Ar condicionado
Parque Shopping Maia
Sistema de vazão variável no secundário
postado em: 07/10/2016 15:44 h atualizado em: 01/11/2016 14:19 h
Parque Shopping Maia
(crédito: Nova Técnica Editorial)

O Parque Shopping Maia, localizado na cidade de Guarulhos (SP), possui uma área bruta locável de 31.711 m², composto de 200 lojas e 1600 vagas de estacionamento, com painéis e luzes indicadoras de vagas, academia e 11 salas de cinema. É constituído por quatro pavimentos interligados por vãos iluminados por claraboias e uma luminotécnica única. Os sistemas de ar condicionado, ventilação e exaustão mecânica, e extração de fumaça, foram executados pela Pro Dac Ar Condicionado. O projeto foi desenvolvido pela Teknika Projetos e Consultoria. O sistema instalado no Shopping foi o de expansão indireta, com termoacumulação de água gelada, com capacidade de 2424 TR. São três unidades centrifugas de 800 TR e um tanque de água gelada de 2284 m³. O sistema de água gelada possui circuitos primário e secundário com fluxo vazão variável no secundário.

No empreendimento existem sistemas de exaustão nos sanitários e ventiladores de ar externo para todas as lojas satélites. Para a segurança todos os malls e lojas acima de 300 m² contam com sistemas de extração de fumaça e escadas pressurizadas. Foram utilizadas em todas as lojas sistema de ar externo injetado através de ventiladores com filtragem G4.

CAG - Central de Água Gelada

A difusão de ar utilizou, em sua maioria, difusores lineares. Em relação à eficiência energética foram utilizadas unidades centrifugas com NPLV de 0,53kw/TR, bombas secundárias com variadores de frequência, tanque de água gelada em horários de ponta e a utilização de sistema VRF para as áreas administrativas.

Na questão automação foi instalado um sistema de tecnologia digital com cerca de 600 pontos controlados e monitorados, incluindo gerenciamento com software e interface gráfica.

Ficha Técnica 

Empreendimento: Parque Shopping Maia

Projetista: Teknika Projetos e Consultoria

Instalador: Pro Dac Ar Condicionado

Chillers e Condicionadores: Trane

Isolamento: Armacell

Difusão de ar: Trox

Ventiladores: Projelmec

Torres de resfriamento: Alfaterm

Comissionamento: Térmica do Brasil

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários