Ar condicionado
Fortaleza sedia 17º SANNAR
Salão Norte Nordeste de Ar Condicionado e Refrigeração aconteceu em março
postado em: 03/05/2016 16:43 h atualizado em: 13/05/2016 09:57 h

A eficiência energética e sustentabilidade voltada aos sistemas, equipamentos, componentes e soluções de engenharia e projetos estiveram presentes no SANNAR – Salão Norte Nordeste de Ar Condicionado e Refrigeração, tanto nas palestras técnicas quanto na exposição de produtos e serviços.

Realizado nos dias 30 e 31 de março na capital cearense, a 17ª edição recebeu cerca de 250 pessoas nos dois dias de evento, mesmo sob forte chuva que assolou a cidade, mobilizando projetistas, instaladores, profissionais do mercado e estudantes que já estagiam em empresas do setor.

Foram em três auditórios que profissionais das empresas expositoras ministraram palestras técnicas das 13h30 às 19h40, levando à Região Nordeste atualização profissional e divulgação de tecnologias voltadas ao mercado de climatização e refrigeração, desde equipamentos eficientes, passando pelos materiais, componentes, automação dos sistemas, como na palestra “Conforto ambiente, produtividade e eficiência energética” apresentada por Francisco Dantas, diretor da Interplan, lotando o auditório. Dantas falou sobre sua primeira palestra no primeiro SANNAR, mostrando a evolução dos seus projetos com soluções em recuperação de energia como o do RioMar Shopping Fortaleza, além de expor outras tecnologias como a ventilação personalizada em estações de trabalho.

Every Control

A ventilação personalizada, entre outros tópicos, também foi citada por Celso Simões Alexandre, presidente e CEO da Trox do Brasil, em sua palestra “Shopping centers e centros comerciais: Novas tendências de projeto”, igualmente com o auditório lotado. Outro representante da Trox do Brasil, Flavio Valle, falou sobre “Abordagem Trox sobre sistemas de ar condicionado eficientes e sustentáveis”. Para Flávio Valle “estes eventos são muito importantes, pois têm um valor institucional. O SANNAR nos dá a oportunidade de ter os nossos clientes ao nosso lado, e ele dispor do seu tempo para assistir a palestras técnicas, ver um estande, e este tempo é algo muito importante e valioso atualmente. Tivemos durante os dois dias do evento visitas de profissionais da área do ar condicionado bem como os estudantes, estes importantes, pois serão os profissionais de amanhã”.  A empresa expôs ainda seus produtos e divulgou as várias obras demostrando a aplicação destes nos sistemas de climatização.

Armacell

O SANNAR contou também com a exposição de produtos e serviços da Every Control, levando ao evento “Automação e monitoramento para economia de energia”, ministrado por Fabio Cardoso, e expôs seus controladores voltados ao setor de climatização e refrigeração; da Armacell, representada por Bruno Moreno, Johannes Andrade, e Antônio Borsatti, que palestrou sobre “Eficiência energética e controle de condensação com o sistema de isolamento térmico Armaflex”. “Nas visitações do estande pudemos mostrar nossos produtos voltados ao isolamento térmico e vimos que existe um interesse maior do público. Embora a chuva tenha atrapalhado um pouco, caindo o movimento no segundo dia, acreditamos que o SANNAR supriu nossas expectativas”, disse Borsatti. 

Fieldpiece

A Fieldpiece, pela primeira vez no SANNAR, representada por Vinicius Vilani e Américo Martins Junior, divulgou sua linha completa de ferramentas e acessórios como maninfolds, vacuômetros, detectores, entre outros, e foi tema também da palestra “Nossas melhores ferramentas: maninfolds, vacuômetros, detectores, seus usos e porquês”, discorrida por Martins Junior. Vilani e Martins, disseram que foi proveitosa a participação da Fieldpiece e fizeram a seguinte observação: “Em palestras como a de Francisco Dantas, por exemplo, não deveriam acontecer outras simultaneamente no mesmo horário”.

Armstrong

Outra estreante no SANNAR, a Armstrong, apresentou suas “Bombas e controle para a eficiência energética”, tanto em seu estande quanto na palestra proferida por Leandro Pereira. Ricardo Giannichi também esteve presente no estande expondo os produtos da empresa.

A Indústrias Tosi foi representada por Márcio Fortunato, que proferiu a palestra “Climatização para ambientes de missão crítica com alto valor de calor sensível”. Patrice e Marcio Tosi, diretores da empresa, também estiveram presentes no estande durante todo o SANNAR, divulgando sua linha de climatização de precisão. “Cada vez mais o SANNAR tem mobilizado este setor no Nordeste, e tem trazido projetistas e instaladores desta Região. Investir em eventos deste tipo sempre traz resultados positivos”, comentou Patrice Tosi.

A Polipex levou dois temas “Isolamento térmico sob a ótica da sustentabilidade” e “Revestimento não metálico para isolamentos térmicos de tubulações, dutos, tanques e equipamentos”, ambos ministrados por André Dickert. “O nível técnico de quem participou das palestras era bom, público dedicado, esforçado, com muita vontade de melhorar seus conhecimentos e aprender mais. Recebemos em nosso estande também a visita de estudantes e professores, tornando-se oportunidade para a troca de experiências”. Durante a feira a empresa apresentou sua linha de isolação térmica.

Eugênio Representações - IMI Hydronic

“Como o balanceamento hidrônico pode ajudar a garantir o conforto térmico”, foi o tema abordado na palestra de Hernani Paiva, diretor da IMI Hydronic. Para Paiva, o evento abriu boas perspectivas de negócios focados em climatização de shopping centers. A IMI divulgou suas válvulas de balanceamento dividindo o estande com a Eugênio Comércio e Representação, que levou a DSA Engenharia, empresa representada por Maurício Noguti, palestrando sobre “Automação com valor agregado: BI”. Também no estande estavam expostos os filtros de ar e mantas da Aeroglass, e as soluções da Infrasolution, empresa representada por Iuli Lacerda, que ministrou palestra “Contribuição real de sensores para sistemas de alto desempenho eficientes”. 

“Ferramentas e suas aplicações”, foi o tema de Sandro Carvalho, da Mastercool. “Tivemos uma boa visitação técnica em nosso estande, com pessoas interessadas em nossos produtos, e profissionais atentos às novidades tecnológicas do setor”, disse Carvalho.

ebm-papst

Já a ebm-papst foi representada por Leandro Taglieri, que proferiu a palestra “Movimentação inteligente e silenciosa do ar”. Segundo ele, para a ebm-papst a participação de eventos como o SANNAR e ENTRACs reforça a marca da empresa e são importantes, assim como ampliar os contatos com instaladores e projetistas da região.

A Mipal, representada por Artur Jahrmann, apresentou o tema “Selecionamento de evaporadores e condensadores na refrigeração”, e expôs sua linha de produtos citados na palestra. “Tivemos um bom público durante as palestras e sanei dúvidas de visitantes que passaram pelo estande. Foi uma boa oportunidade para conhecer mais os profissionais desta Região”, disse Jahrmann.

Halton Refrin

A Halton Refrin e a Refrin dividiram o estande e apresentaram dois temas durante o SANNAR: “Novas tecnologias em sistemas de ventilação para cozinhas profissionais”, proferida por Danilo Otoni, e “Redes de dutos para distribuição de ar: construção, selagem e limites de vazamento”, ministrada por Wagner Khon. No estande da empresa, banners e catálogos foram utilizados para divulgar e mostrar os produtos das duas. Já Carlos Trombini, vice-presidente da Anprac, discorreu sobre “O associativismo e o mercado de AVAC-R no Brasil”.

A Oventrop, representada por Thomas Spitzl, abordou “Soluções hidrônicas para sistemas de água gelada”, e expôs seus produtos como válvulas de balanceamento; e a Powermatic apresentou dois temas: “Dutos e sua influência na economia de energia e na QAI”, e “Teto frio para climatização de ambientes”, ambos discorridos por Henrique Carlos Pinto, que aproveitou a oportunidade para reforçar a divulgação no estande da empresa das linhas de dutos e acessórios.

Pela Honeywell, Gisele Porciuncula apresentou as palestras “Os benefícios da automação em refrigeração e ar condicionado” e “Automação em sistemas integrados: Overview de produtos e conceito”, além de receber no estande da empresa visitantes interessados nas soluções voltadas a estes mercados. A Heatcraft foi representada por Gustavo Moreira, que abordou “Diferenciais tecnológicos aplicados a refrigeração” e “Evaporadores – conceito e seleção de produtos”. A empresa expôs no SANNAR suas unidades condensadoras, com destaque para o FlexCold.

A MPU-Multivac expôs em seu estande a linha de painéis pré-isolados MPU e equipamentos para ventilação e exaustão. Maurilio de Oliveira, pela Multivac Ventilação, apresentou a palestra “QAI e ventilação: soluções inovadores”, já Robert van Hoorn, pela MPU, abordou “Dutos em painéis pré-isolados”. A Serraff, representada por Benno Schmidt, apresentou “Trocadores de calor Serraff: conceitos, modelos e aplicações”. Tema que também divulgou no estande da empresa.

Danfoss

A Danfoss do Brasil levou ao SANNAR três temas: “A aplicação de tecnologias de velocidade variável no circuito de refrigeração”, apresentada por Leonardo Prado; “O balanceamento e controle de sistemas de água gelada” e “Soluções para aumentar a eficiência em sistemas de HVAC-R”, ambas ministradas por Katuaki Junior. Emerson Vier também esteve presente no estande da empresa divulgando a linha de variadores de frequência, entre outros produtos e serviços.

Belimo

Rodrigo Marques, representando a Belimo, apresentou a palestra “Excedendo as expectativas: equipamentos de alto desempenho energético”. No estande da empresa, Alexandre Moreira destacou a Energy Valve, entre outros produtos. Tanto Marques como Moreira comentaram que a qualidade do público presente foi excelente.

O Testo Smart Probes, lançamento da Testo para o mercado brasileiro, foi amplamente divulgado durante o SANNAR, tanto na palestra técnica “Testo Smart Probes: Sondas de medição inteligentes”, proferida por Felipe Cerqueira, quanto no estande da empresa.

Epex

Já a Epex, representada por Rogério Pires, levou ao evento o tema “Redução de carga térmica em sistemas construtivos com utilização de E.E”. No dia 31, Pires dividiu o tema com Evandro Kochi, da Fibra Flex. O destaque na exposição de produtos foi o isolante térmico VidoFlex.

O XVII SANNAR foi realizado pela Nova Técnica Editorial, com patrocínio das empresas Armacell, Armstrong, Belimo, Danfoss, ebm-papst, Epex, Eugênio Comércio e Representações, Every Control, Fieldpiece, Halton Refrin, Heatcraft, Honeywell, IMI Hydronic, Indústrias Tosi, Mastercool, Mipal, MPU-Multivac, Oventrop, Polipex, Powermatic, Refrin, Serraff, Testo e Trox do Brasil.

Heatcraft

Contou com apoio de divulgação das empresas Totaline, GLC Refrigeração, Ceará Refrigeração, Center Ar Refrigeração, Equipeças Peças para Refrigeração, JBC Comercial de Peças, GS Ar Condicionado, MR Refrigeração; e institucional da ANPRAC e ABRAVA. 

Ana Paula Basile Pinheiro - anapaula@nteditorial.com.br

 

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários