Além da modelagem adequada, a correta parametrização é fundamental

As modelagens de carga térmica com estudos energéticos de projetos e instalações de
AVAC-R com uso de softwares, como os de simulações computacionais, são recursos cada vez mais presentes no dia a dia de projetistas, instaladores, fornecedores e clientes finais.

O desenvolvimento de modelagens de carga térmica e estudos energéticos pode trazer informações importantes para todas as equipes. A simulação é uma possibilidade de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação. Na simulação é possível prever com precisão onde podem ocorrer deficiências nos sistemas de AVAC-R a serem instalados, além de contribuir na solução de problemas relacionados aos sistemas já instalados.

A maior disseminação da prática de conduzir modelagens de carga térmica e estudos energéticos está relacionada a diversos fatores, como:

– Aumento do número de softwares disponíveis para esse tipo de simulação e modelagem;

– Modelagem em BIM dos Projetos de AVAC, o que facilita a interface com softwares de simulação computacional;

– Necessidade de atendimento a requisitos cada vez mais arrojados de sustentabilidade e eficiência energética nos projetos e instalações de AVAC-R;

– Verificação de atendimento dos projetos e instalações à Normas e Certificações, como ACQUA, LEED, Procel, entre outras;

– Contribuição nas tomadas de decisões mais assertivas de investimento pelos clientes finais, incluindo a validação do atendimento das premissas estabelecidas em projeto e identificação de oportunidades de economia de recursos financeiros e naturais;

– Contribuir no entendimento e previsão do comportamento dos sistemas e na construção de teorias e hipóteses considerando as parametrizações feitas.

Para as modelagens de carga térmica e os estudos energéticos com uso de softwares, a correta parametrização é fundamental, além da modelagem adequada. Se não houver o conhecimento necessário e o correto input de dados, a simulação conduzida não representará a realidade e pode levar a erros em tomadas de decisões pelas partes envolvidas. Assim, é necessário não apenas um conhecimento profundo do sistema projetado / instalado, como também do uso dos softwares utilizados.

São consideradas boas práticas no processo de modelagem de carga térmica e estudo energéticos:

– Validação do estudo por um profissional capacitado e experiente;

– Análise para verificar se o resultado está dentro dos parâmetros médios esperados para cada tipo de instalação;

– Observar se os resultados atingidos são compatíveis com os pontos de operação dos equipamentos disponíveis no mercado;

– Testar os modelos após sua implementação real para avaliar se os resultados práticos estão dentro do esperado pela simulação. Dessa forma, é possível fazer eventuais ajustes para a criação de modelos futuros.

Por último, é importante entender que esses são recursos complementares que não reduzem a necessidade de envolvimento de equipes e profissionais devidamente capacitados em todas as etapas de projeto e instalação, inclusive para fazer a correta simulação, modelagem e leitura dos resultados.

Comitê de artigos técnicos da Smacna Brasil

Tags:,

[fbcomments]