Febrava
Evento contará com quatro ilhas temáticas
Cadeia do Frio é destaque
postado em: 09/09/2013 15:36 h atualizado em: 16/09/2013 09:17 h
Etapas que envolvem a cadeia do frio será demonstrada durante o evento, ressaltando a importância da refrigeração
(crédito: Nova Técnica)

A importância e crescimento da cadeia do frio na indústria de alimentos será uma das ilhas temáticas e demonstrará todas as etapas que envolvem a refrigeração de alimentos, até chegar à mesa do consumidor. O espaço terá uma área de 220 metros quadrados onde 20 empresas apresentarão as  tendências e inovações da cadeia do frio de forma interativa. A ilha temática Cadeia do Frio é coordenada por Lincoln de Camargo Neves Filho, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP.

“A indústria da refrigeração tem uma participação importante e essencial na qualidade de vida das pessoas, não só pela lembrança imediata do conforto de ambientes climatizados, mas também por garantir a durabilidade dos alimentos. Do armazenamento e transporte de um produto, até sua exposição na gôndola de um supermercado ou seu efetivo consumo, a refrigeração é imprescindível e todo esse processo será apresentado na ilha temática”, disse Neves Filho.

Além da Cadeia do Frio, serão apresentadas mais três ilhas temáticas: Meio Ambiente e Ozônio, Senai Profissionalizante e Salas Limpas.

Com 100 m2, a ilha Meio Ambiente e Ozônio abordará temas como a substituição dos HCFCs e palestras técnicas em um auditório dentro do espaço, além de receber comitivas de vários países e a presença de autoridades do PNUD (Programa das Nações Unidas). Os expositores, que totalizam seis empresas como Bandeirantes Refrigeração, Capital, Dufrio, Frigelar, Recigases e a Zeon, apresentarão produtos e componentes ecologicamente corretos para o meio ambiente e informações sobre legislações atuais para o setor e sobre o Cadastro Técnico Federal do IBAMA.

Ilha Meio Ambiente e Ozônio

A ilha Sala Limpa funcionará em tempo real expondo equipamentos para o controle do ar de ambientes sob risco de contaminação, comuns em áreas produtivas das indústrias farmacêutica, veterinária e cosmética e também podem ser encontrados na indústria de alimentos e automobilística, bem como em clínicas e hospitais. “No Brasil, o uso de áreas limpas é maior nas indústrias farmacêutica e veterinária. No entanto, quanto mais se sofisticam as atividades nas indústrias de alimentos, automobilística e cosmética, maior é a possibilidade de utilização de áreas limpas. A indústria eletroeletrônica e microeletrônica é outra usuária de porte, mas existem poucas instalações no Brasil desses segmentos”, esclarece Rinaldo Lúcio de Almeida, presidente da SBCC.

Ilha Sala Limpa

Na área de exposição do SENAI-SP serão demonstrados os avanços tecnológicos do setor AVAC-R aplicados de forma prática por alunos e docentes. A Ilha Temática terá 100 m2 e os visitantes poderão acompanhar as palestras técnicas com empresas parceiras e as atividades com alunos da escola (como a instalação de sistemas de refrigeração e climatização), além de conhecer os diversos tipos de cursos oferecidos pela Escola SENAI ”Oscar Rodrigues Alves”.

"Todo o profissional com visão de futuro e que está atento às inovações tecnológicas do setor necessita participar de cursos e treinamentos. Também deve estar consciente que o investimento na capacitação profissional propicia a manutenção nesse mercado de trabalho, não somente competitivo, mas cada vez mais exigente quanto às melhores práticas", afirma Marcos Gregório da Silva, Coordenador de Atividades Técnicas da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”.

A Ilha Temática da Formação Profissional – SENAI está sendo toda organizada pela unidade “Oscar Rodrigues Alves”, localizada no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo. A escola é reconhecida pelo mercado como referência na formação de profissionais para o setor de refrigeração e climatização. Além de todo o portfólio desse centro de formação profissional, será apresentado um protótipo de um sistema de refrigeração com aproveitamento de energia desenvolvido por Felipe Benicio, ex – aluno da escola e medalhista na 42º Wordskiils 2013 (competição mundial entre instituições de ensino profissionalizante ocorrida em julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha) e que foi contratado pelo SENAI-SP para integrar, como funcionário, a equipe da Escola.

Ilha Formação Profissional – SENAI

 

SERVIÇO:

18ª Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar
Data:
17 a 20 de setembro de 2013
Horário: das 13h às 20h
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo – SP
Mais informações: www.febrava.com.br

 

Leia também FEBRAVA 2013 espera 30 mil visitantes

FEBRAVA contará com 250 expositores

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários