Dificuldade de execução e velocidade de execução, foram diferenciais para a escolha da obra

O Hospital Badim, localizado no bairro Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em março de 2000. O hospital foi idealizado pelo cirurgião plástico José Badim, pioneiro no implante de mão no Brasil, sendo associado à Rede D’Or e administrado pela família Badim, que é sócia da unidade.

Em 2018, o Badim inaugurou um novo prédio, anexo ao primeiro edifício. De acordo com o site oficial do complexo, ele conta com 15,7 mil m² de área construída, 128 leitos de internação, 32 leitos na unidade de tratamento intensivo, centro cirúrgico com cinco salas, uma sala de hemodinâmica e 11 leitos de unidade cardio intensiva. A mesma fonte diz que o Badim possui uma equipe de mais de 60 médicos, atuando em cerca de 20 especialidades.

A Rede D’Or foi criada no Rio de Janeiro em 1977 pelo cardiologista Jorge Moll. Tendo iniciado, a partir de 2010, um processo de forte expansão, possui, atualmente, 45 unidades de saúde e mais de 40 clínicas oncológicas no Rio, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Entre as unidades da rede, estão os hospitais Copa D’Or, Quinta D’Or e Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio, além do Hospital São Luiz e o Vila Nova Star, em São Paulo.

O processo de retrofit aconteceu na unidade mais antiga do complexo, sendo o sistema de água gelada com 400 Tr de capacidade. Foram instalados dois chillers de condensação a ar de 200TRs cada em paralelo. O regime de bombas é primário e secundário, com secundário variável. Para o controle de vazão da água nos terminais, foram instaladas válvulas de balanceamento.

O ar de retorno, dutado via grelhas, é reaproveitado para os fancoils de climatização das áreas comuns permitidas. Além disso, ainda para efeito de economia de energia, existe automação de todo o sistema de válvulas, bombas e motores elétricos, via variadores de frequência, fazendo com que o sistema trabalhe sempre com a capacidade mínima necessária para atingir o conforto térmico. Também, nas UTAs, foram utilizados motores eletrônicos, mais econômicos e eficientes.

O ar passa por filtragem G4+F7 nas áreas comuns e F7+H11 nas áreas limpas. Nos ambientes comuns a distribuição do ar é feita através de fancoils e ramais de dutos. Nos quartos, o ar externo e a exaustão são conduzidos por dutos, com climatização via fancolete. Nas áreas de UTI, foram instalados fancoletes hospitalares com filtragem e ar externo das UTAs também conduzidos por dutos. A exaustão das áreas comuns e da cozinha é dutada com utilização de ventilador e lavador de gás via dutos de chapa preta.

O sistema de automação é independente com sensores de vazão de ar e diferencial de pressão para controle de saturação de filtros e vazão, ambos constantes. Há leitores de pressão e vazão no sistema de água gelada, possibilitando a variação das bombas secundárias via variador de frequência. As salas de isolamento e cirurgia receberam telas gráficas (IHM) com controle constante de vazão de ar e pressão. Todo o sistema é controlado via sistema supervisório predial, comandado em tempo real.

Os sistemas de ar passaram por balanceamento em 100% da obra, observando a vazão em cada ponto via balometer. O sistema de água gelada foi balanceado 100% via válvulas com leitor de vazão acoplado.

O alto padrão de qualidade das instalações, aliado aos níveis de dificuldade na execução e de detalhes exigido, assim como a velocidade de execução, particularmente no período de pandemia, credenciaram o retrofit no Hospital Badim 1 a ser uma das obras escolhidas pelo comitê técnico da Smacna.

Ficha técnica

Nome da obra: Hospital Badim 1
Instaladora: A.Salles Engenharia
Projetista: DW Engenharia
Empreendedor: Rede D’Or

Fornecedores principais

Chillers: Midea Carrier
Difusores: Trox
Bombas de água gelada: KSB
Variadores de frequência: Danfoss
Fancoils para tratamento do ar exterior: Trox
Fancoils de ar de recirculação: Trox
Válvulas: IMI Hydronic Engineering
Ventiladores: Berlinner e Sicflux
Tanques de pressurização: IMI Hydronic Engineering
Isolamento dos dutos: Isopur
Isolamento da tubulação da água: Armacell

Veja as outras obras premiadas:

Economia operacional foi motivação para o retrofit no Shopping Penha

Um complexo corporativo moderno e eficiente no Distrito Federal

Água gelada e água quente em um grande complexo aquático

Sintonia entre instaladora, projetista e construtora garantiram o sucesso

No Castelo Mourisco o desafio foi controlar temperatura e umidade do ar externo

Hilton Canopy Jardins recebe instalação de sistema VRF GHP

Equipamentos eficientes permitem ambientes regulados com temperaturas distintas

Tags:, ,

[fbcomments]