As válvulas de controle são cruciais para a manutenção da QAI, já que ajudam a regular a vazão de água gelada para as serpentinas de cada unidade terminal do sistema, influenciando diretamente na temperatura do ar fornecido aos ambientes. Por isso, devem ser corretamente dimensionadas.

Se a vazão de água for muito baixa, o ar não será resfriado adequadamente, resultando em um ambiente desconfortável e, possivelmente, insalubre. Já para o caso de excesso de vazão, a condensação das serpentinas pode ser um problema, gerando mais trabalho para as bandejas coletoras de condensado.

Além disso, jogam papel expressivo na combinação da QAI com eficiência energética. Ainda mais hoje em dia com as novas tecnologias. Um controle mais preciso garante não só a QAI, como garante eficiência energética para o sistema de água gelada.

Válvulas independentes de pressão, com reguladores de pressão diferencial embutidos, aumentam e preservam a autoridade em seu controle, garantindo eficiência em baixíssimas cargas parciais. Já as válvulas inteligentes, com sensores de vazão e temperatura, conseguem realizar ajustes em tempo real, minimizando erros de off-set e até mesmo um possível mau dimensionamento.

Não podemos mais continuar selecionando válvulas do passado e esperar resultados do futuro. O uso de válvulas com alta eficiência é essencial hoje em dia. Além do uso das já citadas válvulas independentes de pressão e válvulas inteligentes, também adiciono o uso de atuadores compatíveis com os mais comuns protocolos de linguagem para BMS, como Modbus e BACnet.

Definir a vazão de ar de acordo com a ocupação é uma ótima estratégia para economia de energia no sistema. Porém, se faz necessário um sistema de controle capaz de monitorar a presença de pessoas em cada ambiente, assim como também sensores de CO2 para ajudar a definir taxa de renovação de ar.

Entendo que a coleta e análise de dados pela IA possam ajudar a identificar padrões de uso do sistema e, preventivamente, tomar decisões sobre o BMS, a fim de melhorar a eficiência energética. Já a nuvem permite que tais dados sejam monitorados remotamente, diminuindo o tempo de resposta para qualquer problema identificado.

Rafael Mordini, Gerente de Suporte à Engenharia da IMI Hydronic Engineering

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Com o esmorecimento da pandemia a preocupação sobrevive?

Algumas soluções ativas ganham espaço

Debate sobre a qualidade do ar passa por amadurecimento

Válvulas e controles podem jogar papel decisivo para a manutenção da QAI

O ideal é encontrar o ponto certo entra QAI e eficiência energética

Tags:, ,

[fbcomments]