A Internet das Coisas (IoT) é a possibilidade de incorporar sensores, softwares e outras tecnologias a componentes ou dispositivos com o objetivo de conectar e trocar dados com outros equipamentos e sistemas, permitindo uma integração automática entre eles. O futuro da IoT é promissor, pois as aplicações trazem conforto e praticidade para os usuários, a otimização de processos complexos e eficiência energética.

Para as áreas de Engenharia e Gestão de Facilities, especialmente para Sistemas BMS (Building Management System – Sistema de Gerenciamento Predial), a IoT pode ser aplicada em três funções básicas:

Controle – os algoritmos examinam entradas como dados de sensor e ocupação para determinar como modular ou ligar e desligar válvulas, ventiladores e os demais componentes dos sistemas.

Monitoramento – permite visualizar entradas, saídas e alarmes de diagnóstico em tempo real ou através de registros históricos para verificar o controle e comportamento dos sistemas.

Configuração – é o processo que realiza a alteração dos ajustes e modifica a maneira como os algoritmos são aplicados e em quais pontos são realizados.

Há uma quarta função, Análise e Otimização, que possibilita a análise de padrões e tendências nos dados com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e eficiência energética, em função dos comportamentos dos usuários e uso dos espaços e dos sistemas.

A IoT tem potencial de melhorar todas as funções acima relacionadas e, consequentemente, favorecer a gestão dos sistemas, diminuindo desperdícios de recursos e energia, favorecendo a operação e tornando-a mais eficiente. Apesar do monitoramento de sistemas ser possível há muitas décadas, a IoT aumentou a velocidade, confiabilidade e acessibilidade, além de permitir a integração com outros sistemas, inclusive analisados ​​por algoritmos e inteligência artificial.

Os atuais conceitos de acompanhamento com visitas presenciais para manutenção preventiva deverão sofrer mudanças com o avanço desta tecnologia, que permite receber e analisar dados a distância com maior volume e precisão, eliminando os custos de deslocamento e melhorando a qualidade das ações e intervenções.

IoT e o Controle das Instalações de AVAC

Para sistemas de Ar-Condicionado, o futuro da IoT também é muito promissor e deve ser considerado cada vez mais em projetos e instalações de AVAC. Alguns fabricantes já têm disponibilizado equipamentos com sensores e automações que geram resultados que podem auxiliar as equipes de operação e manutenção para a tomada de decisão, como relatórios de performance e listas de possíveis ações para solucionar eventuais defeitos.

O objetivo é que a IoT seja incorporada por todas as disciplinas e de forma cada vez mais orgânica, e não individualizada nos equipamentos, possibilitando a integração dos sistemas das edificações, o que possibilita maior eficácia na gestão, oportunidades de eficiência e energética, diagnósticos mais assertivos e rapidez na solução de problemas ou defeitos.

Para o AVAC especificamente, essa tecnologia também pode contribuir na qualidade do ar interno, assunto cada vez mais relevante. É possível monitorar remotamente e gerar alarmes em tempo real para qualquer alteração que coloque em risco a qualidade do ar interior, inclusive adequando o sistema para que atenda às necessidades da operação, preservando a qualidade do ar.

O caminho a ser trilhado para o desenvolvimento do IoT ainda é longo, mas importantes avanços têm sido feitos. O envolvimento do especialista de Ar-Condicionado em conjunto com outras modalidades é fundamental no momento da implementação do sistema e posteriormente nas tomadas de decisões decorrentes das análises dos dados obtidos. Um desafio que deve ser considerado é o treinamento adequado das equipes envolvidas para que sejam viabilizados os melhores resultados possíveis na gestão e operação dos sistemas.

Comitê de Artigos Técnicos Smacna Brasil

Tags:, ,

[fbcomments]