Febrava
Febrava conta com número recorde de empresas
19ª edição do maior evento do AVAC-R da América Latina acontece na próxima semana
postado em: 17/09/2015 11:43 h atualizado em: 18/09/2015 11:36 h

A Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, que acontece de 22 a 25 de setembro de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposição Imigrantes), é a principal feira do setor na América Latina, com reconhecimento internacional, possibilitando  a troca de experiências, análise de tendências e também a realização de bons negócios, segundo os organizadores.

Realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado com o apoio da Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, para esta edição já está garantida a participação de 500 empresas expositoras, 640 marcas, distribuídos numa área de 50 mil m². Os organizadores preveem em 32 mil profissionais do setor o número de visitantes.

Segundo Wadi Tadeu Neaime, presidente da Abrava, por tudo o que a Febrava representa, a expectativa para uma nova edição é sempre muito grandiosa, sobremaneira nesta Febrava 2015, que está concorrendo com um cenário econômico bastante enigmático, mas trazendo a oportunidade de demonstrar que a criatividade  pode ser mais forte que a crise.

“Sem dúvida, houve perdas importantes, mesmo assim a área de exposição ocupada será 12 % maior do que a área ocupada na Febrava 2013. Todos os expositores têm suas características e qualidades próprias, trazendo sempre uma nova solução para os problemas existentes. Vale comentar a presença da Faculdade de Tecnologia de São Paulo preenchendo uma das nossas Ilhas Temáticas e também uma cozinha solar montada por cientistas de Portugal. No pavilhão de exposições encontraremos empresas importantes vindas de diversas regiões do mundo, porém, certamente, a quantidade mais expressiva de expositores internacionais será conferida à China”, informa Neaime. Sobre os eventos simultâneos, ele diz que o Projeto Comprador da Abrava, em parceria com a Apex, estará reeditando a bem-sucedida Rodadas  Internacionais  de Negócios,  com representantes da indústria nacional, empresas partícipes do Programa Abrava Exporta recepcionando compradores internacionais de países como Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além de jornalistas internacionais para reuniões de negócios e ampla divulgação na mídia internacional.

“Confirmada também às presenças da ASHRAE, AHRI, FAIAR, IIAR,  entre outras, na Febrava, apoiando-nos para aumentar ainda mais o aproveitamento do Conbrava e também do Encontro Nacional dos Projetistas e Consultores. Nestes encontros também serão definidas ações para intercâmbio de informações que permitam o mútuo crescimento intelectual e operativo. Uma novidade desta edição é que o pavilhão de exposições está climatizado oferecendo temperatura de conforto, bem como benfeitorias nos sanitários e estacionamentos”, comenta o presidente da Abrava.

Nelson Baptista, presidente da comissão organizadora da XIX  Febrava, acrescenta que a feira oferece todas as ferramentas para geração de negócios, uma vez que os principais players do mercado de AVAC-R do Brasil e do exterior estarão lá, em busca de parcerias que gerem excelentes resultados.

“A Febrava 2015 é uma oportunidade única para alavancar mais negócios, abrangendo vários setores como equipamentos e componentes para refrigeração, ar condicionado, ventilação e controle de poluição, entre outros. Profissionais de várias áreas ligadas ao setor da construção civil participam da feira, como hotéis, bancos, escolas, hospitais, supermercados, shoppings, indústrias, escritórios, lojas, laboratórios, frigoríficos e formadores de opinião – projetistas, arquitetos, decoradores, consultores e acadêmicos”, explica Baptista.

Acompanhe os destaques que os principais expositores apresentarão na Febrava 2015: 

A Actua Controls, especializada na importação e comercialização de sistemas de controle para ar condicionado, irá lançar na Febrava 2015 a sua linha de válvulas esfera flangeadas com atuadores blindados, proporcionais e on-off. Segundo a empresa, pessoas de outros estados estão participando da feira, o que é muito positivo. A Actua Controls está muito animada para esta edição. A empresa espera fazer novos contatos comerciais e mostrar ao público da área seus produtos e novidades. Rua A - Estande 43. 

A Alvenius irá participar pela 3ª vez. "A Febrava será fundamental para que a companhia possa seguir neste caminho de disseminação do Sistema Ranhurado no país", diz Guilherme Teixeira, coordenador de marketing. Em seu estande, a empresa terá um sistema de tubulação real, montado com os acoplamentos, conexões, válvulas e filtros para que os visitantes possam vivenciar na prática a facilidade na montagem, presenciando os benefícios técnicos e operacionais gerados ao optarem por essa linha de produtos. "A empresa irá reforçar e incentivar o uso de acoplamentos mecânicos rígidos ou flexíveis para união de tubulações com extremidades ranhuradas. Essa alternativa apresenta-se vantajosa, pois elimina o processo de solda ou rosca do canteiro, seja em um empreendimento novo ou em um retrofit. Com isso, além de otimizar a mão de obra, haverá uma instalação mais limpa, silenciosa, rápida, precisa e ‘amiga’ do meio ambiente", garante Teixeira. Rua F - Estande 69.

A Apema participa da Febrava desde a sua primeira edição. Para Hugo Matos, gerente comercial, o evento é hoje a maior feira da América Latina no setor de refrigeração. "Nela encontramos os principais players, as principais tendências de mercado e as maiores oportunidades de negócios do setor. Sem dúvida é a principal vitrine para apresentar a nossa marca e lançamentos", explica Matos. Nesta edição, a Apema apresentará sua linha completa de equipamentos para refrigeração Industrial, como condensadores e evaporadores casco e tubos e as placas (Brasadas e Desmontáveis), assim como sua linha completa de equipamentos para troca térmica, como resfriadores de óleo; resfriadores e aquecedores em geral (casco, tubos e as placas); radiadores industriais; e sistema Hydro Cooler para resfriamento de água industrial em circuito fechado. Rua B - Estande 32. 

A Arkema participa da Febrava desde 1998. O foco principal da empresa será o fluido refrigerante FORANE R-427A, solução para o Retrofit do R-22. A substituição deste fluido proporciona facilidade, rapidez e eficiência energética com uma classificação de segurança A1 pela ASHRAE. A Arkema espera aproveitar toda a visibilidade que a Febrava proporciona para divulgar sua marca e produtos, focando em soluções que substituem o gás R22 em retrofits. A empresa acredita que a eliminação dos HCFCs é o fato mais emergencial para o mercado de reposição no momento. Rua C - Estande 90 com a Rua B - Estande 68.

Durante a Febrava, a Armacell destacará soluções completas para o mercado de AVAC-R, como o Armaflex Fittings, peças pré-fabricadas de isolamento térmico Armaflex, padronizadas em diversas espessuras e tamanhos, para isolar curvas, Ts e outras interferências; o Armaflex Tape, fita aluminizada para melhor acabamento e isolamento de dutos, controlando a condensação e a perda de calor; o Armaflex Chek D, um revestimento flexível não metálico, fabricado em fibra de vidro e que protege o isolamento contra intempéries, radiação UV e impactos; e o Arma Chek S, revestimento flexível produzido em fibra de vidro com acabamento metálico e que protege o isolamento contra intempéries, radiação UV e impactos. Rua J - Estande 40.

A Belimo Brazil irá expor em seu estande a PIQCV - Válvula de Zona de Pressão Independente ZoneTight (PIQCV) que oferece todas as vantagens de uma PICCV -  Válvula de Controle Caracterizada de Pressão Independente, mas em uma versão/configuração ultracompacta. O produto combina um regulador de pressão diferencial com uma válvula de controle de duas vias para fornecer um fluxo específico para cada grau de abertura de esfera, independentemente das flutuações de pressão do sistema, desempenhando as funções de equilíbrio e de controle em uma unidade, dentre outras carcacterísticas. "A expectativa principal é levar ao conhecimento da indústria de AVAC as soluções e produtos voltados para eficiência energética e com grande apelo de inovação tecnológica", explica Leandro Augusto Medéa Antonioli, da Regional Application Consultant - Engenheiro de Aplicações. Rua A - Estande 20.

"Este ano, em especial, a participação da BerlinerLuft do Brasil na Febrava será de grande importância, pois serão lançados novos produtos, como uma linha de Fan Filters, climatizadores de alta eficiência com recuperação de energia, exaustores para extração de fumaça e ventiladores tipo ‘jet fan’. Um dos lançamentos interessantes é o novo exaustor tubular com fluxo em linha para extração de fumaça, modelo TCN-4K. A principal vantagem e diferencial deste exaustor é a inovadora concepção da montagem do motor. No exaustor TCN-4K o motor elétrico está acoplado diretamente ao rotor, porém, fora do fluxo de ar. Este exaustor está testado e apto a operar a 400ºC durante duas horas. Outro ponto importante a destacar é que a empresa está em fase final de construção de sua nova sede. Serão mais de 14.000m2 de área construída, com instalações, máquinas e equipamentos de última geração. A nova sede será no Distrito Industrial de Alvorada, no Rio Grande do Sul", esclarece Cícero Scarpini, diretor. Rua F - Estande 71.

"A BITZER participou de todas as edições da Febrava sem nenhuma interrupção, pois, acredito que este evento, mais que uma feira de negócios, é uma grande oportunidade de relacionamento com os clientes, fornecedores e amigos", diz Eduardo Almeida, gerente de refrig/marketing da empresa. Nesta edição, segundo Almeida, a empresa estará apresentando o maior número de lançamentos nunca apresentado em edições anteriores. A linha ECOLINE, além de novos modelos, estará apresentando o novo controle de capacidade CRII, que pode reduzir a capacidade em até 10% de forma quase linear e o módulo de controle B//SMART que agrega as proteções básicas como, também, funções de controle e datalog em tempo real, podendo ser acessado através de qualquer dispositivo móvel. Em relação ao ar condicionado, a empresa irá apresentar a nova linha Scroll Orbit 6 e montagens composta com a linha Orbit 8 (Duo ou Trio) e os novos compressores parafusos compactos CSVH com inversores de frequência acoplados. Rua C - Estande 20.

Este ano será a 5ª participação da Bry-Air. Nos últimos anos, um dos pontos positivos, segundo a empresa, foi o aumento do número de expositores. Este ano, haverá um foco maior em equipamentos direcionados para processos industriais, especialmente a linha de desumidificadores da série FFB (Compacta) e sistemas integrados de grande porte. Nas edições anteriores houve maior foco em máquinas de aplicação comercial e componentes para O&M’s. A empresa espera consolidar visibilidade, além de estreitar relacionamento com consultores e instaladores. Rua A - Estande 18.

A Capmetal participa da Febrava desde 2007. "A Febrava gera visibilidade e, ao longo desses anos, a lista de expositores melhorou consideravelmente. Ampliou as possibilidades de parceria. A organização do evento também tem sido um ponto positivo", descreve Domenico Capulli, diretor. Este ano, a Capmetal não irá lançar nenhum produto, porém, apresentará novamente seus equipamentos de exclusiva tecnologia patenteada, como o precipitador hidrodinâmico ilustrado. O Clean Air, com sistema de limpeza específico com resfriamento do ar, também será exposto em sem estande. Rua G - Estande 46.  

Em atividade desde 2010, a Cobresul é uma opção de fornecimento seguro e confiável de semimanufaturados de cobre para diversas aplicações nos mercados de refrigeração, ar condicionado e construção civil. Mais nova empresa das Organizações Plasinco, a Cobresul Metais está marcando presença em fabricação de semimanufaturados, tubos e conexão de cobre. Rua D - Estande 59.

A Coel apresentará em seu estande o controlador eletrônico digital para refrigeração modelo B05. É um controlador digital microprocessado desenvolvido para aplicação em expositores e freezers. Possui quatro saídas relés para controle do compressor, degelo, ventilador e saída auxiliar; três entradas para sondas de temperatura (PTC, NTC ou PT1000); e uma entrada digital e display com dois tamanhos (modelo P03S e P05S); diversas cores disponíveis e com funcionamento independente do módulo de controle (B05). "As expectativas são positivas, ainda que o país e todo o mercado internacional estejam em crise, a empresa espera gerar bons leads e compartilhar as novidades com os visitantes que passarão na feira durante os quatro dias", explica Silvio Barbelli, gerente de engenharia de aplicação. Rua C - Estande 40.

Esssa será a 8ª participação da Conforlab. "A Febrava é o maior encontro do setor de AVAC da América Latina e uma grande oportunidade de lançar novos produtos e serviços. As ilhas temáticas são sempre inovadoras e levam muito atrativo à feira. A reforma do centro de exposição, agora chamado de São Paulo Expo, também gera expectativas de melhoria”, explica Leonardo Cozac, diretor da empresa. A Conforlab apresentará dois lançamentos, o Programa de Qualidade de Ar em Escolas, uma ferramenta simples do EPA – Agência de Proteção Ambiental, dos EUA, que auxiliará as escolas a melhorar o ar respirado pelas crianças e professores; o outro lançamento será a parceria entre a Conforlab e a multinacional de produtos químicos Diversey, com uma linha completa de soluções para tratamento de água e limpeza. Rua A - Estande 11.

Será a primeira participação da CRC Compressores. A empresa presta serviços de remanufatura de compressores que são utilizados em sistema de ar condicionado central e refrigeração industrial e comercial. "A expectativa em participar deste evento é solidificar ainda mais a marca no mercado, fortalecer parcerias existentes e ampliar nossa carteira de clientes, apresentando a eficácia em transformar um compressor avariado em um com total capacidade operacional", diz Ariane Fuser, diretora administrativa. Rua B - Estande 50.

A ebm-papst vai participar da Febrava 2015 com foco em eficiência energética. Apresentará a nova linha de ventiladores centrífugos, o RadiFit. A hélice, o motor, o controle eletrônico e a voluta foram desenvolvidos como uma unidade funcional, pronta para operar. O motor de comutação eletrônica é integrado diretamente no rotor, reduzindo consideravelmente as dimensões da instalação. Uma vantagem adicional é que as dimensões do RadiFit são idênticas às dimensões de modelos convencionais disponíveis no mercado. Isso faz com que a linha seja ideal para o uso em novos sistemas, bem como para a modernização focada em eficiência de energia nas instalações antigas. Rua G - Estande 20.

A Emerson Climate apresentará seus destaques com foco em três áreas: eficiência energética com a linha completa de compressores Scroll para R-410A para ar condicionado, incluindo a quinta geração da família Scroll e a tecnologia de modulação de capacidade digital aplicada nestes produtos; soluções em refrigerantes para as aplicações em CO2 como o compressor semi-hermético para sistema transcritico e as soluções com compressores Scroll para sistema subcríticos, incluindo a tecnologia digital de modulação de capacidade; conectividade, uma vasta linha de soluções eletrônicas para gerenciamento e monitoramento de instalações de refrigeração e ar condicionado. Rua C - Estande 30. 

A Emkarate apresentará a linha de lubrificantes para compressores de refrigeração Emkarate para os gases HCFC / HFC, produtos com aprovações dos fabricantes de compressores como Bitzer e Carrier. A empresa atua em toda a cadeia de refrigeração (manutenção, retrofit, preenchimento quando novo). "A expectativa é enorme, pois será exposto no estande, uma linha de produtos aprovada pelos fabricantes de compressores, preço competitivo no mercado e um produto de qualidade", diz Vinicius Pizzani, diretor técnico da empresa. Rua A - Estande 47.

"A Epex participa da Febrava desde 1997, que também foi o ano de fundação da empresa. A feira tem melhorado gradativamente ao longo dos anos, não só no seu conteúdo, mas nas possibilidades que ela fornece aos expositores e seus clientes. Em edições mais recentes, a criação do showroom virtual, perfil virtual, agendamento de reuniões e informações online, tudo colabora para uma melhor comunicação entre o visitante e o expositor", comenta Rogério Pires, gerente nacional de vendas. Rua C - Estande 78.

Nesta edição da Febrava, a Evapco Semco mostrará suas novidades em termos de torres de resfriamento e condensadores evaporativos, mas as principais inovações, segundo a empresa, são as torres de resfriamento AT, as torres circuito fechado ATWB e os condensadores evaporativos da linha ATC com performance certificada pelo Cooling Technology Institute (CTI) e com serpentinas de tubo oval patenteadas que maximizam a performance. A empresa irá apresentar a linha ECO, torres de circuito fechado e condensadores evaporativos com serpentinas aletadas, especialmente desenvolvidas para maximizar a performance e diminuir em mais de 50% o consumo de água e energia elétrica, com a utilização do sistema de controle Sage Control, permitindo que os equipamentos utilizem água de acordo com as condições climáticas diárias de cada instalação. Rua B - Estande 20.

A Every Control apresentará o EV3X21, um controlador para produtos resfriados, salas de preparo ou aquecimento, com profundidade de 33 mm facilitando a instalação. Possui uma saída para controle da refrigeração e uma sonda de temperatura. Pode realizar degelos automáticos por parada da refrigeração. O teclado touch-screen, sem botões mecânicos impedindo a entrada de água pelo frontal, confere grande durabilidade e robustez. O display maior, com ícones coloridos, facilita a identificação de status por leigos. Podem ser configurados rapidamente usando a chave EV3KEY, com possibilidade de gravar/restaurar os parâmetros do fabricante do equipamento. Possui, ainda, tecla exclusiva no frontal para desligamento do equipamento, bloqueio automático do teclado, para evitar alterações indesejadas, e possibilidade de alteração da senha de acesso para um valor exclusivo do fabricante. O modo de baixo consumo confere um apelo sustentável ao equipamento que possui uma função de economia de energia após intervalo longo sem operação. Rua B - Estande 52.

Em sua 13ª participação como expositora na feira, a Full Gauge Controls reserva algumas surpresas e durante o evento irá lançar oficialmente a VX-950 plus, uma válvula de expansão eletrônica. Destacará também o MT-444 eXpress e todos os produtos da linha Evolution (TC-900E LOG, MT-512E LOG, MT-520E, MT-520E Fast, MT-514E, MT-516E e PCT-410E plus). “A Febrava é o evento que sempre marca a apresentação dos nossos lançamentos. Nesta edição a empresa irá completar 30 anos de sucesso e as comemorações surgirão com grandes surpresas para os visitantes”, ressalta com muito entusiasmo Antonio Gobbi, diretor da Full Gauge. Rua D - Estande 50.

Esta é a segunda participação da Halton Refrin na Febrava. "A empresa está certa do sucesso do evento tendo como base a experiência de mais de 20 anos expondo com a Refrin", diz Marcelo Vale, diretor comercial. A empresa está apresentando as Coifas KVE com sistema Capture Jet (R), de captura e contenção de vapores de gordura; também o sistema de DCV para ventilação controlada por demanda; além do sistema KGS para medição da camada de gordura no interior dos dutos e equipamentos, entre outras novidades. "O principal objetivo é demonstrar de forma iterativa aos visitantes as tecnologias", comenta Vale. Rua E - Estande 70.

A Heatcraft apresentará cinco lançamentos durante a Febrava, são eles: condensador remoto com motor de 910 mm de diâmetro; unidade condensadora de 1 a 6 HP com compressor Scroll; unidade condensadora silenciosa; unidade condensadora com múltiplos compressores para alta capacidade e a versão B do Splitflex. Segundo a empresa, durante anos seus produtos foram desenvolvidos com o intuito único de trazer vantagens aos seus clientes finais através de tecnologias sustentáveis. Este ano, em plena crise, a empresa conseguiu manter um crescimento significativo no mercado, porque os clientes conseguiram enxergar a vantagem de se comprar um produto tecnológico. Rua F - Estande 30.

A IMI Hydronic Engineering participa da Febrava desde a sua chegada ao Brasil. A empresa pontua como um importante avanço ao longo destes anos o nível de conhecimento dos visitantes. Estará expondo quatro lançamentos: TA-Compact-P, TA-Compact-T, Zeparo Cyclone e Eclipse. A empresa espera que haja um grande fluxo de visitantes em seu estande e que seus produtos possam atender às expectativas dos mesmos. Rua A - Estande 49.

A LG Electronics participou de todas as edições da Febrava desde 2001, o mesmo ano em que iniciou a produção na fábrica de Manaus (AM). Para a LG, a feira tem superado todas as expectativas, ano após ano. Segundo a empresa, desde sua primeira participação, a feira expõe o cenário de crescimento no segmento de ar condicionado, com espaços cada vez maiores, maior representação na mídia e novas ações, como palestras e congressos sobre eficiência energética. A empresa lançará o Simulador de Economia de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor possa verificar o quanto economizará na conta de energia elétrica ao escolher o condicionador de ar Inverter V, da LG. O novo simulador já está disponível nas versões web e para sistema Android, e, além de mostrar a economia, é ideal para ajudar os novos consumidores que ainda não decidiram a escolha do ar condicionado de sua residência. Rua E - Estande 20.

Esta será a quinta participação da Linter Filtros. Para a empresa, a Febrava oferece uma oportunidade aos expositores para apresentarem seus produtos, destacando novos lançamentos, com a expectativa de geração de novos negócios. A empresa expõe o FFU-GII 48”, uma caixa de filtragem Linter. Ela apresenta gabinete em chapa de aço pintado em epóxi branco e ventilador com baixo nível de ruído com luminária. Acompanha filtro HEPA com vedação através de gel seal e regulagem de vazão feita através de dimmer. Rua B - Estande 78.

A Mastercool do Brasil participa da Febrava desde 2001. O diretor geral, André Oliveira, acredita que as Ilhas Temáticas foram um avanço muito interessante. A empresa irá destacar as ferramentas com tecnologia agregada e que trazem ganho de produtividade para o técnico de refrigeração, como, por exemplo, os Manifolds Digitais. O novo Analisador de Sistema A/C 52251 também será apresentado na feira. É uma ferramenta universal que, além de calcular informações críticas para o sistema de ar condicionado, também diagnostica problemas básicos no sistema. Será lançado o detector de vazamento 55800 para todos os fluidos refrigerantes e, também, o hidrogênio para ser utilizado na mistura. É uma tecnologia que permite detectar vazamentos extremamente pequenos, pois, nesse caso, somente a molécula do hidrogênio, a menor da tabela periódica, é detectada. Rua A - Estande 69.

“Esta é a segunda vez que a Mecalor participa como expositor. Desde a última edição a empresa decidiu entrar aos poucos no mercado de ar condicionado com produtos diferenciados. A empresa irá expor um chiller de 250 TR condensação a ar de alta eficiência com compressores scroll inverter e sistema adiabático para resfriamento do ar do condensador, para aplicação em sistemas de ar condicionado centralizado com expansão indireta. O chiller utiliza evaporadores a placas de alta eficiência, condensadores microchannel de alumínio e compressores scroll de um tamanho inédito no mercado brasileiro. O refrigerante é o R410A e a carga é 50% menor do que em chillers convencionais”, diz Marcelo Zimmaro, gerente de vendas da empresa. Rua G - Estande 28.

A Multivac/MPU participa desde 1989. Este ano vai ser a 14ª participação. A empresa, especializada em ventilação e ar condicionado, irá lançar o Ventilador CFM, especialmente desenvolvido para a renovação de ar em pequenos e médios ambientes, atendendo a legislação e as normas em relação ao QAI. Suas principais vantagens são: solução "All in One”, que combina o ventilador com caixa de filtragem; altura reduzida (25 cm) podendo ser instalado em cima do forro; baixo nível de ruído, a caixa toda é isolada acusticamente; possui dois tamanhos disponíveis (500 m3/h e 1000 m3/h). Rua A - Estande 41.

"Acho que a feira foi se aperfeiçoando e, principalmente, se internacionalizando ao longo do tempo. Como melhorias, cito as ilhas temáticas, que trouxeram uma visão mais prática da aplicação do produto e a engenharia embarcada, além do CONBRAVA que muito evoluiu nos seus temas. A Munters pretende apresentar dois novos produtos na Febrava. O primeiro é o IceDry, um desumidificador projetado e fabricado para instalação dentro de câmaras com temperaturas negativas (câmaras de congelados). O segundo é o Revolution, equipamento que combina a tecnologia de resfriamento evaporativo direto e indireto possibilitando a climatização sem utilização de compressores (free cooling), parcial ou total, dependendo das condições climáticas da região; porém, este lançamento depende de questões burocráticas de importação, uma vez que é fabricado no México", explica Danilo Santos, sales manager business área air tratament. Rua F - Estande 38.

Esta é a quarta participação da Oventrop na Febrava. A empresa estará apresentando a série de válvulas Cocon Q, válvulas de controle e balanceamento dinâmico, independentes de pressão, para a classe de pressão 25 bar. Para o engenheiro Thomas H. Spitzl, country manager Brasil, as expectativas são positivas, pois, o contato direto e a divulgação da marca no mercado brasileiro de AVAC-R é um objetivo continuo de sua estratégia no mercado, e a Febrava é um elemento importante para desenvolver este objetivo. Rua F - Estande 79.

A Polar Construindo Soluções participa desde 2007. "Na minha opinião, o Destaque Inovação dado pela Febrava aos participantes que inscrevem produtos inovadores é um dos pontos fortes; outro é a presença de vários fabricantes de nosso segmento, além de técnicos e clientes importantes. A empresa irá mostrar nossa linha de caixas de passagem para split. A Polar lançará a nova solução para a linha de climatização Polar = CPP 003 e CPP 005 com dreno reversível, fixador interno do tubo dreno e aleta de nivelamento", explica Fernando Lente de Andrade, gerente comercial. Rua A - Estande 32.

Contando com essa edição, a PoliPex participa pela nona vez. A empresa irá apresentar os conhecidos isolantes térmicos em polietileno expandido e espuma elastomérica, além do lançamento de um sistema de revestimento de tubulações, dutos, tanques e equipamentos, desenvolvido pelas novas parceiras, a Lenzing Plastics e Sebald Isosystem, exclusivamente importado e distribuído ao Brasil pela PoliPex, e que chega ao mercado brasileiro com grande potencial de aplicação. Trata-se de material multilaminado, composto por PVC, alumínio e película anti-uv para ser utilizado no revestimento de isolamento térmico para as mais diversas áreas. Além dessas vantagens, o custo da mão de obra de revestimento cai muito, viabilizando ainda mais sua aplicação. Rua D - Estande 60.

A Powermatic participa da Febrava desde 1995. A empresa estará apresentando para o mercado toda a sua linha de acessórios e dutos retangulares e circulares para ar condicionado, exaustão, ventilação e transporte de resíduos, produzidos em aço galvanizado, alumínio, inox ou chapa preta. "Além de apresentar os produtos tradicionais, a empresa destacará ainda seu potencial para a produção de materiais de caldeiraria leve e estruturas metálicas, como plataformas para equipamentos, passarelas industriais, escadas, guarda corpo entre outros. A Febrava é a maior feira do setor realizada na América Latina e nos dá a oportunidade de realizar sempre novos negócios, além de estreitar os contatos com antigos e atuais parceiros. No evento, também podemos ter uma visão mais ampla de como está o mercado atual, quais são suas fragilidades e quais caminhos podemos tomar para melhorar nossa atuação", argumenta Henrique Carlos Pinto, gerente comercial. Rua E - Estande 80.       

A Premium Ar Condicionado participa da 19ª edição da Febrava com exposição de equipamentos no estande da Transcalor. “Temos uma parceria técnica comercial com a Transcalor. Será gratificante falar sobre a configuração de nossos equipamentos fancoil, self contained e caixa de ventilação”, explica João Paulo Viotto, diretor técnico da Premium Ar Condicionado. A parceria Premium/Transcalor foi firmada em março deste ano e é importante para as empresas atenderem a demanda do mercado de expansão direta e indireta. “Além de apresentar soluções para climatização com os nossos equipamentos, a Febrava é importante para ampliar o networking e estreitar o relacionamento com potenciais clientes”, diz Rafael Del Compare, sócio da Premium Ar Condicionado. Rua D - Estande 89, no estande da Transcalor. 

"Este ano a Reintech se dedicou a consolidar as técnicas construtivas já existentes, desenvolvendo melhorias específicas e buscando o estado da arte em cada equipamento; entretanto, não se trata de lançamentos, mas sim de consolidação evolutiva da tecnologia de construção e acabamento" diz Carlos Eduardo Rein, engenheiro e diretor da empresa. A empresa estará apresentando quatro equipamentos de sua linha: unidades de tratamento de ar com construção especial; chuveiro de ar; caixa de filtro tipo troca segura bag in bag out; e a unidade filtro ventilador. Rua F - Estande 59.

Esta será a 5ª participação da Rocktec que não estará lançando nenhum produto, e sim apresentando melhorias dos já existentes e qualificando-os ainda mais para atender às necessidades dos clientes. O principal produto que será apresentado e melhorado é o painel pré isolado AluPir. Segundo a empresa, a Febrava é um cartão de visitas para o mercado nacional e arredores. A empresa sempre espera muito deste evento e, ao longo de suas participações, têm obtido retornos muito positivos e esta edição servirá como termômetro para saber mais de perto como anda o Brasil. Rua B - Estande 12.

Essa será a sétima edição da Sictell no evento. A Sicflux apresentará sua linha completa de produtos para renovação de ar, composta de exaustores, tubos e acessórios. Serão três lançamentos, o novo modelo ACI 400, ampliando a gama de atuações desta linha de produtos; as novas caixas de filtro Filbox, que agora atenderão maiores vazões; e o principal lançamento será a linha Sonora, um exaustor compacto, ultra silencioso para longos percursos de tubo, que vem com o exclusivo sistema “FixAR”, auxiliando muito a instalação do produto. Rua C - Estande 10. 

A S&P Brasil/Otam estará lançando três novos produtos. O CG - Gabinete Compacto, uma caixa de ventilação com descarga horizontal ou vertical, com design compacto, projetada para trabalhar com ar limpo, é fabricada em chapa de aço galvanizada, podendo ser revestida com pintura. O VIX - Ventilador de Indução para Garagens, utilizado como equipamento auxiliar de ventilação, recomendado para aplicação em garagens para expelir ar estagnado,  sujo e quente de escapamentos de veículos. O outro lançamento será o GF - Caixas de Ventilação para Forros. São compactas, com altura de instalação para forro, munidas de ventilador tipo Sirocco, com pás curvadas para frente. Possuem transmissão por polias e correias com baixo nível de ruído, e são construídas em chapa de aço galvanizada, podendo ser revestidas com pintura. Rua D - Estande 58.

A SLIC levará como lançamento para a Febrava 2015 o controlador de CO2, válvula de controle de energia e BTU meter com comunicação Bacnet, e a nova linha de termostatos. A empresa comenta que o país está vivendo um momento difícil em sua economia, mas está confiante e esperançosa. Rua J - Estande 60.  

A Tecumseh está retornando em 2015 com o claro objetivo de divulgar as suas soluções para os segmentos comercial leve, comerciais até 40HP, bem como refrigeração doméstica e ar condicionado. Destaque para a unidade condensadora semi-hermética de 5 a 40HP; e para os novos compressores TA², TC e AJ², todos mais eficientes, silenciosos e com uso de gases refrigerantes de baixo GWP. "O objetivo é gerar negócios, certamente. Toda a equipe organizadora fez um esforço especial para esta edição do evento e temos expectativas positivas. A proximidade com os clientes nacionais e internacionais é outro ponto de destaque, além, é claro, de explorar novas oportunidades dentre as soluções tecnológicas que será apresentado, o IOT – Internet das coisas aplicadas na área de refrigeração", explica Homero Busnello, diretor de Marketing para América Latina. Rua D - Estande 48.

A Termointer esteve presente na Febrava nas últimas nove edições. "A feira cresceu muito se tornando a maior vitrine do ramo no país. A estrutura do evento também acompanhou a evolução do mercado, se tornando cada vez mais abrangente para todo o ramo de ar condicionado e refrigeração, sempre acompanhando as evoluções tecnológicas do mercado. A empresa estará apresentando a nova linha de serpentinas especiais curvada em cobre x cobre", comenta Guilherme Andriolli, gerente administrativo da Termointer. Rua F - Estande 61.

A Termomecanica participa desde 2005. "A feira tem proporcionado ao longo das edições a divulgação da marca e, principalmente, o fortalecimento do relacionamento com os clientes. Apesar do cenário econômico desfavorável, a Febrava tem como principal objetivo reforçar a marca Termomecanica e apresentar para nossos clientes a linha de tubos ranhurados fabricados pelo processo cast and roll. Com um mercado cada vez mais competitivo e com entrantes internacionais, faz-se necessário reforçar a marca para novos clientes e manter a parceria com clientes de tradição", comenta Marcelo Silva, gerente de vendas. Neste ano, apresenta um produto novo, o tubo de cobre em barra fabricado conforme norma ASTM B280, ou seja, tubo tamponado e com assepsia interna. Rua D - Estande 81.

Para a Testo do Brasil, a qualidade dos visitantes tem crescido consideravelmente. A empresa irá apresentar um novo sistema de medição para monitoramento de temperatura e umidade, permitindo que os dados sejam verificados em smartphones ou tablets, já que aos resultados das medições ficam em nuvens, e facilitando a atuação em validação e mapeamento térmico. Focado em ventilação, o balômetro Testo 420, representa um novo conceito neste segmento. Rua G - Estande 76. 

A Transcalor apresentará aos visitantes o Chiller Turbotrans, tecnologia em eficiência energética, pois se trata de um chiller fabricado no Brasil, fruto da parceria entre Transcalor e Smardt (uma empresa de origem canadense, com unidades fabris no Canadá, EUA, Alemanha, Singapura, China, Austrália e Brasil). Serão lançadas também as unidades de climatização de precisão, nas versões Self, Wall-Mounted, Split, InRow, e Fancoil, utilizadas principalmente em datacenters, eletrocentros, callcenters, salas limpas e ambientes de missão crítica. O outro lançamento diz respeito à linha de selfs para conforto, nas versões splitada, remota e incorporada. Todos os lançamentos possuem condensação a ar e a água, podendo ser fabricados em todas as tensões trifásicas do mercado. A Transcalor possui a opção de utilizar o novo fluido ecológico R-1234ze no lugar do R-134a na linha Turbotrans. Rua D - Estande 89.

A Trox do Brasil tem participado de todas as edições da Febrava, acreditando que ainda trata-se de um evento para relacionamento e posicionamento de marca no mercado de AVAC. A empresa apresentará alguns produtos e lançamentos, bem como fortalecerá seu conceito one-stop-shop para o mercado, ou seja, todos os produtos de AVAC em um único fabricante. "Apesar da crise em que estamos inseridos, o momento é de fortalecer o relacionamento com os clientes e mostrar que estamos preparados para o futuro. E entendemos que a Febrava proporciona esta possibilidade a todos os participantes", diz Fernando Bassegio, gerente de marketing & customer service Trox do Brasil. Rua C - Estande 18.

Essa será a terceira participação da VL Indústria na Febrava, que lançará o EMS - Energy Management System, um software para gestão energética de instalações prediais. Com este software é possível estudar os principais consumidores de energia e identificar potenciais pontos de economia. Para Wagner Souza, a intenção nessa edição é, mais uma vez, mostrar que a Sauter é uma empresa preocupada em eficiência energética e está no mercado brasileiro com soluções inovadoras e produtos de qualidade e confiabilidade. Rua E - Estande 81.

A Weger do Brasil, com sede em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, estará apresentando sua linha UTA Especial; UTA Hospitalar; UTA Conforto; e a linha de tratamento antibacteriano BACSTOP. A empresa tem como expectativa divulgar a marca Weger e os seus produtos, além de fazer contatos de qualidade com clientes potenciais. Rua F - Estande 51.

A Ziehl-Abegg do Brasil estará apresentando em seu estande o ZAplus, seu novo ventilador inteligente de alta eficiência que possui motor EC ou AC com máxima flexibilidade para qualquer aplicação, garantindo conformidade ErP muito além de 2015. Facilmente adaptável em equipamentos existentes, ele foi projetado para instalação em 3 formas: externo, intermediário e interno ao equipamento, proporcionando uma instalação e montagem com maior flexibilidade e melhor custo-benefício. Com um consumo de energia de 29% menor, condução de cabo protegida, e um aumento da vazão volumétrica em até 9%, o ventilador traz o projeto ideal para a instalação perfeita, com economia e isento de problemas. Rua F - Estande 41.

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários