Febrava
Febrava e CIAR-Conbrava ganham maior amplitude internacional
Realização conjunta com o CIAR atrai público de todos os países das Américas
postado em: 29/05/2017 15:18 h atualizado em: 30/05/2017 14:42 h

A Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar - é considerada a maior feira do setor de AVAC-R da América Latina e uma das maiores do mundo. Este ano, a feira comemora duas décadas de história. Sua principal característica é contemplar os quatro segmentos que constituem a Abrava (ar condicionado, ventilação, refrigeração e aquecimento). Durante sua realização a associação organiza diversos eventos técnicos que propiciam difusão do conhecimento e aprimoramento dos profissionais do setor, como o Encontro de Projetistas, atividades específicas nas sete Ilhas Temáticas, e nos estandes das empresas expositoras. É um ponto de encontro entre profissionais do setor, tanto do Brasil como do exterior, para ampliar e renovar suas redes de contato. Segundo os organizadores, ao longo de 19 edições, constatou-se crescente visitação tanto de profissionais brasileiros quanto estrangeiros. "Não tenho dúvida de que o evento será visitado por profissionais e tomadores de decisões mais interessados, mais críticos e cada vez mais conhecedores das necessidades e oportunidades do setor AVAC-R. São esperados mais de 300 expositores", diz Arnaldo Basile Jr., presidente da Abrava. 

Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, este ano a feira será realizada nas novas instalações do antigo Centro de Exposições Imigrantes, hoje, São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, inaugurado no final do ano passado. Com novas instalações, os expositores encontrarão na Febrava 2017 mais conforto e melhores instalações físicas. Já os visitantes encontrarão as mais atualizadas tecnologias disponíveis nos mercados nacional e internacional, sinalizadas e divulgadas através de todos os meios de comunicação. Estima-se a presença de mais de 35.000 visitantes. "O recém-inaugurado São Paulo Expo, a exemplo dos melhores centros internacionais de exposições, oferece superiores condições de acesso, estacionamento, circulação e ambientação totalmente climatizada. Há uma notável melhora nos serviços de alimentação e comunicação", comenta Basile.

Wadi Tadeu Neaime, presidente do CIAR, e Arnaldo Basile Jr., presidente da ABRAVA

Por vezes, atribui-se às crises econômica e política do país a dificuldade para uma participação mais efetiva na Febrava e eventos paralelos; em relação a essa questão, o presidente da Abrava acredita que “ a esmagadora maioria das empresas do setor AVAC-R têm interesse em participar da Febrava, mas, cada empresa tem sua estratégia mercadológica própria, alinhando suas metas e objetivos. Os motivos diretos e indiretos que justificam suas decisões devem ser respeitosamente acatados, principalmente neste período conturbado de reavaliações políticas e efeitos econômicos imponderáveis".

O Ciar/Conbrava 2017

O Conbrava - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar - tem como finalidade atualizar e oferecer, ao mercado brasileiro e internacional, conhecimentos e trocas de experiências aprimorando o pensamento técnico de um universo muito vasto, como o do setor de AVAC-R. Desde 1989, o Conbrava é realizado juntamente com a Febrava, de dois em dois anos.

Este ano, o Congresso estará incorporando o Ciar - Congresso Ibero-Americano de Climatização e Refrigeração. Criado em 1991, o Congresso é realizado, também, a cada dois anos e no país sede da associação que preside esta Federação. A Abrava preside a Faiar - Federação de Associações Ibero-americanas de Ar Condicionado e Refrigeração - no biênio de janeiro 2016 a janeiro 2018. Os países com associações filiadas à Faiar são: Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, USA e Venezuela. Segundo Wadi Tadeu Neaime, presidente do Ciar-Conbrava 2017 e presidente da FAIAR, fato semelhante na realização do Conbrava em paralelo ao Ciar, aconteceu no Brasil em 1995. "A Abrava, então presidida pelo empresário Cláudio Palma, realizou o III° Ciar na cidade de São Paulo (SP), obtendo resultados considerados bastante satisfatórios". A união desses Congressos permitirá que o Ciar-Conbrava 2017 seja um grande encontro de profissionais do setor AVAC-R. O tema abordado será: “PESQUISAR, INOVAR, CLIMATIZAR, REFRIGERAR”, focando a importância da refrigeração e do ar condicionado na qualidade de vida.

Comissão organizadora do III Ciar, realizado em São Paulo, em 1995.     

“Contando com o apoio de associações filiadas ao FAIAR este congresso chega com muita atratividade. O encontro promete ser um megaevento e certamente será um marco para a comunidade técnica, acadêmica, engenheiros, projetistas, arquitetos, usuários e profissionais interessados na área termo ambiental. Acreditamos que esta fusão de congressos dará mais brilho e grandiosidade ao evento, trazendo trabalhos inovadores e maior número de palestras internacionais. Fortalece um fórum importante onde profissionais do setor e usuários possam contrastar e debater, ampliando conhecimentos e soluções. Para o mercado brasileiro, representa maior visibilidade internacional para nosso mercado e para nosso país, motivado pelo crescimento da imagem e do respeito que a Abrava  vem conquistando no exterior, o que certamente aumentará as oportunidades de negócios para as empresas sediadas no Brasil”, comenta Neaime.

A Febrava 2017 está com o formato consolidado para atender às expectativas dos expositores e visitantes, concentrando a exposição no período da tarde e início da noite, o que permite aos expositores e visitantes cumprirem suas agendas matutinas e noturnas. Uma grande parte dos congressistas do Conbrava visitará a Febrava, aumentando o número de visitantes. Nesta edição, devido ao Ciar, é esperado um aumento ainda maior, dada a participação dos congressistas internacionais.

A participação de técnicos num evento desse porte é primordial. Um profissional que participa dos eventos diversos que acontecem no meio em que atua, mantém-se atualizado, presta serviços com qualidade e assegura sua competitividade no mercado de trabalho. Em relação ao patrocínio de empresas para a realização dos Congressos, a exposição e identificação a eventos educacionais de grande visibilidade, além de resultados comerciais em curto prazo, preservam a imagem institucional de sua marca por longo tempo, sendo percebida como uma empresa que contribui para o crescimento qualitativo e intelectual dos profissionais do mercado. As empresas dos diversos setores que compõe esse mercado, seja da indústria, comércio ou serviços, também podem contribuir de outras formas, como incentivar seus funcionários a participarem dos debates e dos congressos, apresentando trabalhos ou assistindo palestras de seu interesse.

A Febrava 2017 e o Ciar/Conbrava 2017 acontecem entre os dias 12 e 15 de setembro. Os eventos serão realizados no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na cidade de São Paulo (SP). 

Charles Godini - charles@nteditorial.com.br

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários