Meio ambiente
Climatização natural com garrafas pet
Uma solução simples e eficaz em Bangladesh
postado em: 08/07/2016 11:04 h atualizado em: 08/07/2016 11:07 h

Em Daulatdia, uma pequena cidade de Bangladesh, vivem aproximadamente 28 mil pessoas. A cidade não possui nenhuma infraestrutura. As casas não têm água corrente e tampouco energia elétrica. Não raro a temperatura ultrapassa, mesmo no interior dos ambientes, a marca dos 45ºC. 

 Como da necessidade surgem as melhores soluções, o uso de garrafas pet veio para amenizar a vida dos habitantes de Daulatdia. A construção deste climatizador é bastante simples: corta-se uma prancha ou um pedaço de papelão rígido que possa acomodar-se na janela. Nele, recortam-se círculos do tamanho do gargalo de uma garrafa pet, formando um padrão uniforme. Corta-se a parte inferior das garrafas, deixando-a em forma de funil, fixando os funis na prancha. Depois é só instalar na janela, com a parte mais larga das garrafas para fora.

O ar que entra pela janela passa através dos gargalos, arrefecendo no processo. Em apenas três meses 25 mil casas já estavam usando essa solução.  

Como isso funciona? O ar quente entra nas garrafas pelo lado de fora e depois manda um ar mais frio pra fora, pela passagem do pescoço da garrafa. Este princípio é similar ao efeito de soprar ar com a boca, com os lábios apertados. Uma solução simples que, de acordo com os idealizadores, pode reduzir a temperatura interna em cerca de 12ºC.

 

 

 

Saiba mais: http://www.naoacredito.com.br/ac-natural/?ref=fb

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários