Portal EA


5° QAI - Seminário de Qualidade do Ar de Interiores
Ambiente hospitalar foi o foco central do seminário
Em sentido horário: Wili Hoffmann, do Chpater da Ashrae, Luis Emilson Leiria, presidente da Anprac, Rogério Faria, presidente do Sindratar Bahia e Arnaldo Basile, presidente da Abrava

Na sequência do XVIII SANNAR aconteceu o 5º. QAI – Seminário de Qialdade do Ar de Interiores. Realizado pela ABRAVA, ASHRAE Chapter Brasil e ANPRAC, o evento contou com o apoio institucional do Sindratar Bahia, Fieb/Senai Cimatec e Qualindoor.  Os patrocinadores foram: Artemp/Midea Carrier, AAF Flanders, Conforlab, Trane e Johnson Controls/Hitachi.

Oswaldo Bueno abriu o evento apresentando os aspectos essenciais da revisão da NBR 7256. Na sequência, a arquiteta Paula Fiorentini discorreu sobre a influência do projeto arquitetônico na qualidade do ar de interiores nos ambientes hospitalares. Maurício Salomão Rodrigues completou apontando os riscos de contaminação do sistema de ar condicionado durante obras em hospitais. O bloco inicial do dia foi encerrado com o painel conforto térmico e qualidade do ar em hospitais, coordenado por Leonilton Tomaz Cleto.

O período da tarde foi aberto com a palestra de Leonardo Cozac, do Qualindoor, que apresentou o Guia de Inspeção de Sistemas de Ar Condicionado elaborado pelo DN da Abrava. Mario Sérgio de Almeida discorreu, pelo DNPC da Abrava, os aspectos centrais da revisão da NBR 16401 quanto ao método de cálculo de ar de renovação. Ainda sobre a NBR 16401, Wili Hoffmann, presidente do Chapter da Ashrae, falou sobre a seleção de filtros de ar. Por fim, Paolo Tronville, da Universidade de Turim e palestrante oficial da Ashrae apresentou os avanços trazidos pela ISO 16890 na seleção de filtros de ar. O evento foi encerrado com mais um painel, agora sob a coordenação de Luis Emilson Leiria, presidente da Anprac: A influência da NBR 16401 sobre os projetos de ar condicionado.

O 5º. QAI teve a coordenação técnica de Leonilton Tomaz Cleto e foi prestigiado pelos presidentes das várias entidades do AVAC-R, como Arnaldo Basile, da Abrava, Rogério Faria do Sindratar Bahia e Carlos Trombini, do Sindratar SP.

Painel 1: Da esquerda para a direita: Oswaldo Bueno, Paula Fiorentini, Maurício Salomão Rodrigues e Leonilton Tomaz Cleto

Painel 2: Hoffmann, Paolo Tronville, Mario Sérgio Almeida, Cozac e Leiria