Febrava
Edição 2013 conta com 250 expositores
Veja os destaques de produtos e serviços
postado em: 09/09/2013 16:37 h atualizado em: 16/09/2013 09:18 h
Empresas da indústria de refrigeração, ar condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento de ar apresentarão suas marcas
(crédito: Nova Técnica)

De acordo com a organização, 250 expositores estarão presentes na 18ª FEBRAVA. Confira os destaques desta edição:

A ACTUA CONTROLS fará o lançamento oficial da linha de sensores para automação predial e outros, além de expor toda linha de controladores sensores transmissores e válvulas das marcas Distech Controls, Greystone Energy Systems Inc., Siemens e TA Hydronics.

 Participando desde 1987, a APEMA levará trocador de calor de placa brasadas de duplo circuito, ideal para operar como evaporador em sistemas de refrigeração, além da linha completa de produtos como: trocadores de calor casco e tubos, trocadores de calor de placas brasadas, trocador de calor de placas desmontáveis, condensadores casco e tubos, evaporadores de placas brasadas duplo circuito, tanques de líquido, separadores de líquido, resfriadores de óleo, sistema de resfriamento de água industrial hydro cooler.

A ARMACELL BRASIL divulgará o AF Armaflex BR, versão mais avançada tecnologicamente do produto da Armacell, que tem como principal diferencial sua proteção antimicrobiana contra fungos causadores de contaminação e manchas de bolor de difícil remoção, contribuindo para a durabilidade da instalação e o controle do mau odor. O AF Armaflex é o sistema de isolamento térmico flexível em espuma elastomérica mais utilizado no mundo e está presente na Arena Minas (Belo Horizonte – MG), Arena Castelão (Fortaleza – CE), Arena Fonte Nova (Salvador – BA), Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata – PE) e Estádio Mané Garrincha (Brasília – DF), que já foram entregues para a Copa das Confederações e também na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), Arena das Dunas, em Natal (RN), e a Arena da Amazônia, em Manaus (AM).

A nova geração de atuadores AF e NF será o destaque da BELIMO. O AF produz um torque mínimo de 180 polegada-libra (+35%); com dampers atingindo 45 pés cúbicos, e o NF produz um torque mínimo de 90 polegada-libra (+50%); com dampers atingindo 22 pés cúbicos. Também presente as válvulas eletrônicas de controle independente de pressão (ePIV) para medição e controle de fluxo; válvula borboleta séries HD e HDU com novo corpo fundido em aço dúctil, estrutura e resistência aprimoradas; os atuadores eletrônicos de falha segura (Fail-Safe); atuadores de balanceamento para fogo e fumaça (Fire & Smoke) e conjuntos de canos (Pipe Packages). 

A BERLINERLUFT, completando as linhas de unidades de tratamento de ar Variocond e Eurocond, lança a linha de climatizadores de conforto ConfortCond. Com opções que vão desde o tamanho CC02 ao CC30, tanto na configuração horizontal quanto vertical. Na linha de ventiladores centrífugos, além de seus tradicionais equipamentos, irá expor a caixa de ventilação modelo BBT com baixa altura para instalação em forro e vazões de até 2000m3/h.

Os destaques da BITZER serão as linhas de compressores semi-herméticos New Ecoline e as novas unidades condensadoras Ccostar para aplicações estacionárias. Para a área de transportes, será apresentada a nova linha de compressores de alumínio Roadstar, com melhores rendimentos e maiores capacidades. A empresa também divulgará o Centro de Treinamento e Tecnologia para sistemas operando com R22, R404A, R134a, CO2 Subcrítico e Transcrítico, em sua fábrica em São Paulo e seus cursos desenvolvidos em 5 módulos: Básico de Compressores, Transportes (compressores para A/c de ônibus e trens e transportes frigorificados), Curso de Projetos (sistemas com pistão e parafuso), Refrigeração Industrial (ênfase em NH3) e Refrigeração Comercial (ênfase em CO2) em português e espanhol. A empresa também está presente no Conbrava, onde Alessandro Da Silva ministrará palestra no dia 19 de setembro, às 9h30 - sala B sobre: “Uma visão geral da experiência obtida da aplicação do CO2 na refrigeração de supermercados no Brasil”.

A CAPMETAL levará o CLEAN AIR, unidade de carbonatação do CO2 em ambientes climatizados de forma a reduzir a vazão do ar externo estabilizando a qualidade de ar interno e economizando energia.

Em sua primeira participação na Febrava e com grande expectativa, a COBRESUL apresentará seus tubos retos para condução de água quente, fria, gás e outros fluidos compatíveis; tubos em barras para usos industriais;  tubos em bobinas LWC para uso em equipamentos e componentes de refrigeração e ar condicionado;  tubos em rolos pancake para uso em instalações de sistemas de refrigeração e ar condicionado;  conexões para instalações hidráulicas e diversas aplicações compatíveis; barramentos de cobre ETP e OFHC e  vergalhões e fios de cobre ETP e OFHC.

A COEL apresentará sua linha de controladores de degelo, de nível, de temperatura e umidade, de temperatura para aquecimento, controladores dedicados para sistemas de ar condicionado, para sistemas de refrigeração, digitais programáveis (CLPs) e microprocessados para refrigeração.

A CONFORLAB irá apresentar seus equipamentos de monitoramento e análise da qualidade do ar interno de acordo o Crédito 3.2 do LEED. Como novidade, o método PVT de análise de Legionella em água, mas rápido e preciso que os métodos convencionais. Os serviços de análise microbiológica de superfície, teste gravimétrico de sujidade em duto e análise de água de consumo humano também serão divulgados no estande da empresa. 

A DAIKIN - MCQUAY apresentará o SkyAir, nova linha comercial de slipts com a tecnologia 100% Inverter e sistema de automação para aplicações comerciais de pequeno e médio porte, com capacidade de até 48.000 BTUs e permite o resfriamento do ambiente em menor tempo com pouca variação na temperatura. Um dos diferenciais da linha está na ampliação dos recursos de automação, antes possíveis apenas aos equipamentos VRV, com  iTouch Manager incluso no sistema, que também permite a utilização de controles com ou sem fio mais simples, para poucos ambientes; controle de grupos de evaporadoras, para gerenciamento simultâneo de 16 ou mais unidades; controles centralizados, para até 64 grupos de evaporadoras, com localização remota de até 1km de distância, e pode ser integrado com o HRV - Heat Reclaim Ventilator, que pode funcionar  com link de gerenciamento de controle de grupo ou com link de zona gerenciado por controle central.  Também é novidade o Cassete Round Flow  com insuflação em 360º com capacidade entre 30.000 BTUs e 48.000 BTUs, a unidade interna Round Flow tem variação entre 30K e 48K e sistema monofásico de 220 V. Está preparada com carga refrigerante para até 30 metros de linha e conta com ajuste de altura do pé direito via controle remoto, que proporciona maior facilidade para a instalação. Outra novidade é a nova tecnologia G para trocadores de calor de alta capacidade. A inovação está no formato em G da serpentina, que conta com quatro faces e somente um coletor por condensadora. Esta tecnologia permite maior área de troca de calor, e adiciona mais uma face para esta troca. Ela também conta com uma serpentina de três filas dobrada integralmente e com 30% a menos de espaço entre aletas. O uso da tecnologia G garante 30% de ganho na eficiência na troca térmica e possibilita uma área de troca 50% maior que o convencional.

A DANFOSS leva produtos e suprimentos para o setor, com destaque para o equipamento de medição e balanceamento PFM5000, utilizado para medição de pressão e balanceamento hidráulico em sistemas AVAC que pode ser utilizado também para medição e balanceamento de diversas outras marcas de válvulas, controlado por qualquer celular que possua sistema Android, além do lançamento da linha de atuadores térmicos e motorizados e componentes para queimadores a gás e óleo como o transformador de ignição EBI4 HP (High Power), que possui uma ignição com maior potência. Outra novidade é o termostato touch screen  DeviregTouch, programável em seus comandos totalmente digitais e possui controle inteligente para garantir que os  sistemas de aquecimento trabalhem de forma otimizada e eficiente. Com grau de proteção IP21, pode ser instalado em ambientes com maior nível de umidade como banheiros, por exemplo. A faixa de trabalho entre 5ºC e 30ºC garante conforto para todos os ambientes, e cabos anticongelamento para câmaras frias.

 A DELTAFRIO leva sete lançamentos, além da linha de evaporadores e condensadores. Entre eles, a linha TC Evaporadores verticais ultra compactos para túneis de congelamento. Esses equipamentos apesar da sua alta vazão e capacidade, possuem como grande diferencial o pouco espaço na profundidade que ocupam dentro do túnel, gerando ao cliente o benefício de poderem diminuir o tamanho do túnel. Outra novidade é a linha de condensadores remotos DCA, o diferencial deste produto está na alta capacidade de condensação, ocupando a menor área de piso possível, ou seja, aumentamos o condensador na altura e consequentemente diminuímos a área necessária para colocação deste condensador, podendo desta forma atender obras de enorme capacidade.

A DUPONT lança na Febrava as novas embalagens para produtos de sua linha de fluidos refrigerantes, como a lata de 425g de Suva® 404A e o DAC de 5 kg do Suva® 410A. O primeiro, bastante empregado na refrigeração comercial e industrial, é recomendado na substituição do R-502 em equipamentos novos que trabalham em baixa temperatura de evaporação. O segundo é indicado na substituição do R-22 em equipamentos novos que operam com alta temperatura de evaporação, principalmente sistemas de ar condicionado. A temática central é a substituição dos HCFCs no Brasil, em conformidade com as determinações do Protocolo de Montreal e destaca um conjunto de soluções para substituição dos HCFCs nos sistemas de climatização e condicionamento de ar, pelo emprego da sua linha de fluidos refrigerantes ISCEON® e Suva®. A DuPont também apresentará palestras técnicas todos os dias, com sessões às 16h, 17h, 18h e 19h.

A DFM – Divisão de Ferramentas e Matrizes apresenta a completa linha de componentes para equipamentos de refrigeração, como tês, manifoldes, curvas, peças para expansão e redução, evaporadores, distribuidores, acumuladores, ponteiras, uniões de aço inox, conexões de latão e alumínio entre outros, e componentes para equipamentos eletroeletrônicos, como porta-fusíveis, terminais e buchas.

A DRI - DESICCANT ROTORS INTERNATIONAL vai expor uma roda roda entálpica, modelo HRW-1200-MS-200, de 1200-mm de diâmetro da, para vazões de ar de 1820 a 10011-m3/h, com secador Molecular Sieves de 3 Angstroms. Para a linha da BRY-AIR, estaremos expondo uma unidade desumidificadora dissecante portátil, modelo FFB-600, para 600-m3/h de ar. Além disso, apresenta uma unidade purificadora de ar, para ambientes de Data Centers, com o objetivo de retirar gases corrosivos que possam prejudicar placas eletrônicas e painéis evaporativos de diversos tamanhos.

A EBM-PAPST apresenta o novo difusor Axi-Top. A aplicação do novo difusor Axi-Top nos ventiladores eletrônicos GreenTech permite a redução no consumo de energia em até 27%, queda no nível de ruído em até 7,2 decibéis e até 9% de melhoria da performance do ar, sem exigir quaisquer alterações no design pelo cliente final (com operação de 6000 horas/ano).Com dimensões compactas, o novo difusor Axi-Top desvia o fluxo do ar para a direção correta, após a saída do ventilador, diminuindo o ruído e otimiza a eficiência. Seu efeito de pressurização minimiza perdas na descarga e faz com que seja mais fácil adaptar o ventilador aos equipamentos disponíveis. Com o difusor Axi-Top, grande parte da energia dinâmica do fluxo do ar é convertida em pressão estática, tornando possível reduzir a velocidade de funcionamento e, assim, o ruído. O Axi-Top não excede as dimensões da base do ventilador no qual está conectado. Esta adaptação permite retrofit nos sistemas existentes, sem a necessidade de modificações e estão disponíveis nos tamanhos 800 e 910 mm. 

A ECOQUEST destacará o MI 1500 - ionizador de particulado em suspensão  e serviços para soluções integradas ligadas à qualidade do ar, seja através da tecnologia RCI da ActivTek, dos serviços de descontaminação da Silux ou do controle dos parâmetros da qualidade do ar e assessoria em eficiência energética da EcoAyr. 

A ELGIN marca presença com seus compressores e unidades condensadoras. O destaque será a Linha ES de unidades condensadoras, desenvolvidas para aplicações onde o nível de ruído tem de ser o menor possível. Dotadas de carenagem com isolamento acústico, possuem alto rendimento frigorífico, baixo consumo de energia, facilidade de instalação e reduzida necessidade de manutenção; e a linha de compressores compactos e domésticos.

A EMBRACO destacará o compressor VNEK, o primeiro da Embraco de alta eficiência para aplicação comercial compatível com fluidos naturais. O VNEK utiliza a tecnologia de velocidade variável que, segundo a empresa, além de reduzir significativamente o consumo de energia, conserva melhor os alimentos e resfria bebidas mais rapidamente.

A EMERSON CLIMATE Technologies destacará suas tecnologias com lançamento da nova linha de compressores Copeland ScrollTM ZS*KA para unidades condensadoras, bem como a 5ª geração de compressores scroll para baixa temperatura, os novos compressores Semi-Herméticos Discus III e os compressores Copeland Scroll para CO2. Em sua linha de compressores para ar condicionado será exibida a linha completa de compressores scroll para aplicações residencial e comercial com R410a de 1 a 60 HP, possui tecnologia “CoreSenseTM” que oferece proteção, monitoramento e diagnóstico do funcionamento do compressor em tempo real, provendo maior confiabilidade e performance; e tecnologia “Copeland Scroll DigitalTM”, que oferece modulação de capacidade de 10% a 100% sem a necessidade de inversores de frequência. Outro lançamento é a nova válvula de expansão série NXT para aplicação em R-410a. Completando o pacote de soluções, apresentará soluções eletrônicas para gerenciamento de instalações, incluindo o novo controlador de Racks de pequeno porte XC660D e o consagrado XC1000. Como solução em redes Modbus, será apresentada a antena Wireless XJ200, homolagada pela ANATEL. Também será apresentado o detector de vazamento de refrigerante MRLDS que utiliza tecnologia patenteada “infrared photoacustic”, o gerenciador de instalações comerciais Einstein E2e e seus I/Os Multiflex, linha de válvulas de expansão eletrônica de pulso e passo e seus diversos atuadores eletrônicos. No estande será oferecida uma série de seminários com temas sobre as tendências do mercado de AVAC-R. Os participantes concorrerão ao final do dia ao sorteio de um mini-Ipad.

A ENCON irá expor linhas de produtos como Sensores e Transmissores da ACI p/diversos segmentos; Válvulas de controle de fluxo Encon e Belimo; Válvula de balanceamento Cimberio; e Soluções p/sistemas micro processados Alerton/Honeywell.

A EPEX levará sua ampla linha de materiais termoplásticos para uso em construção, isolamentos térmico e acústico, embalagem e lazer, entre eles o Polietileno Reticulado (PEX-a) para a condução extra segura de fluidos, resistindo a temperaturas de -100°C e +95°C e pressões de até 12,5bar, sem incrustação ou sedimentação.

 A EVACON levará as colmeias de Condensadores Micro-canal (Micro-channel condenser coils) – distribuidor oficial da empresa fabricante Alcoil; Trocadores Brasados 100% Inoxparceira Alfa Laval, com trocadores de placas brasadas em inox; e Reservatório Separador de Óleo – com dupla solução no mesmo componente, permitindo a passagem somente de fluido refrigerante na continuação da linha de descarga e retendo o óleo na parte inferior deste componente, muito utilizado na refrigeração comercial em racks.

A EVERY CONTROL, presente em todas as edições da Febrava, apresenta as novas versões de controladores e sistemas: Controladores Programáveis para centrais frigoríficas, Controladores para linhas de balcões e câmaras frigoríficas; nova linha CPro3 de Controladores Programáveis para ar condicionado; Controladores para ultracongeladores, câmaras de fermentação e fornos; RICS Free, Sistema de Supervisão remoto de instalações; e Cloud Evolution, sistema de supervisão remoto em nuvem e nova linha de controladores de baixo custo. Levará também a linha de controladores para Chiller “Control Chiller” em 5 versões de hardware diferentes com display LED ou LCD, e para instalação em trilho DIN ou em painel.

A FULL GAUGE CONTROLS reserva surpresas para a Febrava. Além de apresentar sua linha de instrumentos digitais para refrigeração e climatização, a empresa aproveita a ocasião especial para mostrar três grandes novidades. Uma delas é a apresentação da nova plataforma do software Sitrad, o 5.0. Outro lançamento é a nova geração de controladores, ultrapassando os exigentes ensaios feitos pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para a classe de equipamentos industriais e alcançando o nível de rigorosidade exigido para a classe de equipamentos eletromédicos. A empresa instala novamente em seu estande uma sala de aula para os participantes, com palestras e maior aprofundamento prático, que ocorrerá odos os dias da feira, a cada duas horas. 

A FRASCOLD lança novos modelos e destaca as mais recentes soluções para refrigerantes naturais, hidrocarbonetos, CO2 e R717 (NH3). A empresa também irá destacar sua gama única de compressores para fluidos refrigerantes alternativos, incluindo soluções para hidrocarbonetos, dióxido de carbono, amônia e de última geração HFO. Na linha de controles promove a introdução de um novo sistema de diagnóstico, INT69 Diagnose, que permite aos técnicos acessos detalhados a relatórios sobre o desempenho do compressor, e detectar eventuais problemas. Na linha de compressores parafuso destacará o modelo CXH, para aplicações em chillers, ar refrigerado, o portfólio de compressores parafuso, com o lançamento do novo CXIT, com built-in conversor já configurado e programado para alta eficiência em carga parcial (ESEER / IPLV), a nova gama CXW, otimizada para baixa condensação. Outra novidade é o lançamento de uma linha de baixa e media temperatura, “open drive screw”, compressores chamados A-TS, concebido para operar com o NH3, assim como HFC como refrigerantes R404A ou R507.

A GLOBUS leva o “iGLe” Controle e Supervisão Via Celular com aplicações em monitoração de centrais térmicas, iluminação, ar condicionado, grupos geradores, piscinas, etc e aplica-se em CPD onde a temperatura pode ser controlada dentro de uma pequena faixa de operação. GL- GS7, 04S Termostato para Controle Self, GL-GS7.5S e o Termostato para controle de Fancoil.

A GREE apresenta a nova linha de aparelhos de ar condicionado, utilizando fluido refrigerante desenvolvido pela Gree, e destaque para o novo GMV – Gree Multi Variável, com variador de freqüência, refrigerante R410-A, compressor scroll inverter, unidades condensadoras com capacidade de 3 a 34 HP.

Produtos com inovações tecnológicas, que visam à questão da sustentabilidade aliada a alta performance, tais como soluções com menor consumo energético e redução de fluidos refrigerantes é a novidade da HEATCRAFT. Na linha de unidades condensadoras apresentará a  UCR - Unidade de Compressão Remota Semi-hermética e Slim: Unidade Condensadora Slim Hermértica e Scroll, além da linha EF: Evaporador de baixo perfil Flexcold de 1 a 8 ventiladores. A empresa divulgará também o novo centro de tecnologia situado na Índia, que trabalha em conjunto com os laboratórios dos EUA para fornecer qualidade e performance diferenciados ao mercado.

A HITACHI, fabricante de equipamentos e sistemas de climatização com origem no Japão, apresenta sua centrífuga que vai de 400 a 1.500 TR de capacidade. Com isto, a empresa passa a oferecer uma linha completa para a climatização.

A HONEYWELL levará a linha de termostato com comunicação BACnet; Termostato com comunicação Zigbee; Termostato com display em alta definição e comunicação sem fio; Válvula de balanceamento com fluxo independente; de controle independente da pressão; Medidor de vazão de água e BTU meter.

A INDÚSTRIAS TOSI irá comemorar seus 60 anos de mercado e transformará seu estande em um típico bar paulistano da década de 50, em homenagem à época em que foi fundada. No espaço chamado de "Casa Tosi", a família fundadora receberá amigos, clientes e jornalistas. Entre os lançamentos estão as bombas de calor HOT 70WW, solução térmica para aquecimento de água da Jelly Fish, que ao invés de realizar a troca de calor com o meio ambiente usa a água de condensação do próprio chiller para aquecer água para banho a até 70°C. O aquecimento da água acontece em circuito, composto pelo compressor, condensador, válvula de expansão, evaporador e fluido refrigerante (R134a). Outro destaque que será o chiller a ar com bomba de calor acoplada, utilizando o conceito de aproveitamento do calor rejeitado pelas serpentinas de chillers com condensação a ar, pelas evaporadoras de bombas de calor com liberação também a ar. Nestes chillers, parte ou todas as serpentinas condensadoras serão acrescidas de um row para um circuito frigorífico, totalmente independente de bomba de calor. Desta forma, tanto a eficiência da bomba de calor com evaporação a ar é potencializada pela maior temperatura na serpentina evaporadora que compartilhará aletas com as condensadoras do chiller. Assim o desempenho será potencializado pela contribuição da serpentina evaporadora da bomba de calor na redução da temperatura e pressão de condensação final do gás do circuito frigorífico do próprio chiller

A ISOVER mostra sua linha de forros constituídos por lã de vidro para a qualidade sonora dos ambientes, agindo com eficácia na absorção dos ruídos existentes nos ambientes; paredes drywall para isolação térmica e sonora dos ambientes, diminuindo as trocas de calor e de sons, respectivamente, entre o meio interno e externo, constituídas por chapas de gesso, e os tubos cilíndricos bipartidos em lã de vidro, de grande poder isolante, aglomerados com resinas sintéticas, para isolamento térmico em baixas e altas temperaturas de tubulações em geral.

A ITAL vai expor isolante lã de vidro, isolante lã de rocha, isolantes de polietileno expandido, dutos flexíveis, borracha elastomérica, fibra cerâmica, linha complementar e acessórios.

A LG ELETRONICS leva a tecnologia inovadora com novos filtros e modelos diferenciados, como o LG INVERTER V - modelo Libero, emissão de apenas 19dB na unidade interna do produto, utiliza do Novo Filtro Neo Plasma Plus Allergy Free; Libero ArtCool: filtro anti-vírus que combate inclusive o vírus H1N1 e o design premiado da linha ArtCool LG; e Libero E: com o filtro antibactéria lavável e linha de condensadoras VRF, Multi V III. 

 A MICROBLAU apresentará produtos com protocolo ZIGBEE de transmissão e recepção via Radio Frequência, desenvolvido especificamente para indústria. Visa interligar equipamentos localizados a longas distâncias sem a necessidade de cabos de comunicação. Possui baixo consumo de energia, tornando-se mais econômico em comparação com o Wireless e o Bluetooth. Serão expostos também os seguintes produtos: controladores microprocessados EXXA-SL, NESS-PL e NESS-LRC.

A MIDEA CARRIER apresenta soluções completas na linha comercial e industrial por meio de centrais de água gelada e Sistema com Fluxo de Refrigerante Variável (VRF). Destaques para a linha Carrier AquaForce, chiller com alta performance em cargas parciais, além de baixo custo operacional e área de instalação 30% menor se comparado a outros modelos do mercado. Outro modelo resfriador de líquidos a ganhar destaque é o Carrier Evergreen que, segundo informações da empresa, supera em até 44% os padrões de eficiência energética. Além dos resfriadores de líquidos a Carrier apresentará vários modelos de equipamentos de expansão direta, como o Ecosplit Inverter e as linhas VRF, como o MDV Midea. Na linha residencial os destaques são o X-Power Inverter e o Multisplit Carrier

Com o tema “O Futuro. Agora”, a MIPAL pretende mostrar que está alinhada com as tendências mundiais em refrigeração comercial e industrial, que se traduzem em produtos e equipamentos preparados para as mais diversas e específicas aplicações. A preocupação com o design também será mostrado na feira através de equipamentos para espaços mais reduzidos e ainda promete outras novidades que só serão apresentadas durante o evento.

A MPU-MULTIVAC desde 1989 participando da Febrava, vai destacar a linha Clean de painéis pré isolados para dutos e dutos flexíveis com nanotecnologia antimicrobacteriana, além dos dutos em painéis pré-isolados com espuma rígida de poliuretano expandido MPU e os dutos fabricados com painéis MPU, toda a linha da MultiVac com as inovações.

A MUNTERS leva o equipamento para resfriamento do ar através de sistema evaporativo indireto com "free cooling". Por tratar-se de unidades de grande volume de manipulação do ar (vazões de 34.000 a 170.000 m³/h) o equipamento não estará exposto no estande, porém, uma montagem com os trocadores de calor e animações com o princípio de funcionamento do equipamento será apresentada.

A OVENTROP lança a válvula de serviço e controle “Flypass 4TZ” para unidades do tipo fancoletes e expõe sua linha completa de válvulas de balanceamento hidráulico, reguladoras de pressão diferencial e de controle e balanceamento independentes de pressão com ajuste em unidade de engenharia [l/h] e m3/h], como também a linha de soluções para o aquecimento solar, aquecimento e resfriamento de piso e distribuição de água potável.  

A OXICLIMA vai expor os tubos aletados com alta troca térmica, que reduz o tamanho do equipamento em 50% com a mesma capacidade térmica e divulgará o filtro semi-descartável onde somente o refil é trocado e a moldura (quadro) é mantido, substituindo o encartonado de papelão (convencional), além do serviço de limpeza em condensador / trocador de calor com uma máquina desenvolvida por nós que retira o calcário de dentro dos tubos (ou seja, do feixe tubular) sem o uso de produto químico, isso no local do cliente sem precisar tirar o equipamento.

 A POLAR lança a Linha Boreal (dispositivos elétricos): Caixas Shaft para promoverem a transição entre laje e paredes; Dispositivo de Passagem para permitir a passagem no concreto de eletrodutos ou tubulações; Caixas de Passagem para Instalações telefônicas, dados, ou TV; Quadro de distribuição de luz para disjuntores; Acessórios diversos para promoverem uma perfeita fixação das caixas elétricas. 

Dentre as novidades apresentadas pela POLIPEX o destaque é o CLAD-WT, produto trazido inicialmente dos  Estados Unidos. Trata-se de isolamento térmico K-Flex, permeado por um filme com três camadas, sendo uma alma em PVC revestida internamente em alumínio e externamente em mylar, este último, com aumento da resistência mecânica e aos raios UV. Segundo a empresa, em ambientes agressivos, expostos às intempéries, e biossegurança praticamente total, naqueles onde fungos e bactérias são inadmissíveis, constituem exemplos de onde esse revestimento apresenta excelentes resultados. A Polipex pretende ainda divulgar a etapa final de suas próprias obras, destinadas à ampliação da fábrica localizada no município catarinense de São José. Orçadas em R$ 5 milhões e lançadas oficialmente durante a última edição da Feira, em 2011, elas vão aumentar sua área construída de 11 mil m² para 18 mil m², elevando de 110 para 150 toneladas a capacidade mensal da indústria de produzir polietileno de baixa densidade expandido. Já o volume de material estocado subirá do limite atual (algo em torno de 60 mil m³) para quase o dobro disto, abrangendo também a espuma elastomérica K-Flex, que a Polipex distribui com exclusividade no Brasil. 

Mais uma vez presente, a POWERMATIC apresenta duas inovações para edição deste ano: Duto Flangeado e com Furos Oblongos, que facilitam o posicionamento das peças no momento da montagem; e o Dispositivo para Furo Oblongo que, instalado na cravadora POWERMATIC, possibilita furação rápida e sem rebarbas, pode executar furos com diferentes geometrias – elípticos, redondos ou retangulares – bastando substituir as matrizes, além de furar chapas de espessura até 1,5 mm em aço carbono, 1,0 mm em aço inox e até 2,0 mm em alumínio. A empresa também expõe toda linha de dutos retangulares flangeados (TDC/PERFIL); dutos circulares (Espiralados e Calandrados), acessórios para flangeamento, acessórios Duro Dyne e difusão Aerotec.

A PROJELMEC leva as linhas de ventiladores e exaustores industriais, caracterizando-os de forma a atender a necessidades específicas de cada aplicação, de cada cliente. Com sistema de qualidade certificada conforme norma ISO 9001:2008.

A RAC BRASIL apresentará seus componentes para aplicação com CO2 Ventiladores axiais 800 mm Ventiladores axiais de cabeçote.

A REFRIN apresenta soluções para ventilação de cozinhas profissionais através da parceria Refrin - Halton como as Coifas com sistema Capture Jet® que possibilita redução de até 30% na vazão de exaustão e o sistema Marvel® para aplicações com DCV (Demand Control Ventilation) ajustando a vazão de ar exaurido baseado na leitura de parâmetros que indicam a situação dos equipamentos da cozinha instalados e beneficiados pelas coifas. A Halton, empresa de origem Finlandesa, com operação na Europa, Estados Unidos e totalizando 23 países, chega ao Brasil através de uma união com a Refrin e estará também presente no Conbrava, com a palestra “Novas tecnologias em sistemas de ventilação para cozinhas profissionais”.

A ROCKTEC lança o AluPir - Painel pré-isolado de Poliisocianurato (PIR) fabricado no Brasil, e divulgará a fabricação de Painéis de Alumínio Pré-Isolados com poliisocianurato expandido  PIR-Duto, além de mostrar os Painéis de Alumínio Pré-Isolados, Dutos Flexíveis, Manta de lã de vidro, Exaustores de Ar, Difusores de Ar, Reguladores de Vazão, Manta de Fibra Cerâmica, Forros e outros acessórios.

A SEIMMEI ZAP do Brasil leva seus Difusores, Grelhas, Venezianas, Dampers, Filtros Metálicos e Filtros Recuperáveis, Caixas VAV, Atenuadores de Ruído, Fancoils e Caixas de Ventilação/Exaustão e Equipamentos Modulares (Sala Limpa).

 A SEMCO nesta Febrava lança o Atenuador de Ruído Torre de Resfriamento STR e divulga as Torres de Resfriamento Ultra Silenciosas com atenuadores de ruídos acoplados diretamente no equipamento, tanto na entrada de ar quanto  na descarga. Também apresentará as Torres de Resfriamento Circuito Fechado.

A SERRAFF leva seus trocadores de calor aletado e evaporadores de ar forçado para o mercado de refrigeração e ar condicionado e destacará a Linha Visa de Evaporadores de Ar Forçado, com lançamento do Visa Duo e Visa Slim, soluções de troca térmica, e estrutura que permite a distribuição dupla e uniforme de ar e aplicação em refrigeradores de menores dimensões.

A SERVI-CONTROL apresenta o BTU METER, medidor de BTUs em formato de hidrômetro. Composto de um medidor de vazão + 2 sensores de temperatura para medição diferencial, ele calcula o consumo energético de um trocador de calor ou de um sistema. Diante esta informação é possível fazer o rateio de consumo de água gelada ou quente de estabelecimentos como um shopping center ou um edifício comercial, além de ter todo o mapeamento energético da instalação. O produto possui um conjunto eletrônico que informa no local e remotamente o consumo nas unidades padrão como BTU/TR/KWh, além da temperatura e vazão instantânea.Existe ainda incorporado ao produto 2 entradas e 2 saídas configuráveis que permitem, medição de energia elétrica, medição de água potável, medição de gás e também o comando remoto de válvulas de bloqueio de água e gás ou qualquer outro elemento que através de uma saída livre de tensão. Sua leitura remota é possível através de comunicação RS485 em protocolos abertos como BacNet, M-Bus, ModBus e outros.

A SLIC em sua quinta participação apresenta as Válvulas de balanceamento automática, Válvulas esfera motorizada, Detector de CO2 para datacentes, Monitor de CO, Válvula borboleta com atuador brindado e Transmissor de vazão, presentes também as Válvula de balanceamento e controle independente de pressão PIBCV modelo AB-QM; Sensores de temperatura, umidade, pressão , CO/CO2 marca DWYER e atuadores retorno p/mola marca Belimo, para  acoplamento direto com maior torque de trabalho e designer compacto.

A SPARKS CONTROL apresenta a linha de controladores e gerenciadores canadenses da Reliable Controls, equipamentos com protocolo Bacnet e Modbus para automação e controle com pontos universais de entrada e saída modulares.

A TA HYDRONICS estará presente em mais uma edição da Febrava e destaca a TA-FUS1ON, tecnologia que combina controle e balanceamento em uma única unidade, podendo ser também independente de pressão. Isto reduz espaço e tempo de instalação. Um recurso chave é o Cv ajustável, permitindo dimensionamento preciso e desempenho de controle ideal para flexibilidade em campo, bem como máxima eficiência de energia. Isto elimina o problema comum de sub ou superdimensionamento, mesmo depois das válvulas terem sido instaladas. Toda a gama de produtos da TA Hydronics estará exposta como as válvulas de balanceamento, controle, balanceamento e controle independente de pressão, pressurização e qualidade da água e instrumentos de medição. Paralelamente a feira, fará duas palestras, uma no Encontro Nacional de Empresas Projetistas, dia 20 de setembro às 14h50, com o tema “Sistemas Hidrônicos – Mitos e Verdades“, e outra no Conbrava, dia 19 de setembro às 17h00, com o tema “Sistemas hidrônicos – quanto se pode economizar de energia?“.

A TERMODIN leva a linha completa de ventiladores centrífugos e axiais, condicionadores de ar do tipo fancoil e máquinas especiais e divulga seus serviços desenvolvidos especialmente para o atendimento de demandas específicas em climatização e processos industrias a um prazo de entrega diferenciado.

A TERMOINTER apresentará sua tradicional linha de trocadores de calor aletados. Com uma grande variedade de materiais em que são produzidas, apresenta evaporadores e condensadores de expansão direta ou indireta em cobre, alumínio ou alumínio “Gold Finn”. Traz também sua linha de rotores em alumínio, motoventiladores e fancoletes verticais e horizontais de ambiente ou de embutir.

A TESTO com seis edições presente na feira, apresenta o Manifold digital testo-570 com sondas de alta e baixa pressão integradas, composto por 2 sondas de temperatura e 1 sonda alicate amperímetro para medição de corrente. Com bloco de 4 válvulas conecta simultaneamente botijão de gás ou bomba de vácuo, teste de estanqueidade (temperatura compensada), grava valores medidos de diferentes sistemas por até 72 horas e documenta as medições por meio de software EasyColl. A empresa mostrará também toda sua linha de Data loggers, instrumentos multifuncionais, termovisores, transmissores de temperatura e umidade.

A TRANE - INGERSOLL RAND levará seis soluções que beneficiam os seguimentos de data centers, industriais especializadas, hospitais, laboratórios, hotéis, varejo, edifícios comerciais e centros de distribuição, como o chiller com compressor Centrífugo Trane® Series S™ CenTraVac™, ideal para uso em centro de processamento de dados e edifícios de alta performance utilizando a tecnologia AdaptiSpeed™;  integração de um novo compressor de transmissão direta, utilizando um design de impulsor de fluxo misto número um da indústria, com velocidade otimizada; motor magnético permanente e unidade de terceira geração Adaptive Frequency™, AFD3; e o chiller com compressor Centrifugo Trane® Series L™ CenTraVac™ para aplicações de elevada temperatura em diversos processos industriais e centro de processamento de dados necessitam de elevada temperatura de água gelada, extrema confiabilidade e partida rápida após uma queda momentânea de energia, otimizando a tecnologia de compressores centrífugos da Serie L para fornecer temperaturas de água gelada entre  15 e 21ºC com ganho de eficiência de até 20%, com altíssima confiabilidade e partida rápida após uma queda  momentânea de energia. Outra novidade da Ingersoll Rand é o resfriador de líquidos a ar Trane Stealth, disponível na faixa de operação de 150 a 300 TR. Segundo a empresa o equipamento combina a eficiência em cargas parciais com eficiência em carga total. Dotado de várias opções de tratamento acústico, oferece flexibilidade para atender necessidades específicas de aplicação.

A TRAYDUS apresenta a URCT (Unidade Recuperadora de Calor Traydus) para instalações de ar condicionado central ou até de VRF. A unidade consiste em ventiladores, filtros e roda entálpica. No estande haverá um protótipo de unidade condensadora, adequada para trabalhar com as evaporadoras especiais desenvolvidas pela Traydus.

A TRINEVA lança a nova linha de condensadores remotos com serpentina simples e  com serpentina  dupla  construído em "v" e apresenta as novas versões de toda a linha de evaporadores de ar forçado, evaporadores para balcões frigoríficos, condensadores e aletados para as mais diversas aplicações, além da tradicional linha de trincos. 

A TROX apresenta diversas novidades, entre elas, o lançamento do novo Catálogo Eletrônico em DVD, com folhetos atualizados, perfazendo quase 70 catálogos, além de vídeos das principais palestras realizadas pela empresa no último ano, com temas sobre distribuição de ar, testes de dampers corta fogo, e um novo vídeo institucional da Trox. Serão disponibilizados também exemplos de instalações de produtos em mais de 700 fotos, separadas por produtos, além de outras informações técnicas. A Trox ainda leva sua linha de difusores XARTO de Jato Helicoidal que possuem placa frontal com 10 variações de modelos, fornecendo aos consultores de design de interiores uma ampla gama de desenhos para conceito arquitetônico diferenciado. O difusor helicoidal de plástico é colocado atrás da placa de aço frontal tridimensionalmente com lâminas perfiladas, a fim de proporcionar uma indução eficiente do ar. Apenas a aplicação da tecnologia do plástico pode oferecer esta otimização da geometria da lâmina. Assim, a velocidade do ar e diferenças de temperatura na zona ocupada é muito baixa, resultando num excelente nível de conforto. O conceito da caixa plenum permite altas taxas de fluxo em volume, a níveis de som de potência relativamente baixa. Uma torneira com vedação labial dupla fornece uma baixa conexão de saída para a canalização e um atenuador acústico otimizado simplifica sistema de comissionamento. Também estarão no estande as unidades de tratamento de ar – SERIE TKZ, que podem ser equipadas com lâmpadas UVC, filtragem de ar, atenuadores de ruído, vigas frias e o sistema LABCONTROL. 

A VECTUS apresenta o Contador Portátil de Partículas Aero Trak™ Modelo 9500 da TSI que atende as classificações da norma ISO 14644-1 e as certificações completas de Boas Práticas de Fabricação da Comunidade Europeia, amostrando 1 m3 de ar em apenas 10 minutos. Compatível com as sondas de ventilação precisas da TSI que medem a velocidade/temperatura/umidade relativa do ar, o Modelo 9500 possui a combinação de um scanner de filtro eletrônico opcional com até 26 pés de tubulação e pode gerar relatórios de aprovação/reprovação conforme as normas ISO 14644-1, EU GMP Anexo 1, e FS209E. Pode ainda ser usado como contador de partículas independente ou integrado a um sistema de monitoramente de instalações como o FMS 5 da TSI. O Modelo 9500 atende os requisitos estabelecidos pela norma ISO 21501-4. Ele é calibrado com esferas PSL rastreáveis pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST).

 A VL INDÚSTRIA participa pela segunda vez e vai apresentar o sistema de automação e controle para AVAC – BMS da Sauter e irá expor válvulas 2 e 3 vias, atuadores proporcionais on-off, sensores pressão-vazão-temperatura, controladoras e softer de gestão.

A VULKAN promoverá suas novas conexões LOKRING® especiais para R410A e VRF, já testadas e aprovadas pelas rígidas normas Europeias e pela certificadora alemã TUV, onde o instalador pode se beneficiar não só das vantagens da leveza do metal alumínio, mas também das demais vantagens que o sistema LOKRING® para conexões de tubo.

  A ZIEHL-ABEGG apresenta o Maxvent 3 são moto-ventiladores axiais de média pressão (pressão estática até 1.900Pa ), com diâmetros de 300 até 1.400mm, alta eficiência, baixo nível de ruído em função do desenho das pás e completamente de acordo com a ERP 2015 ( Diretriz Europeia de eficiência energética ), o ZAplus - moto-ventiladores axiais com motores de rotor externo eletronicamente comutados e com uma serie de melhorias aerodinâmicas permitindo economia de 20% sobre os ventiladores EC tradicionais associado ainda a uma significativa redução do nível de ruído.

 Ainda estarão presentes também a AGEON, AGRAMKOW, AQ - AIR QUALITY, ALPINA, ASA FAN – ADDA, ASTEN, ALVENIUS, AIR SHIELD DO BRASIL, ARMSTRONG, BASENGE, BONSHOP, BRASBOM, BRASCOOPER – BURROAK, CAMFIL LATINOAMERICA, CAREL, CORREIAS SCHNEIDER, CURVA E COBRE, DUCTBUSTERS ENGENHARIA, ECOBRISA, FRIGELAR, FRIOPEÇAS, FUJITSU, GÜNTNER DO BRASIL, HARRIS BRASTAK, HEATEX BRASIL, HYDRO, INSTRUTEMP, INSTRUTHERM, INVENSYS APPLIANCE CONTROLS, ISOCLIMA, KOMECO, LANTERY, LINTER, LOCKFORMER, MASTERCOOL, MASTERDUCT, MECALOR, METÁVILA, MIGRARE, OTAM, PANASONIC, PARKER, PFAUDER BRAZIL – TORIN, REFRI SYLAM, REFRICOMP, REINTECH, SAMSUNG, SEDES ELBAC, SELL-PARTS, SHOCKMETAIS, SICTELL, SWEP, TERMOMECANICA, TRANSTERMICA E UNIBRAZIL.

SERVIÇO

18ª FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar

Data: 17 a 20 de setembro de 2013

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo

Informações: www.febrava.com.br

 

Veja também FEBRAVA espera 30 mil visitantes

FEBRAVA trará 4 ilhas temáticas

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários