A tendência é de cada vez mais à integração com dispositivos dos mais diversificados fabricantes conversando entre si

A internet das coisas, ou IoT (Internet ofThings) na sigla em inglês é um conjunto de ferramentas voltada à interconexão de dispositivos físicos através da internet, permitindo que eles coletem e compartilhem dados. Esses dispositivos podem ser desde eletrodomésticos até sensores industriais e wearables (tecnologia vestível). A ideia fundamental é dotar esses objetos de capacidade de comunicação e inteligência, para que eles se comuniquem entre si e com sistemas centrais. Para os sistemas de AVAC-R, a IoT traz um ganho imensurável de benefícios que melhoram seu desempenho operacional, elevam a eficiência energética, racionalizam a manutenção preditiva e aumentam exponencialmente a experiência do usuário final.

Tanto é verdadeiro que a maioria esmagadora dos fabricantes de equipamentos e componentes a incorporaram à sua produção. Ademais, operando com protocolos abertos, dão acesso ao intercâmbio entre marcas e tecnologias diversas.

“No contexto do AVAC-R, a IoT pode oferecer uma série de benefícios significativos. Destacamos o uso de controles conectados à internet em sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, permitindo a coleta de dados em tempo real. Isso possibilita uma gestão mais eficiente e personalizada do ambiente, ajustando automaticamente as condições de temperatura e ventilação com base em padrões de ocupação e preferências individuais”, diz Fernando Lemos, gerente de desenvolvimento de negócios da Coel.

Um dos benefícios mais palpáveis é a capacidade de reduzir o consumo energético dos sistemas. “Com base nas informações obtidas em tempo real, os sistemas de AVAC-R podem ajustar automaticamente suas operações para otimizar o consumo de energia, garantindo que a energia seja usada apenas quando necessário. Destacamos também oportunidades em manutenção preditiva e a potencial conexão com sistemas renováveis” continua Lemos.

Mas não apenas quanto à operação os sistemas com IoT embarcada apresenta vantagens. Também no que diz respeito ao conforto humano e à qualidade dos ambientes internos, ela trouxe ganhos imensuráveis. Ou, como afirma Lemos, da Coel, “entre as inúmeras possibilidades, destacamos: conforto e qualidade do ambiente, adaptação dinâmica, gestão de ocupação, integração com dispositivos inteligentes, manutenção remota, segurança operacional e experiência do usuário.Um ponto chave da IoT nos sistemas de automação predial é a possibilidade de proporcionar uma abordagem mais inteligente, eficiente e adaptativa das soluções.”

Nas páginas seguintes, Rodnei Peres, da Full Gauge, Leandro Medéa, da Belimo, Jorge Gama, da Indústrias Tosi, Daniel Andrade, da Danfoss e Denis Feraz, da Copeland Brasil, discorrem sobre o assunto.

Tags:, , ,

[fbcomments]