Portal EA


Feicon mostra força da construção civil no país
Feira acontece de 12 a 16 de março de 2013, no Anhembi (SP)
Em sua última edição, a Feicon Batimat reuniu 800 expositores entre marcas nacionais e internacionais

Iluminação, revestimentos, portas, janelas, fundações, estruturas, produtos para cozinha, banheiros e incontáveis acessórios estarão mais uma vez em destaque durante a 19º Feicon Batimat - Salão Internacional da Construção, que acontece de 12 a 16 de março de 2013.

A feira é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com entidades do setor. Durante sua trajetória de 21 anos, a Feicon Batimat transformou-se no maior palco do setor da construção civil em toda a América Latina. A diretora do evento Liliane Bortoluci reforça o que o mercado já reconhece. “Trata-se da feira mais completa do setor, sob a chancela do maior evento global da área, a Batimat, que reúne todos os grandes líderes de mercado nacional da construção em um único espaço. Essas empresas se preparam todos os anos para oferecer durante o evento soluções exclusivas em produtos, serviços, design e negócios, em condições especiais”, diz.
Todos esses atrativos devem refletir a boa expectativa de retomada de crescimento que a indústria da construção projeta para esse ano.  A projeção é de um faturamento entre 4% e 5% sobre 2012, fruto de uma maior disponibilidade de crédito, nível de desemprego em queda, aumento de renda da população e as desonerações de itens do setor, além de investimentos em infraestrutura. Esses fatores positivos, ao lado de um varejo ainda aquecido, devem favorecer a indústria.
Em sua última edição, a Feicon Batimat reuniu 800 expositores entre marcas nacionais e internacionais, que entraram em contato com 133.347 mil visitantes de 88 países diferentes, que reconhecem a tradição da marca, presente em países do mundo todo. Os visitantes conheceram dois mil lançamentos e últimas novidades e tecnologias em 85 mil m² do Pavilhão de Exposições do Anhembi. O sucesso se traduz também na satisfação do expositor. Segundo pesquisa da RXAM, 97% estiveram satisfeitos ou muito satisfeitos com a participação. O mesmo percentual confirmou, em 2012, interesse em participar novamente em 2013. Dentre os visitantes presentes na última edição, 64% procuravam novidades e novas informações sobre produtos e serviços; 54% tinham o objetivo de encontrar ideias e inspirações criativas; 48% estiveram lá para encontrar as principais empresas do setor e 46% procuravam entrar em contato com especialistas ou técnicos de suas respectivas áreas. O alto nível técnico da feira e cenário propício para negócios é confirmado também pelos 70% dos visitantes com poder de decisão final de compra e os 60% que ocupavam cargos de liderança nas empresas.
Os diversos setores com presença já confirmada na Feicon Batimat 2013 representam um forte indicador do tamanho desse mercado no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a construção responde por 13% do PIB brasileiro e, nessa cadeia, 44% do total é composto pela indústria de materiais e seus fornecedores. A indústria da construção civil representa 46,1% e emprega 15 milhões de pessoas, quatro milhões diretamente. Só em 2011, o setor de construção faturou R$ 52 bilhões e, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Em setembro de 2012 as empresas da construção respondiam por 3,422 milhões de empregos em todo país. Um crescimento de 4,92% na comparação com o mesmo mês de 2011.

A 19ª Feicon Batimat tem apoio institucional da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional dos Distribuidores e Instaladores de Material da Construção a Seco (Adimaco), Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço (Afeaço), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) e Sinduscon-SP.


 

LANÇAMENTOS

Ananda

A Ananda Metais traz ao mercado nacional um produto que surge como uma nova solução para revestimento de fachadas e ambientes internos. Feito de aço revestido é um produto sustentável, 100% reciclável, de longa duração e fácil manuseio. Com lançamento oficial durante a Feicon 2013, o Steellayer® possui duas linhas: Novitá, impressa com tecnologia HD, e Minerais, com pintura eletrostática.  Com diversas cores e formatos, oferece aos projetos arquitetônicos soluções criativas e personalizadas.

 Aubicon

A  Aubicon vai apresentar na Feicon Batimat 2013 pisos e mantas feitos de pneus reciclados (a empresa já retirou do meio ambiente 940.000 pneus). Feitos com grânulos de pneus reciclados, os pisos e as mantas são compactados e ganham em seu processo de produção resistência e alta durabilidade, com as vantagens de amortecer o  impacto e ter propriedades acústicas. Destaque para a manta acústica Sound Soft, indicada para reduzir o barulho entre andares, e Impact Roll, indicada para áreas internas e externas que necessitam de piso antiderrapante e com amortecimento de impacto.

Bosch

A empresa demonstrará no estande toda sua expertise nos segmentos de ferramentas elétricas – nas marcas Bosch, Skil e Dremel – e também as soluções de alta eficiência para aquecimento de água, oferecidas pelas marcas Bosch e Heliotek, além de geração de energia elétrica a partir da fonte solar. Os visitantes da feira poderão conferir todas as soluções Bosch para casa, construção e estilo de vida sustentável. Para demonstrar a aplicação das ferramentas elétricas, será montado um grande canteiro de obras no qual todas as etapas de uma construção – do início ao acabamento - poderão ser acompanhadas, tudo isso de forma prática e interativa. 

Brasilit

A empresa irá lançar produtos como a subcobertura SolarMaxxi, uma manta isolante que assegura conforto térmico, acústico e oferece maior proteção contra vazamentos. Indicada para projetos residenciais, o produto ameniza o ruído das chuvas e isola termicamente, promovendo a redução dos gastos com refrigeração e aquecimento.  Outra novidade é o painel estrutural Plywood de alta resistência e durabilidade, utilizado para aplicação no sistema de telhado Shingle (foto). Conta com as certificações FSC (Conselho de Manejo Florestal) e também TECO, que assegura propriedades físicas e mecânicas, como carga máxima, resistência à umidade e ataque de cupins.

 Cejatel

Durante a Feicon Batimat, a Cejatel lançará a Linha Impact. Ideal para áreas externas, a linha oferece um design que valoriza as superfícies e possui características compactas e sólidas que protegem qualquer ambiente de ataques causados por sujeiras abrasivas, infiltrações e desgastes. Rápida para instalar e fácil de limpar, a nova Linha Impact é também antiderrapante, garantindo mais segurança e proteção para ambientes com altíssimo tráfego de pedestres.  

Cris-Metal

A Cris-Metal, empresa voltada à produção de móveis e acessórios para banheiro, apresentará durante a Feicon Batimat um novo produto, formado por um gabinete e um espelho de modo que formem um conjunto harmonioso de muito bom gosto e estilo refinado, com perfis de alumínio fosco em sua parte frontal, duas grandes gavetas para utensílios, acabamento e estrutura em mdf com textura diferente e tampo de vidro.

Dânica

A Dânica estará presente pela sexta vez no maior e mais conceituado salão da construção na América Latina, a Feicon Batimat 2013, com algumas das mais inteligentes soluções em isolamento térmico disponíveis no mercado.   A empresa leva à Feicon Batimat produtos consagrados, como o painel termoisolante Termowall e a telha térmica TermoRoof, além do seu lançamento mais recente, a telha térmica colonial TermoHouse (foto). Além disso, a divisão de Construção Civil Residencial leva ao salão seu modelo construtivo para alojamentos e vilas residenciais, que proporciona montagem e desmontagem rápida e limpa.  

Epex

A Epex renovou seu arsenal de expositores e demonstrativos, e vem com força total para a Feicon 2013. Destaque para o novo Painel Hydro-Pex, com explicações e demonstração de utilização dos tubos PEX, além de vários novos modelos de kits prontos e produtos customizados.  

Esaf – Ibrap

O lançamento deste ano na Feicon Batimat será a janela de correr integrada da linha Exclusivi, com controle remoto para abrir e fechar a persiana. . A linha Exclusivi, com perfil 25, é destinada às obras de médio e alto padrão. Permite inúmeras possibilidades de montagem e integração com os mais sofisticados ambientes. Além disso, tem como opcional o Vidro ClimaGuard de controle solar, que, segundo a empresa, oferece economia de energia e conforto térmico.

Full Gauge

A Full Gauge destacará a nova versão do Sitrad Mobile, software de gerenciamento desenvolvido pela empresa há mais de 15 anos e que agora também roda em tablets e smarthphones que utilizam os sistemas operacionais Android (Galaxy) e iOS (iPhone, iPad, iPod Touch). O Sitrad avalia, controla e armazena continuamente dados de temperatura, umidade, tempo, pressão e voltagem, além de permitir a modificação dos parâmetros de operação dos controladores de qualquer lugar do mundo, com segurança e precisão.

Gaam

A Gaam, especializada em modulados para banheiros e lavanderias, apresenta as Linha Pier, Linha Vega e Linha VIP. Produzida em Duratec, a Bancada na cor branca com cuba embutida da linha Pier Gaam (foto), tem sustentação com estrutura metálica e acrescenta modernidade e funcionalidade ao ambiente. A Bancada pode ser usada composta em várias opções de módulos e espelheiras e estão disponíveis nos tamanhos 60 e 80 cm. Já os módulos feitos em MDF BP 15mm são apresentados em diversas opções de cores e tamanhos além de prateleiras e módulos com pintura UV amarelo e verde alga.

GhelPlus

Entre as novidades que serão apresentadas destaca-se o Fogão Pia 4 Bocas em aço inox 430, produto ideal para espaços compactos que pode ser instalado em qualquer tipo de balcão. Possui rebaixe profundo para evitar contato com a água. Outro produto em destaque é o triturador de resíduos de alimentos (foto), disponível nas versões 127 e 220 volts. Possui limpador automático, motor eletromagnético de alta rotação, protetor térmico e a pás de corte em aço inox.

Gypsum Drywall

A líder sulamericana na fabricação de chapas para o sistema construtivo drywall e produtos a base de gesso ao local uma parede de escalada de cinco metros de altura montada com as Chapas Superboard, para que os amantes dos esportes radicais possam se aventurar na experiência. A grande novidade que a empresa traz este ano é a apresentação do revestimento Gypsum Drywall: “Iremos mostrar o sistema de revestimento através de maquetes interativas onde os visitantes poderão ver a aplicação em corte e também sentir suas propriedades térmicas em comparação com o sistema argamassado tradicional, em uma experiência sensorial tanto no frio como no calor”, é o que afirma Eduardo Éboli, Gerente de Comunicação e Inteligência de Mercado da Gypsum Drywall.

Golden

Sustentabilidade é a palavra de ordem da Lâmpadas Golden na 19ª edição da Feicon. Com foco na tecnologia LED, a empresa apresenta 25 lançamentos ainda mais eficientes que começam chegar ao mercado já em março.  A empresa aproveita a grande concentração de expositores na feira para lançar também um produto B2B, destinado a incentivar o uso do LED em hotéis, lojas, bancos, supermercados, hospitais, entre outros estabelecimentos empresarias que necessitam de luz acesa por várias horas do dia.

Goodyear

A empresa apresentará mais de 60 ferramentas divididas em três linhas: elétricas e a bateria, manuais e lavadoras de alta pressão.  A distribuição será realizada pela empresa Aulik Indústria e Comércio Ltda e os produtos serão divididos em três linhas: Ferramentas Elétricas, Ferramentas Manuais e Lavadoras de alta pressão desenvolvidas com a  tecnologia Goodyear.

Grupo Dema

A empresa irá expor produtos como o Duratop, sistema em polipropileno de alta resistência, livre de PVC.  Outros destaques são a linha Sigas (foto), com tubos e conexões nas medidas de 20mm até 63mm, e Tubotherm Acqua, solução produzida em PE-RT (polietileno de alta resistência térmica), alternativa LIVRE DE PVC e que pode ser reciclada, ao contrário do PEX.

Hauraton

A empresa destacará o a FIBRETEC®, a primeira grelha em poliamida reforçada para drenagem superficial fabricada no mundo e premiada internacionalmente por seu design. O material PA-GF, usado para a fabricação da grelha FIBRETEC®, foi especialmente desenvolvido pela Hauraton para esta aplicação. É resistente à corrosão e aos raios UV, e tem capacidade de carga de até 250 toneladas. A grelha é um acessório da linha RECYFIX PRO 200, com canais fabricados em 100% de Polietileno-Polipropileno (PE-PP) reciclável, com largura de 200 mm. É ideal para zonas residenciais, terraços, jardins, parques e áreas de pedestres, a linha ganha também uma nova opção de tamanhos de canais e grelhas, com largura de 80 mm.

Hydro Z

A Hydro Z participará este ano pela quarta vez daFeicon Batimat. A empresa reservou um espaço de 150m², onde serão expostos em destaque: Estação de Tratamento de Esgotos e a linha de equipamentos para instalações hidráulicas, que inclui: conexões, válvulas, registros, tubos e acessórios para água, gás e incêndio.A empresa também promete lançar durante o evento duas importantes novidades em suas linhas de produtos, que irão facilitar o tratamento de água após sua utilização.

Indústrias Tosi

A Indústrias Tosi participará da Feicon 2013 com a novidade no setor de Jelly Fish, por meio da casa modelo, onde será exposto um kit de solar (reservatório térmico + coletor solar).A casa sustentável será construída no próprio pavilhão 10 dias antes do início da feira.No estande serão expostos produtos como: sistema de aquecimento solar para baixa renda; reservatórios térmicos; coletores solares linha banho (foto).

Kelly Metais

A Kelly Metais, tradicional fabricante de metais sanitários, promete levar cerca de 20 lançamentos ao evento. Entre eles estão duas linhas completas de acessórios, chuveiro de teto, torneira gourmet, barra de acessibilidade rebatível e monocomandos - que possuem único dispositivo para o controle de abertura de água quente e fria. Além disso, a empresa irá expor todo o seu portifólio, com exclusividade para duas novas linhas de acessórios para lavatórios, Light e Veneza, que serão comercializados individualmente ou em kits de cinco peças.

Ourolux

A Ourolux, empresa com 20 anos de experiência no mercado de iluminação, lançará a linha Superled Bivolt Dimerizável, com tecnologia 100% brasileira. O produto chega ao mercado com o diferencial de ser bivolt e dimerizável sendo ideal para qualquer tipo de ambiente, principalmente para aqueles que precisam de iluminação controlada como quarto de criança, sala de TV, salas de projeção, com aulas especiais e até escritórios.Além disso, a marca ainda levará a Luminária Ourolux de Emergência (foto), que não contém chumbo, indicada para todos os ambientes que necessitam de iluminação como casa, escritório, garagem, lojas.

 Placo

A Placo do Brasil irá lançar três produtos na Feicon - Novelio, Placa 4BR e Alçapão.  Novelio é onovo revestimento para proteção de paredes com alta circulação – corredores, hotéis, hospitais, escolas, escritórios e prédios administrativos – decoração e renovação de ambientes residenciais e comerciais.  A Placa 4BR é indicada para paredes e forros que apresentam áreas expostas diretamente à luz.OAlçapão MetálicoBranco éindicado para paredes ou forros de placas de drywall que necessitam de manutenção e/ou acesso para inspeção das instalações, tanto elétricas como hidráulicas. 

Polar

A Polar produz e comercializa inovadoras caixas de passagem para condicionadores de ar tipo Split (foto). Em 2011 iniciou a produção e venda da linha Boreal, formada por caixas elétricas de passagem e acessórios, certificadas internacionalmente. Para a edição desse ano, a empresa lançará: dispositivo de passagem para permitir a passagem no concreto de eletrodutos ou tubulações; caixas shaft para promover a transição entre laje e paredes; caixas de passagem para instalações telefônicas, dados, ou tv; quadro de distribuição de luz para disjuntores.

 Pormade

A Pormade destacará suas portas. Segundo a empresa, são duráveis, os batentes e guarnições são reguláveis e a porta possui uma borracha amortecedora, que a deixa silenciosa. A empresa também informa que as  portas chegam até o cliente envernizadas e com todas as ferragens, evitando extravios e custos desnecessários. Dentre os produtos estão as portas com lâminas pré-compostas, que têm a aparência de madeira, mas são totalmente ecológicas. O produto pode ser adquirido com enchimento em EPS, que deixa a porta mais leve, de fácil manuseio e tem a aparência idêntica às portas de madeira.

Sibrape Pentair

A empresa destaca a bomba de piscina Intelliflo™. Segundo a empresa, é a mais silenciosa disponível no mercado. É também a primeira bomba de piscina com SVRS – Sistema de Segurança com Liberação de Vácuo – integrado à sua estrutura, que proporciona proteção contra sucções acidentais. A bombas IntelliFlo possuem velocidade variável e se destacam pela economia no consumo de energia. São programadas para funcionar com velocidades ideais para cada função, de acordo com os requisitos específicos do sistema de filtragem da piscina, no uso de recursos aquáticos, aquecimento, limpeza e outras necessidades de fluxo. Esse diferencial, unido aos controles digitais e software exclusivo, resultaria em uma economia no consumo de energia de até 90%.

 Taschibra

Entre os lançamentos da Taschibra, destaque para as luminárias de alto rendimento, pendentes, lustres finos, produtos em LED, entre outros. Preocupada com a sustentabilidade, a Taschibra possui a linha Power LED, com produtos que atendem aesta demanda sustentável..

Termomecanica

A empresa mostrará para o público a linha completa de tubos e conexões de cobre e de semi-elaborados de cobre e suas ligas.O destaque será o recém-lançado sistema de conexões de prensar. Resultado de uma parceria com a empresa alemã Viega, especialista em conexões por pressão, a solução inédita no Brasil dispõe de um moderno processo de união de conexões por crimpagem, que em quatro segundos realiza uma junção sem a necessidade de utilização de solda. As conexões Profipress G, exclusivas para aplicações de gás, e Profipress (foto), para as instalações hidráulicas em geral, são comercializadas juntamente com os tubos de cobre de 15 mm a 104 mm de diâmetro da Termomecanica, formando um sistema completo de união por pressão.

Trisoft

A Trisoft estará presente como expositora do evento pelo sexto ano consecutivo. O destaque será a linha de produtos lã de PET Isosoft, desenvolvida especialmente para alcançar os mais altos índices de desempenho térmico e acústico, dentro das mais diversas aplicações: construção civil e subcoberturas.  A família Isosoft é produzida com garrafas PET recicladas, sem adição de resinas e sem a utilização de água durante o processo. Além disso, todos os produtos são hipoalergênicos, antimofo, 100% recicláveis e ecossustentáveis, carregando o selo ISO9001 no seu processo de desenvolvimento e processo de produção.

WdB

A WdB estará presente na Feicon 2013 com um estande interativo, onde os visitantes poderão ver toda a linha de produtos instalados em uma casa virtual. Além disto, toda Linha Ventokit estará exposta, assim com a Linha Flextic, permitindo que o visitante conheça todo o mix de produtos que a WdB oferece para o mercado. Dentre muitas novidades, destaque para o mais recente lançamento: Grades de Acesso, produto que amplia a linha de grades de ventilação.

Serviço

Feicon Batimat – 19º Salão Internacional da Construção
Data:
12 a 16 de Março de 2013
Horário: terça à sexta das 10h às 19h. Sábado das 9h às 17h.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana São Paulo - SP