Perfil
Ergo Engenharia comemora 30 anos
A empresa conta com aproximadamente 100 funcionários e uma filial no Rio de Janeiro
postado em: 23/11/2016 14:58 h atualizado em: 23/11/2016 15:05 h
A equipe da Ergo: 30 anos de engenharia
(crédito: Ergo Engenharia)

Nascido em 1940, em Pontedera, região da Toscana, na Itália, Riccardo Diomelli chegou ao Brasil, mais precisamente em São Paulo (SP), com 10 anos de idade. Aos 22 anos iniciou o curso de engenharia mecânica na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No último ano do curso, começou a se interessar pelos sistemas de ar condicionado. "Poder acompanhar todo o processo (desde o esboço, a seleção, instalação e finalização da operação) me fascinava. Na época era um mercado completamente novo aqui no Brasil", comenta o fundador da Ergo Engenharia.

Para adquirir experiência, começou a estagiar na montadora Willys Overland do Brasil, passando pela Brasilit, Asea Brown Boveri e, em 1967, foi contratado por Raul Bolliger, para estagiar na extinta Cebec, onde passou por diversos cargos, até assumir uma diretoria na empresa. Ficou na Cebec durante 18 anos. Em 1980, a empresa comprou a Ceibrasil e, com 36 anos de idade, Diomelli assumiu o cargo de vice-presidente da Ceibrasil, indo morar no Rio de Janeiro (RJ), tendo assumido a presidência oito meses mais tarde. Ao se desligar da Ceibrasil voltou para São Paulo e, após suas atividades na Artec e Climatec, fundou, em julho de 1986, a Ergo Engenharia, junto com o irmão e um primo. 

Atualmente, os engenheiros João Carlos Correa da Silva e Renata Salvador Turnaturi estão à frente da empresa. Juntos, administram a Ergo há cerca de 15 anos. "Durante estes anos, a Renata e eu temos trabalhado, incansavelmente, para vencer as mudanças impostas pelo mercado e as perturbações internas, inerentes a uma empresa que está se profissionalizando. Porém, a busca pelo diferencial técnico e a cultura de uma empresa de engenharia não mudaram", enfatiza João Carlos.

O início

Inaugurada em 21 de julho de 1986, no bairro das Perdizes, em São Paulo (SP), a Ergo Engenharia, começou com cinco funcionários, incluindo sua diretoria. 30 anos depois a empresa conta com aproximadamente 100 funcionários e uma filial no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. "A Ergo se orgulha em dizer que seus projetos caminham por vários segmentos, da indústria, escritórios, shopping centers, alimentício, laboratorial, hospitalar, salas limpas e retrofits, todos focados em engenharia e conforto", comenta Riccardo Diomelli.

João Carlos salienta que todas as obras realizadas pela ERGO possuíram e possuem tecnologia em seus projetos e cita alguns empreendimentos, como o Laboratório Novo Nordisk,

Jaguar Land Rover, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, ampliação do Aeroporto de Brasília (DF), Alcon Laboratórios do Brasil, Laboratórios B. Braun, Merck, GE Centro de Pesquisas Global, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ADATA Technology Co., entre tantos outros.

"O atual cenário é bastante complexo, pois, ao mesmo tempo em que a velocidade e disponibilidade das informações aumentam, as restrições ambientais, de segurança e de tecnologia embarcada também aumentam. Temos, no nosso setor, uma queda na qualidade técnica da mão de obra, a falta de formação acadêmica e uma queda no compromisso de uma mão de obra mais nova. Para complicar, temos também uma queda na qualidade técnica no próprio cliente, no poder de decisão da engenharia e da remuneração. Temos procurado atuar em mercados onde a engenharia ainda tenha um valor agregado e o cliente tenha este entendimento. Estamos prestando um serviço personalizado, treinando os profissionais mais novos, visando a continuidade da nossa cultura e empresa", relatam Renata Salvador e  João Carlos.

Riccardo Diomelli, o idealizador

A Ergo Engenharia faz parte das seguintes associações: ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento; SBCC - Sociedade Brasileira do Controle de Contaminação; SMACNA - Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association; e SINDRATAR - Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo. A diretoria da empresa incentiva seu corpo de engenheiros a participar de associações como ASHRAE - American Society of Heating Refrigerating and Air Conditioning Engineers, e ISPE - Internacional Society for Pharmaceutical Engineering.

Charles Godini <charles@nteditorial.com.br>

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários