Quando monitoramos remotamente o sistema de AVACR, é possível obter eficiência enérgica, sustentabilidade, confiabilidade, segurança, melhorias operacionais, com redução de manutenção corretiva, e atuação ativa e não reativa na resolução de problemas. Ou seja, o monitoramento é fundamental para obter informações analíticas e tomar decisões sobre o sistema.

O AVACR é um ecossistema complexo, que possui sistema de água gelada, água de arrefecimento, energia elétrica, periféricos (bombas, VFD, fancoils), operação e meio ambiente. Portanto, é fundamental ter dados para entender como está a “saúde” do equipamento e, para isso, é preciso monitorar suas variáveis, buscando entender em que ponto está operando e, se necessário, ajustar a operação para o melhor ponto de eficiência do sistema. Dessa forma, é possível ter os melhores índices de confiabilidade e disponibilidade, além de atuar de forma preditiva ou implantar soluções.

Vale lembrar que, quando se trata de eficiência do sistema de AVACR, estamos falando de utilizar energia elétrica de forma racional. Ou seja, utilizar o mínimo possível de energia elétrica para produzir o máximo de energia térmica de refrigeração e aquecimento, atendendo as necessidades do processo. É preciso entender esse conceito para garantir a melhor funcionalidade do sistema.

Monitorar o sistema de AVACR e transformar as variáveis coletadas em banco de dados, acompanhando a tendência e desvios das variáveis, é essencial para evitar a redução da vida útil do equipamento, paradas inesperadas e quebras recorrentes, além de manter o processo dentro das especificações. Dessa forma, é possível atuar de forma preditiva em desvios e, em caso de falha, entender o que houve analisando as variáveis monitoras e implementar um plano de ação para evitar que ela falha volte a acontecer.

Quando há monitoramento remoto, entende-se que há expertise/inteligência analisando as informações coletas. Por isso, quando há algum desvio não aceitável, é gerada uma ação de correção baseada nas informações que estão sendo monitoradas. Em casos de nível de CO2 alto, por exemplo, uma ordem de serviço é gerada automaticamente para verificar as possíveis causas. Ou então, se for identificada uma possível falha no sensor pelo monitoramento remoto, um técnico de serviços se deslocará até o local com sensor para realizar a troca. Ou seja, a análise remota das variáveis de operação garante rapidez no diagnóstico e na resolução de problemas, mantendo a qualidade do ambiente interno, além de uma redução dos custos operacionais.

O monitoramento remoto é vantajoso para gerenciar qualquer tipo de instalação, de split, chiller ou sistema AVAC. Atualmente, boa parte dos equipamentos fornecem conectividade para coletar informações dos parâmetros de operação. Em uma instalação onde há 50 splits, por exemplo, fica inviável fazer uma visita técnica de todos os aparelhos em um dia, mas com o monitoramento remoto é possível ter acesso a todos os dados de forma online, gerenciando a operação e manutenção desses equipamentos. Essa conectividade possibilita monitorar os parâmetros de variador de frequência, status de válvula de vazão ou bloqueio e existem até contatores para acionamento de carga que podem ser monitoradas. Todo o mercado de AVAC tem investido para facilitar, cada vez mais, o monitoramento remotamente. Assim, independentemente do tipo de instalação, garantiremos eficiência energética, confiabilidade e sustentabilidade.

Dependendo da instalação, podemos ter um retorno do investimento de três a quatro anos. Porém, é preciso ressaltar que a redução de custo sem atender a necessidade do processo e eficiência energética atendendo as necessidades do processo são coisas diferentes. Quando o sistema de monitoramento remoto é implementado, se a energia elétrica for consumida de forma racional, espera-se ter eficiência energéticaatendendo o processo e redução de custos com a parte operacional, como manutenções corretivas e quebra de equipamento.

A Midea Carrier oferece uma abordagem abrangente para o monitoramento à distância das instalações de AVACR. Essas soluções não apenas garantem a confiabilidade e eficiência dos sistemas, mas também proporcionam uma gestão mais inteligente e proativa, resultando em benefícios significativos para a operação e manutenção dos equipamentos. Algumas das principais soluções incluem:

Sistemas de monitoramento remoto: Desenvolvemos e implementamos sistemas avançados que possibilitam o monitoramento remoto de variáveis críticas. Isso inclui o acompanhamento em tempo real de parâmetros importantes para avaliação de desempenho do sistema, como temperatura, pressão e consumo de energia em equipamentos de AVACR;

Sistemas inteligentes: Integramos soluções inteligentes aos equipamentos para coletar dados precisos e em tempo real. Esses sensores são projetados para transmitir informações de maneira eficiente a uma plataforma central, permitindo uma visão abrangente do funcionamento dos sistemas por meio de protocolos abertos que permitem a integração com equipamentos de diferentes marcas;

Plataformas online de gerenciamento: temos plataformas online intuitivas que oferecem acesso fácil e seguro a dados cruciais dos equipamentos. Essas plataformas proporcionam análises detalhadas aliadas a emissão de relatórios técnicos cruciais sobre o desempenho operacional dos sistemas de AVACR, permitindo uma gestão eficaz à distância;

Análise de dados e diagnóstico remoto: Implementamos ferramentas avançadas de análise de dados e diagnóstico remoto. Essas ferramentas são fundamentais para identificar padrões, detectar potenciais falhas e adotar ações corretivas de maneira proativa, evitando paradas não programadas e otimizando a eficiência operacional.

Flávio Maciel, é da equipe de suporte técnico da Midea Carrier

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Acesso remoto aos dados permite resolução de problemas à distância

Monitoramento remoto é bastante acessível

Tags:, ,

[fbcomments]