Economia
BNDESPAR inclui primeira empresa de engenharia em sua carteira
Operação envolve 10% das ações da Progen
postado em: 13/11/2013 17:39 h

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do seu braço de participações acionárias, a BNDESPAR, aprovou operação de subscrição de ações da Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia.

A BNDESPAR passará a deter 10% do capital da empresa nacional de engenharia consultiva, gerenciamento e implantação de projetos industriais sediada em São Paulo.

O aporte de recursos permitirá à Progen diversificar seus negócios, passando a atuar também nos segmentos de infraestrutura, mobilidade urbana e papel e celulose. Atualmente, as atividades da Progen são focadas nos segmentos de mineração e logística.

Esta é a primeira operação de participação acionária da BNDESPAR em uma empresa de serviços de engenharia consultiva. Dessa forma, o apoio do Banco contribuirá para o fortalecimento desse setor no Brasil, com impactos positivos para a cadeia produtiva nacional.

As empresas de engenharia consultiva são elo fundamental na geração e disseminação de soluções tecnológicas no País, pois são responsáveis pelas especificações técnicas dos projetos e dos equipamentos.

Nesse sentido, o fortalecimento das empresas nacionais do setor induz o desenvolvimento dos demais segmentos da cadeia produtiva e cria ambiente favorável para o aumento da produção e exportação de bens de capital e de serviços de construção e montagem.

A operação da Progen ganha ainda mais importância considerando-se que o setor de serviços de engenharia consultiva brasileiro vem sofrendo forte concorrência internacional, com desnacionalização de empresas nacionais, que estão sendo absorvidas por companhias estrangeiras.

Carteira - A presente operação foi estruturada pela Área de Capital Empreendedor (ACE) do BNDES, que atua em empresas de setores considerados prioritários na estratégia de investimentos do Banco. Atualmente, a Área conta com uma carteira de 35 empresas investidas diretamente. Desse total, duas empresas, Linx e Senior Solution, já realizaram oferta pública inicial de ações (IPO) no Novo Mercado. Outras três empresas (Nortec, CAB e Altus) foram listadas no Bovespa Mais.

Da Agência BNDES

Compartilhe essa matéria !
Deixe seu Comentário !


Seu nome:
 
Seu e-mail:
 
Mensagem:




Comentários