: 15/09/2015 17:06 h

Estão abertas as inscrições para o XII Seminário de Atualização Tecnológica (SAT) – “Atitudes Sustentáveis”, promovido pela Associação de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), no dia 23 de setembro, das 7h30 às 18h, no Auditório do Crea-MG (Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho).

O encontro propõe a discussão sobre os desafios e oportunidades das empresas de engenharia de sistemas prediais frente à urgência de implementação de práticas sustentáveis no mercado da construção civil. A programação aborda temas como a situação hídrica do estado, consumo responsável, certificação ambiental em empreendimentos, normas de desempenho, geração de energia limpa, construção virtual e estudos de caso referentes a sistemas elétricos e instalações hidráulicas, além de tendências em projetos arquitetônicos.

Entre os palestrantes estão gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área com o objetivo de apresentar as inovações tecnológicas, as novas práticas e as soluções que podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos, bem como debater as transformações pelas quais o mercado vem passando. Na ocasião, o vice-prefeito de Belo Horizonte e secretário de Meio Ambiente, Délio Malheiros, fará a entrega do Selo BH Sustentável Ouro a dois novos empreendimentos da capital mineira: o Centro de Distribuição da Loja Elétrica e o edifício Parque Avenida, da Odebrecht Construtora.

Segundo o presidente da Abrasip-MG, o engenheiro Breno Assis, “a intenção é conscientizar as empresas e profissionais de seu papel nesse novo paradigma social, uma vez que suas atividades impactam diretamente no modo de vida do indivíduo”, afirma. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site: http://seminarioabrasipmg.com.br/inscricoes.asp. Mais informações: (31) 8482-9961.

 

SERVIÇO

XII Seminário de Atualização Tecnológica

Data: 23/09/2015 (quarta-feira)

Horário: 7h30 às 18h.

Local: CREA-MG - Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho

Informações: (31) 8482-9961

http://seminarioabrasipmg.com.br/index.asp 

www.abrasipmg.com.br

https://www.facebook.com/abrasipmg

 

Programação XII SAT

Com o tema “Atitudes Sustentáveis”, o XII SAT destaca o papel das novas tecnologias com foco no uso racional dos recursos, o compromisso do indivíduo com a qualidade de vida das futuras gerações e o legado dos projetos da construção civil. 

O que é sustentabilidade? - Destaque da programação, a palestra de abertura traz o economista, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Sérgio Besserman Vianna, que apresentará os resultados de seus estudos e pesquisas sobre a questão da sustentabilidade, com foco na cadeia produtiva da construção. Besserman fará, ainda, uma análise sobre a grande transformação global que deverá ocorrer nas próximas duas décadas em direção a uma economia de baixo carbono, a competitividade do mercado brasileiro frente aos demais e os problemas estruturais da política de sustentabilidade aplicada em nosso país. 

A situação hídrica do estado e o consumo sustentável de água - O advogado especializado nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos, Breno Lasmar, traça um panorama sobre a situação crítica do estado devido à escassez dos recursos hídricos e o consumo sustentável da água. O especialista apresentará, ainda, um balanço sobre a disponibilidade do recurso nas bacias hidrográficas de Minas Gerais, com detalhamento dos quadros de oferta e demanda. 

A certificação em sustentabilidade ambiental de empreendimentos e os sistemas prediais eficientes - O engenheiro Weber Coutinho, coordenador do programa de certificação em sustentabilidade ambiental lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, apresentará os requisitos básicos aplicados a empreendimentos públicos e privados na capital, com o objetivo de incentivar a redução dos consumos de água e energia e a reciclagem dos resíduos sólidos, ilustrando com estudos de casos de edificações certificadas. 

Atuação dos profissionais de arquitetura e engenharia frente a norma de desempenho - O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), o arquiteto e urbanista Júlio Cesar De Marco, traz a reflexão sobre o papel dos arquitetos, urbanistas e profissionais da área de engenharia na especificação dos materiais, coordenação e gerenciamento das equipes que elaboram os projetos executivos e atuam em obras, no contexto instaurado pela norma ABNT NBR-15.575:2013. Além disso, abordará as dificuldades e oportunidades a serem exploradas neste cenário. 

Geração de energia limpa - A energia limpa, proveniente de fontes renováveis e não poluentes, será tema da apresentação do engenheiro civil Evandro Lara, diretor executivo da Emap Solar, empresa que desenvolve e executa projetos importantes nas áreas de energias renováveis. Ele discorrerá sobre a situação do consumo energético do Brasil e do mundo, conceitos, tipologias existentes e suas aplicações. Serão apresentados tópicos da Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que proporcionaram a criação do sistema de geração distribuída no Brasil, além de cases nacionais e internacionais, investimentos e tendências de mercado. 

O uso da construção virtual para análise de construtibilidade das instalações prediais - é o tema da palestra do engenheiro civil Bruno Angelim, coordenador VDC/BIM (Virtual Design and Construction e Building Information Modeling) na FortBim Engenharia, empresa de pré-construção virtual responsável por diversos projetos públicos e privados. Ele apresentará os benefícios obtidos através do uso da metodologia VDC/BIM com foco na coordenação das instalações prediais. 

Oportunidades disfarçadas na autogestão - A discussão em torno do tema busca apontar caminhos em meio às adversidades. Neste sentido, o publicitário especializado em Marketing, diretor de Novos Negócios da Sigla Comunicação Ltda. e professor do Centro Universitário UNA, Luciano Pires, explorará diversos casos de empresas que conseguiram triunfar em meio às dificuldades, melhorando sua competitividade no mercado. Serão apresentados caminhos para direcionar os participantes a inovar usando a autogestão na busca do desenvolvimento sustentável dos negócios. 

O XII SAT conta com o patrocínio da Deca, da Amanco, da Loja Elétrica LTDA, da Schneider Electric, o apoio da Itaim Iluminação e apoio institucional da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MG), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG) e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Minas Gerais (Sinaenco-MG).

 

SERVIÇO
XII Seminário de Atualização Tecnológica 
Data: 23/09/2015 (quarta-feira)
Horário: 7h30 às 18h.
Local: CREA-MG - Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho
Informações: (31) 8482-9961
http://seminarioabrasipmg.com.br/index.asp 
www.abrasipmg.com.br 
https://www.facebook.com/abrasipmg 
Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários